Entenda a regularização de lotes do Decreto 40.254/19

07/10/2020 às 10:24
Leia nesta página:

Saiba tudo sobre o Decreto 40.254/19-ReurbDF e entenda a regularização de lotes. Advogados Especialistas em Direito Imobiliário. Brasília-DF.

AReurb DF – Regularização Fundiária Urbana no Distrito Federal é uma norma há muito esperada por diversas famílias, que buscavam encerrar a incerteza quanto à segurança de sua moradia.

Fato é que, no Brasil, os temas de regularização fundiária são fontes de muitos debates e pressão política, e a Lei Federal 13.465, de 2017, foi uma das grandes definidoras contemporâneas sobre o assunto. No entanto, por tratar de aspecto de competência distrital ou municipal, ela não poderia se fazer valer sozinha.

Por isso, a Reurb DF, decretada em novembro de 2019, é a adequação da legislação federal ao ordenamento distrital, podendo dar aplicação à lei prevista, e definindo seus aspectos internos.

No artigo de hoje, abordaremos a Reurb, suas características, quem são seus beneficiários, e como garantir a regularização dos lotes urbanos. Não perca:

Preencha o formulário e fale com um advogado especialista.

Fale conosco

O que é o Reurb DF?

Reurb DF é um decreto destinado a estabelecer quais são os procedimentos que se adequam à regularização fundiária urbana no Distrito Federal. É importante entender que não é este decreto que determina os parâmetros. Eles são definidos pela Lei Federal 13.465, de julho de 2017. O Reurb DF trata sobre os procedimentos, “recebendo” a Lei Federal para aplicabilidade no Distrito Federal.

A formação de núcleos urbanos informais são razoavelmente comuns: o aumento das populações urbanas costuma ultrapassar a velocidade das políticas públicas de moradia e distribuição urbana. O Reurb é uma forma de “compensar” essa defasagem, regularizando locais que já se tornaram moradia há algum tempo, mas nunca tiveram a adequação legal.

Os 12 objetivos da Reurb DF:

O Decreto é bastante claro ao elencar seus 12 objetivos dentro do próprio texto. São eles:

I – Identificar os núcleos urbanos informais que devam ser regularizados, organizá-los e assegurar a prestação de serviços públicos aos seus ocupantes (…)

O primeiro objetivo declarado no decreto já traz um importante reconhecimento para quem ainda vivia sob incertezas: ele reconhece que existência dos núcleos urbanos informais, bem como a importância de melhorar suas condições urbanas e ambientais.

Em outras palavras, é o reconhecimento daquele espaço como um local de moradia que deve ser organizado e protegido, evitando, ainda, danos ambientais decorrentes da situação informal.

II – Criar unidades imobiliárias compatíveis com o ordenamento territorial urbano do Distrito Federal e constituir sobre elas direitos reais em favor dos seus ocupantes

Para quem vive em um local ocupado informalmente, este objetivo provavelmente é o que mais desperta o interesse e acalma as incertezas.

Além de prever a compatibilização dos lotes, ele determina o objetivo de constituir direitos reais em favor de seus ocupantes. Direitos reais, neste caso, são os direitos de propriedade imobiliária, ou seja, o reconhecimento do ocupante como dono legal, com toda a proteção que isso representa. É, sem dúvidas, um ponto de grande alívio para todos que esperavam um Reurb DF que protegesse o direito à moradia.

Ligue agora e agende uma reunião

(61) 3702.9969

III – Ampliar o acesso à terra urbanizada pela população de baixa renda, de modo a priorizar a permanência dos ocupantes nos próprios núcleos urbanos informais regularizados

O terceiro objetivo é o de garantir que o Reurb DF não seja um processo de afastamento de populações de baixa renda dos núcleos urbanos. Pelo contrário: o inciso III declara a preferência de que os ocupantes permaneçam no local ocupado, se possível sua regularização.

IV – Promover a integração social e a geração de emprego e renda

Parte do processo de urbanização, especialmente no Distrito Federal, é que exista vida econômica ativa, organizada e formal distribuída naquelas regiões. A regularização destas áreas até então informais permite que políticas que favoreçam essa mudança sejam pensadas e aplicadas.

V – Estimular a resolução extrajudicial de conflitos, em reforço à consensualidade e à cooperação entre Estado e sociedade

Em tempos de grande sobrecarga judicial, evitar conflitos litigiosos é uma maneira de acelerar resultados, evitar custos e, ainda, trazer um procedimento com muito menos tons de ansiedade e incerteza para os ocupantes. Para quem tem o sonho de regularizar sua situação, ainda sugere um custo muito menor, evitando longos processos judiciais.

VI – Garantir o direito social à moradia digna e às condições de vida adequadas

Esta parte reforça um direito constitucional de todo cidadão: o direito à moradia digna. Trata-se, portanto, de algo além de um objetivo, mas do reforço de estar em consonância com a Carta Maior de nosso ordenamento jurídico.

VII – Garantir a efetivação da função social da propriedade

Em união ao objetivo anterior, a efetivação da função social da propriedade reforça a lógica por trás do decreto. Não se trata de um ato de bondade ou benefício, mas de uma concretização de um direito previsto: uma área ocupada para moradia exerce uma função social que não seria cumprida no caso de desocupação, portanto, sua regularização deve prevalecer sobre o quaisquer outros interesses.

Preencha o formulário e fale com um advogado especialista.

Fale conosco

VIII – Ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes

Toda área urbana cumpre a função de moradia, e sobre ela devem incidir os serviços e garantias básicas, de saúde e educação, a segurança e mobilidade urbana. Regularizar essas áreas por meio do Reurb DF é uma maneira de incluir sua participação nas políticas de bem-estar urbano.

IX – Concretizar o princípio constitucional da eficiência na ocupação e no uso do solo do Distrito Federal

Para que o Distrito Federal fosse ocupado de maneira eficiente, em sua origem, diversas políticas precisaram ser traçadas, e manter tal eficiência continua sendo importante.

X – Prevenir e desestimular a formação de novos núcleos urbanos informais

Regularizar novos núcleos urbanos, com espaço planejado para seu crescimento, auxilia que as políticas públicas possam ser focadas nessas regiões, tornando mais eficiente o uso dos recursos públicos, e atraindo a moradia nessas regiões – com melhores condições de estrutura – do que em novos núcleos informais, que exigiriam todo um novo processo de estruturação.

XI – Conceder direitos reais, preferencialmente em nome da mulher

Como mencionado no objetivo II, a concessão de direitos reais, neste caso, significa conceder de fato e de direito os direitos sobre a propriedade e a posse do imóvel ocupado informalmente, até então.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

No caso brasileiro, ainda há que se falar na importância de manter esses direitos reais sob o controle da mulher – majoritariamente, a mãe da casa. Isso porque, em função da estrutura social atual, é ela quem tende a ter maior permanência em relação à família que se desenvolve naquele domicílio. Garantir os direitos reais a ela, em vez de um marido, por exemplo, significa proteger também as crianças da família, pois é com a mulher que elas costumam ficar, na grande maioria dos casos.

XII – Franquear participação dos interessados nas etapas do processo de regularização fundiária

Por fim, o objetivo XII traz uma preocupação de facilitar o acesso dos interessados, tipicamente excluídos de decisões urbanas que os afetam diretamente. É outro cuidado no sentido de tornar este procedimento acolhedor aos indivíduos, para que efetivamente regularizem sua situação.

Ligue agora e agende uma reunião

(61) 3702.9969

Quem pode requerer o Reurb DF?

O decreto prevê cinco categorias de legitimados para a requisição da regularização.

Do lado da atuação público, União e Distrito Federal, bem como o Ministério Público, poderão provocar a regularização.

Do lado de quem já ocupa informalmente as áreas urbanas, pode-se buscar o procedimento de forma individua, ou coletiva, por meio de organizações, associações, funções e cooperativas com propósitos afins. Ainda, a Defensoria Pública poderá atuar em nome dos beneficiários.

Por fim, da perspectiva dos proprietários dos imóveis ocupados, o Reurb DF também pode ser provocado, com o objetivo de ter restituído o valor daquele imóvel que será regularizado em benefício de quem efetivamente detém a posse, sob o princípio da função social da propriedade.

Quando o Reurb não pode ser requerido?

Nem todas as áreas urbanas ocupadas podem ser regularizadas. O decreto prevê seis circunstâncias em que o Reurb DF não caberá, conforme observado em seu artigo 7º:

Não se aplicam os procedimentos da Reurb às ocupações inseridas nas seguintes áreas:

I – que ofereçam risco à vida;

II – alagadiças e sujeitas a inundações;

III – que tenham sido aterradas com material nocivo à saúde pública;

IV – com declividade igual ou superior a 30% (trinta por cento);

V – onde as condições geológicas não aconselhem a edificação;

VI – em unidade de proteção integral, áreas de preservação permanente e proteção de manancial, nos termos da legislação ambiental vigente.

Art. 7º

Nestas seis situações, não há possibilidade de obtenção da regularização, e a área não se tornará núcleo urbano formal sob qualquer hipótese.

Como é o processo da Reurb?

O decreto prevê que o requerimento sempre seja feito pelos legitimados, sejam eles de categoria pública, beneficiários ou proprietários dos lotes ocupados.

A partir do requerimento, será realizado processamento administrativo, com instauração do procedimento, análise e licenciamento ambiental, decisão e, por fim, a expedição da Certidão de Regularização Fundiária, regularizando a situação.

Beneficiários ou proprietários deverão ser representados sempre por advogado, ou Defensor Público durante o procedimento.

Preencha nosso formulário de contato.

O que significam as modalidades de interesse social e de interesse específico?

A Reurb DF não prevê apenas a modalidade voltada para populações de baixa renda. Neste caso, chamado de modalidade de “Interesse Social”, é o Estado quem custeia a regularização, sob a ótica constitucional do direito à moradia.

No caso da Regularização Fundiária de Interesse Específico, o ocupante pode solicitar a regularização, mas custear a própria adaptação de infraestrutura local. A modalidade se destina a quem não se encaixa no enquadramento de baixa renda, mas passa por situação de informalidade ou falta de estrutura no local de seu imóvel. Há duas modalidades de Reurb. A Regularização Fundiária de Interesse Social (Reurb-S) e a Regularização Fundiária de Interesse Específico (Reurb-E).

A primeira é destinada ao público de baixa renda, em que o Estado é responsável pelos custos. A segunda o interessado, sendo particular ou agente público, é responsável por instalar a infraestrutura do local.

Agora que você já conhece os objetivos e procedimentos da Reurb DF, basta saber com quem contar na hora de buscar seus direitos.

O Escritório Galvão & Silva conta com um equipe especializada no assunto, e trabalhamos 24 horas por dia para defender o interesse de nossos clientes. Entre em contato, e nossos advogados atenderão você quanto antes!

Sobre o autor
Galvão & Silva Advocacia

O escritório Galvão & Silva Advocacia presta serviços jurídicos em várias áreas do Direito, tendo uma equipe devidamente especializada e apta a trabalhar desde questões mais simples, até casos complexos, que exigem o envolvimento de profissionais de diversas áreas. Nossa carteira de clientes compreende um grupo diversificado, o que nos força a ter uma equipe multidisciplinar, que atua em diversos segmentos, priorizando a ética em suas relações e a constante busca pela excelência na qualidade dos serviços.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos