Eleições Municipais. Temas Municipais.
Neste mês de novembro teremos eleições para Prefeito e Vereadores, com uma peculiaridade, os efeitos drásticos do Covid 19. A pandemia mudou substancialmente a vida das pessoas e levou muitos a óbitos.
Os candidatos terão que aprender a fazer campanha com restrição de aglomeração de pessoas e o uso consciente de máscaras, entretanto, isto não pode interferir no debate político.
As eleições municipais são sempre um bom momento para discutir temas de relevância municipal. Temas nacionais ou simples assuntos que não versam sobre as necessidades dos municípios devem ser evitados.
Nas eleições anteriores vimos um grande número de candidatos priorizando o tema segurança pública, e muitos tiveram êxito no discurso e foram eleitos.
O munícipe deve ficar atento nos candidatos que fogem de discussão sobre os reais problemas do município. Não debater o que realmente acontece no município é, no mínimo, falta de preparo e desrespeito com a população.
Saúde, educação, asfalto e transporte coletivo são temas presentes no cotidiano de todos os municípios, contudo, os candidatos devem buscar temas mais complexos que atingem a vida das pessoas e contribuem com a melhoria do bem estar da coletividade.
A geração de emprego e renda, o meio ambiente, a preservação do patrimônio histórico, a formação de mão de obra e o fomento ao esporte e cultura são temas que não devem passar despercebidos nas eleições municipais, pois afetam diretamente a vida das pessoas.
Ainda, temos as chamadas fake news para combater, que se tornaram uma praga capaz de interferir no sufrágio. Desta forma, recomendo aos eleitores e candidatos que utilizem, mesmo não sendo um processo judicial ou administrativo, a regra constitucional do contraditório, ou seja, contestando postagens para verificar a veracidade, evitando assim o compartilhamento de mentiras, pois aquele que espalha notícias falsas comete o mesmo ilícito de quem cria a notícia inverídica.
Assim compete a todos, eleitores, candidatos e partidos políticos, priorizar os temas de relevância para o município no debate político, fugindo de discussão que nada contribuirá com o desenvolvimento econômico e social da sua localidade e, ainda, combater com afinco as fake news, pois estamos diante de um processo eleitoral de alternância de poder e não num ringue.