Meu direito de como quero utilizar meus dados pessoais, com a LGPD.

08/10/2020 às 09:30
Leia nesta página:

Com a LGPD, o titular de dados terá o direito de decidir se concorda ou não com a coleta de dados.

Da série, “Meus novos direitos na Lei Geral de Proteção de dados”, traremos hoje o direito elencado no artigo 9 da LGPD, que é o direito do titular de dados ao acesso facilitado às informações sobre o tratamento de dados.

Logo no inicio, o artigo já menciona que as informações deverão ser disponibilizadas de forma clara, adequada e ostensiva em relação a finalidade, a forma e duração, ao compartilhamento de dados e a identificação completa do controlador.

Ou seja, antes da coleta de dados, deverá estar expresso no site, ou no instrumento contratual, para que serão coletados os seus dados, qual a forma(questionário ou documento encaminhado) e duração de tempo que serão armazenados. E por fim, se haverá compartilhamento com terceiros (identificando-os) e mencionando os dados completos da pessoa que decide sobre este tratamento (controlador).

Este consentimento deverá estar sempre alinhado ao princípio do livre acesso, pois o titular tem o direito de escolha e poderá suspendê-lo a qualquer momento.

Como exemplo podemos citar os cookies banners que estão aparecendo em alguns sites agora. Estes banners deverão mencionar quais dados, que além das informações necessárias para rodar o site, serão coletados, para qual finalidade e qual o prazo serão armazenados. Além disso, deverão coletar seu consentimento através de ferramenta na qual depende da sua ação, geralmente um botão, sendo nulo quando de forma automática, como um campo já selecionado.

Dessa forma, o titular de dados terá o direito de decidir se concorda ou não com a coleta de dados, consequentemente utilizando ou não o serviço/produto. E quando utilizar, saberá qual o fluxo de seus dados.

Tem alguma dúvida, deixe nos comentários ou entre em contato conosco.

Sobre o autor
Sergio Ari de Souza

Graduado em Direito e Administração e entusiasta do Direito Digital.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos