Responsabilidade Civil Pré-Contratual

Deveres Anexos à Boa-Fé

29/09/2020 às 21:40
Leia nesta página:

Inicialmente, importante esclarecer que a responsabilidade civil pré-contratual é inerente àquelas tratativas preliminares do negócio jurídico a ser celebrado, adotando, neste aspecto, a teoria jurídica da culpa IN CONTRAHENDO, disseminada por Jhering.

Inicialmente, importante esclarecer que a responsabilidade civil pré-contratual é inerente àquelas tratativas preliminares do negócio jurídico a ser celebrado, adotando, neste aspecto, a teoria jurídica da culpa IN CONTRAHENDO, disseminada por Jhering. Com o advento do Código Civil de 2002 restou-se bem expresso em seu artigo 422 o dever de adoção e observância à boa-fé ao negociar, ajustar e celebrar negócios jurídicos, o que deve ser mantido e observado com maior rigor ainda, em fase de cumprimento e de execução contratual.

Tem-se, portanto, consolidado no ordenamento jurídico pátrio a licitude e pertinência de responsabilização civil da parte contratante que descumprir as tratativas negociais ajustadas em fase preliminar do contrato, desde que verificados os requisitos legais de consentimento prévio e mútuo em referidas disposições preliminares, a afronta à boa-fé objetiva quando do rompimento injustificado daquelas, o efetivo dano e o nexo causal.

De se esclarecer, ora, que não se trata de hipótese de responsabilidade civil decorrente de mera não celebração e/ou formalização do contrato pretendido, mas sim em face de, inequivocamente, gerar à outra parte contratante, notória perda material ocasionada única e exclusivamente, pela expectativa de celebração e conclusão do negócio jurídico que estava em tratativa. Trata-se da ruptura injusta e ilegítima da confiança depositada por uma parte contratante à outra. Abstrai-se, por corolário, o descumprimento indevido e injustificado do dever de cooperação e de lealdade por uma das partes contratantes. Não há dúvidas que a responsabilização incide quando os chamados deveres anexos, laterais e colaterais à boa-fé não são ordinariamente observados por uma das partes potencialmente contratantes. Estes sem dúvida alguma prestam-se a garantir a não frustração da legítima confiança conferida à outra parte contratante, conforme bem referido pelos ilustres juristas Cristiano Chaves de Farias e Nelson Rosenvald. O enunciado 170 da III Jornada de Direito Civil e os enunciados 362 e 363 da IV Jornada de Direito Civil respaldam esta tese, ao referirem a sua observância em fase preliminar de negociações.

Outrossim, o montante indenizatório atrelado à respectiva responsabilidade vincula-se aos interesses negativos do contratante lesado, não sendo crível que a parte que deu causa ao rompimento pré-contratual fosse compelida a cumprir o contrato que seria celebrado, o que, cabalmente violaria a principiologia da autonomia privada das partes em referidas negociações contratuais. O enunciado 24 da I Jornada de Direito Civil respalda, ato contínuo, a responsabilização pré-contratual, ora discutida, ao preconizar que, independentemente de culpa, a violação aos deveres anexos gera o inadimplemento, consoante a consagração da boa-fé no artigo 422 do CC, o que é corroborado nos enunciados 25 e 26 da mesma Jornada.

É o interesse negativo que norteará a indenização a ser postulada, por estar relacionado à tutela da confiança negocial, abrangendo perdas e danos e lucros cessantes, não havendo que se falar na incidência do interesse positivo, face o abuso de direito que representaria ao compelir “outrem” a formalizar relação contratual contra a sua vontade. (Alexandre Dartanhan de Mello Guerra, Revista IBERC – v.2, n.2, p. 01-25, maio-agosto/2019).

Sobre o autor
Lucas Ballardini Beraldo

Advogado Empresarial, Trabalhista e Previdenciário, Especializado em Governança Corporativa e Executiva Ética, Avaliação e Gestão de Riscos e Compliance pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV), pela Escola Superior de Advocacia de São Paulo (ESA OAB/SP) e pela Legal, Ethics & Compliance (LEC), com Consolidada Atuação Corporativa - Consultiva e Contenciosa no Segmento Automotivo. Graduado em 2015 pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo/SP. Pós-graduado em 2018 pela Faculdade IBMEC São Paulo e Instituto Damásio de Direito, com Especialização em Direito e Processo do Trabalho. Pós-graduando em Direito Civil e Empresarial, em Direito Tributário e em Direito Previdenciário e Processo Previdenciário pela Faculdade IBMEC São Paulo e Instituto Damásio de Direito, com dupla certificação (internacional) pela Universidade de Santiago de Compostela/ESPANHA, com conclusão em 2021.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos