Dia do Médico

18/10/2020 às 14:05
Leia nesta página:

Neste pequeno artigo homenageamos os médico com a exposição de seus direitos no Código de Ética Médica

Sou neto de médico, por isso tenho muito carinho pelos profissionais da medicina e, para comemorar o dia dedicado a homenageá-los, falarei um pouco sobre os direitos previstos no Código de Ética Médica. 

O Código de ètica Médica, foi publicado pelo Conselho federal de Medicina através da Resolução 2217/2018, com entrada em vigor em abril de 2019.

É direito do médico “Exercer a medicina sem ser discriminado por questões de religião, etnia, cor, sexo, orientação sexual, nacionalidade, idade, condição social, opinião política, deficiência ou de qualquer outra natureza.”

Bem como: “Recusar-se a exercer sua profissão em instituição pública ou privada onde as condições de trabalho não sejam dignas ou possam prejudicar a própria saúde ou a do paciente, bem como a dos demais profissionais. Nesse caso, comunicará com justificativa e maior brevidade sua decisão ao diretor técnico, ao Conselho Regional de Medicina de sua jurisdição e à Comissão de Ética da instituição, quando houver”

O que quero dizer é que o médicos têm sido grandes heróis neste momentos pelos quais passamos. O enfrentamento da pandemia sem as condições mínimas de cuidado para a própria saúde, agindo em favor da saúde pública, mesmo que podendo se recusar a atender, pois não são obrigados a colocar a própria vida e risco os fazem merecer os nossos aplausos e sinceros obrigado. 

A pandemia demonstrou o que todos já desconfiavam, a nossa estrutura de saúde é deficiente e nossos profissionais fazem milagres para tratar a população, mesmo com a existência de centros de excelência, que tratam a elite do país, não a massa populacional que depende do SUS e, neste momento, a principal vítima. 

Nos rincões do Brasil, onde sequer Uti´s tem, os médicos fazem acontecer com o mínimo à disposição para salvar a chamada medicina raiz, provavelmente a que meu avô exercia, pois hoje teria 105 anos, mas que salva as vidas dos nossos irmãos brasileiros, ainda hoje.

Assim, desejo a todos esse heróis de branco cada vez mais saúde e garra no exercício de tão nobre profissão, cujo fim principal é a vida. 



 

Sobre o autor
Marcelo Campelo

Advogado criminalista com 23 anos de experiência, com mestrado e pós-graduação na área. Atendimento profissional e sigiloso.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos