Eleições Municipais. Temas Municipais.

23/09/2020 às 01:41
Leia nesta página:

Compete a todos, eleitores, candidatos e partidos políticos, priorizar os temas de relevância para o município no debate político, fugindo de discussão que nada contribuirá com o desenvolvimento econômico e social da sua localidade

 

Eleições Municipais. Temas Municipais.

 

Neste mês de novembro teremos eleições para Prefeito e Vereadores, com uma peculiaridade, os efeitos drásticos do Covid 19. A pandemia mudou substancialmente a vida das pessoas e levou muitos a óbitos.

Os candidatos terão que aprender a fazer campanha com restrição de aglomeração de pessoas e o uso consciente de máscaras, entretanto, isto não pode interferir no debate político.  

As eleições municipais são sempre um bom momento para discutir temas de relevância municipal. Temas nacionais ou simples assuntos que não versam sobre as necessidades dos municípios devem ser evitados.

Nas eleições anteriores vimos um grande número de candidatos priorizando o tema segurança pública, e muitos tiveram êxito no discurso e foram eleitos.

O munícipe deve ficar atento nos candidatos que fogem de discussão sobre os reais problemas do município. Não debater o que realmente acontece no município é, no mínimo, falta de preparo e desrespeito com a população.

Saúde, educação, asfalto e transporte coletivo são temas presentes no cotidiano de todos os municípios, contudo, os candidatos devem buscar temas mais complexos que atingem a vida das pessoas e contribuem com a melhoria do bem estar da coletividade.

A geração de emprego e renda, o meio ambiente, a preservação do patrimônio histórico, a formação de mão de obra e o fomento ao esporte e cultura são temas que não devem passar despercebidos nas eleições municipais, pois afetam diretamente a vida das pessoas.

Ainda, temos as chamadas fake news para combater, que se tornaram uma praga capaz de interferir no sufrágio. Desta forma, recomendo aos eleitores e candidatos que utilizem, mesmo não sendo um processo judicial ou administrativo, a regra constitucional do contraditório, ou seja, contestando postagens para verificar a veracidade, evitando assim o compartilhamento de mentiras, pois aquele que espalha notícias falsas comete o mesmo ilícito de quem cria a notícia inverídica.

Assim compete a todos, eleitores, candidatos e partidos políticos, priorizar os temas de relevância para o município no debate político, fugindo de discussão que nada contribuirá com o desenvolvimento econômico e social da sua localidade e, ainda, combater com afinco as fake news, pois estamos diante de um processo eleitoral de alternância de poder e não num ringue.

 

Sobre o autor
Marcelo Silva Souza

Advogado e Consultor Jurídico, especialista em Direito Administrativo, especialista em Direito Constitucional, especialista em Gestão Pública. Exerceu o cargo de Secretário de Administração de Louveira. Atuou como Professor de Direito Administrativo na Fundação Santo André - SP. Exerceu o cargo de Chefe do Setor de Contrato e Convênio da Prefeitura de Várzea Paulista. Atuou como Assessor Jurídico da Prefeitura de Vinhedo. Foi Presidente da Comissão Municipal de Licitações da Prefeitura de Vinhedo. Exerceu o cargo de Assessor Executivo de gabinete da Prefeitura de Santo Antônio de Posse. Atuou como Diretor Jurídico da Autarquia de água e esgoto de Vinhedo – SANEBAVI. Atuou como Diretor Geral da Câmara Municipal de Louveira. Exerceu, ainda, o cargo de Diretor de Licitações, Contratos e Suprimentos da Prefeitura de Cajamar. Ministra palestra sobre Assessoria Parlamentar, Licitações e Contratos e outros temas.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos