INTRODUÇÃO CONCEITUAL À ADMINISTRAÇÃO

Leia nesta página:

O significado da palavra administração deriva dos termos em latim ad e minister – respectivamente direção para, e tendência e obediência, ou seja, alguém que presta um determinado serviço a outra pessoa.

1. INTRODUÇÃO

 

Contemporaneamente a atividade administrativa não obtém correspondência direta àquela da sua definição inicial e, portanto, sua primordial função passou a ser a de interpretar os objetivos escolhidos pelas empresas e conseguir transformá-los em atividades organizativas utilizando-se do método de planejamento, organização, direção e controle de todas as ações desenvolvidas em todas as áreas e em todos os níveis hierárquicos da empresa, tendo em vista o alcance dos objetivos da forma mais conveniente possível.

 

 

2. CONCEITUAÇÃO DA TEMÁTICA

 

A Administração, considerada uma prática relacionada à cooperação entre as pessoas, sempre existiu.

Entretanto, a noção científica de administração ocorreu há bem pouco tempo. Porém, se analisarmos em termos históricos, a administração sempre foi objeto de estudo; neste caso, especialmente através de métodos, processos e interesses variados e distintos.

Considerando que a atividade administrativa está estreitamente vinculada à tarefa de coordenação, é preciso concluir que é dada atenção à atividade administrativa somente no momento em que a dimensão da organização chega ao ponto de necessitar de coordenação entre tarefas interdependentes executadas por diferentes indivíduos.

É nesse sentido que surgiram, no decorrer da história, preocupações sobre como administrar quando organizações (ou agregados organizados) atingiram proporções consideráveis quanto à quantidade de pessoas envolvidas nesses agregados.

 

 

3. ADMINISTRAÇÃO COMO CIENCIA E/OU TECNICA

 

Com o interesse em conduzir o raciocínio com clareza e objetividade, é preciso, antes de qualquer coisa, esclarecer os resultados desejados, isto é, esclarecer qual a finalidade de saber se Administração é ciência, técnica ou arte.

A Administração, como um procedimento, espraia-se por todos os espaços da atividade humana, contudo, o profissional dessa área interessa-se somente em conhecê-la enquanto um meio para obtenção de determinados resultados, não se importando se está empregando técnica com arte ou fazendo ciência.

Na verdade, o profissional está sempre às voltas com eventos factuais que dele exigem técnica, sensibilidade e criatividade. Para esse profissional, a administração deve fornecer o instrumental para enfrentar os fatos administrativos, em cuja extremidade está o superávit, sem o que os empreendimentos não sobrevivem e sua intervenção torna-se destituída de sentido.

Como tema de estudo e aprendizado, é na escola que a administração encontra seu espaço, onde interessa conhecê-la em sua totalidade, enquanto história, teoria, técnica e ciência. Assim, pode-se afirmar que a discussão sobre esse assunto seja de natureza epistemológica, tendo por escopo seu ensino nos cursos de Administração e afins.

Atualmente ocorre uma interação bem significativa entre o conceito de administrar e várias das ciências que estão contempladas pelo cunho de Ciências sociais, a saber: o Direito, a Economia, a Ciência Política, a Antropologia, a Psicologia e, por que não a Sociologia. É inegável compreender que a influência das Ciências sociais forneceu o caráter de racionalidade, tanto para o processo decisorial quanto para a organização racional dos recursos que a empresa moderna utiliza para desenvolver e atingir seus objetivos.

 

 

4. CONCLUSÃO

 

A Administração deve ser estudada e praticada segundo seus momentos ciência, técnica e arte, através dos quais o futuro profissional poderá desenvolver sua sensibilidade, capacidade e conhecimento atinente a cada um deles. A decisão é o fulcro da função administrativa. Para isso, o profissional vale-se do conhecimento teórico, da técnica apurada pela prática e de referenciais filosóficos, políticos, econômicos e históricos. Assim, a decisão se alicerça na técnica e na ciência, mas se orienta por paradigmas éticos;

 

 

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BATEMAN, Thomas S.; SNELL, Scott A. Administração: competindo em uma nova era. 5. ed. São Paulo: Irwin, 2002.

 

CERTO, Samuel C. Administração Moderna. 9. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

 

CHIAVENATO, Idalberto. Administração de Empresas: uma abordagem contingencial. 3. ed. São Paulo: Makron Books, 1991.

 

Sobre os autores
Paulo Joviniano Alvares dos Prazeres

Doutorando em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco UNICAP; Doutorando em Ciências da Educação pela Universidad Autonoma de Asuncion UAA; Doutorando em Direito e Ciências Sociais pela Universidad Nacional de Cordoba UNC; Mestre em Direito pela Faculdade Damas da Instrução Crista FADIC; Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol UNADES; Mestre em Direito das Relações Internacionais pela Universidad de la Empresa UDE; Especialista em Direito Internacional pela Faculdade Católica Paulista FACAP; Especialista em Filosofia e Sociologia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante FAVENI; Especialista em Direito Tributário pela Faculdade INESP; Especialista em Direito Publico pela Faculdade Mauricio de Nassau FMN; Graduado no curso de magistratura e demais carreiras jurídicas pela Escola de Magistratura de Pernambuco ESMAPE; Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Cidade Verde UNIFCV; Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Internacional UNINTER; Licenciado em Pedagogia pela Faculdade FACESE; Licenciado em Filosofia pela Faculdade Entre Rios do Piauí FAERPI; Graduado em Teologia pela Faculdade de Teologia Integrada FATIN; Graduado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco UNICAP; Pesquisador do grupo de estudos em Educação e Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba UFPB; Membro Associado e Avaliador do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito - CONPEDI; Presidente da Academia de Letras Jurídicas de Olinda; Advogado, Consultor Jurídico, Professor Universitário e de pós-graduações e cursos preparatórios, Presidente da Subsecção da OAB Olinda-PE.

Felipe Cesar Nascimento de Castro

Bacharel em Direito pela Faculdade de Ciencias Humanas de Pernambuco; Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco; Bacharel em Administração pela Faculdade Novo Horizonte de Ipojuca; Mestrando em Ciencias Jurídicas pela Universidad Del Sol; Mestrando em Desenvolvimento e Inovação pela Universidade de Pernambuco; Conselheiro da OAB Subsecção Olinda.

Karla Luzia Alvares dos Prazeres

Mestranda em Direito pela Faculdade Damas da Instrução Crista –FADIC; Mestranda em Direito Internacional pela Universidad Autonoma de Asuncion –UAA; Professora da Autarquia do Ensino Superior de Goiana AESG; Secretaria-Geral da Ordem dos Advogados do Brasil, Subsecção Olinda-PE; Diretora Geral da Escola Municipal de Advocacia EMA/OAB Olinda; Advogada.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos