O novo código de trânsito

21/10/2020 às 08:50
Leia nesta página:

Considerações sobre o Novo Código de Trânsito

A Acrimesp, a valorosa associação dos criminalistas, continua a cumprir o principal de seus preceitos estatutários: reunir os que professam a advocacia criminal, ensejando-lhes a oportunidade de ampliar seus conhecimentos técnico-jurídicos, mediante a lição de abalizados e conspícuos doutrinadores. O espírito acadêmico e o amor dos estudos hão de figurar sempre entre os pressupostos objetivos tradicionais da agremiação.

Nessa conformidade, promoveu no dia 12 de setembro de 1992, por seu departamento cultural, concorrido simpósio a respeito do anteprojeto de lei do novo Código Brasileiro de Trânsito. Foi seu expositor-mor o Dr. Ciro Vidal, Diretor do Detran e professor na Academia de Polícia Civil de São Paulo. Em longa, substanciosa e agradável palestra, afirmou Sua Excelência que o sistema do Código é de feição eminentemente brasileira, ainda que lhe tenham servido de arquétipo os mais acabados monumentos legislativos alienígenas.

A primeira preocupação do legislador, declarou o conferencista, foi espertar no indivíduo a consciência de que não pode transformar uma das mais preciosas conquistas de nosso tempo, que é o automóvel, em instrumento de violência e destruição. Dentre as maiores causas de morte, na atualidade, incluem-se, com efeito, os acidentes de trânsito[1].

A filosofia do anteprojeto consistiu, portanto, em aperfeiçoar as regras de circulação e prover à segurança do cidadão e da sociedade.

Para atenuar os efeitos da violência do trânsito, estabeleceram-se penalidades que atendessem ao intuito de reprimir o infrator e desestimular condutas transgressoras.

A algumas infrações, definidas como de natureza gravíssima (v.g.: dirigir sob a influência do álcool ou entorpecente, disputar corrida por espírito de emulação, confiar a direção do veículo a quem não seja habilitado, etc.), foram cominadas, cumulativamente, penas administrativas de multa, apreensão do veículo e suspensão do direito de dirigir.

Certas condutas, dantes impuníveis, incorrem agora na censura do direito repressivo, como entregar a direção de veículo a pessoa não-habilitada: pena detentiva de 3 meses a 1 ano.

Encerrou o distinto orador sua exposição, protestando que, embora sujeito às imperfeições inerentes às obras humanas, o anteprojeto, de que foi um dos artífices, venceu os estádios mais avançados que a moderna política de trânsito ainda atingiu.

Tratando “ex professo” da parte relativa às infrações penais, a Dra. Maria Lúcia Pizzotti Mendes, Juíza de Direito da 25a. Vara Criminal e exímia cultora da ciência jurídica, também participante do fórum de debates, pôs em relevo dois pontos do novo diploma legislativo: o valor extremado das penas pecunárias, a operar como elemento inibidor das violações das normas de trânsito e, em antítese, o acoroçoamento à prática de ações louváveis à luz da ética e da solidariedade humana, como se colhe do teor literal do art. 173: “Ao condutor de veículo, nos casos de acidente de trânsito de que resulte vítima, não se imporá a prisão em flagrante, nem se exigirá fiança, se prestar pronto e integral socorro àquela”[2].

Nisso de multas — interveio o Dr. Flávio D’Urso (que era igualmente do número dos conferencistas) —, importava considerar que, em razão de seu valor excessivo, desdizia da cruciante realidade socioeconômica nacional. A imposição da pena pecuniária, no grau em que a fixou o anteprojeto, não faria mais que sujeitar o motorista infrator a um estado de insolvência, compelindo-o a entregar o próprio veículo para acudir ao seu recolhimento. Situações que tais lhe pareciam quebrantar as salutares regras da equidade!

Ao demais, se qualquer agente for o que pratique o ato administrativo da aplicação da multa, estará sob grande risco a segurança dos negócios jurídicos, pois que os impulsos da verdade poderão ceder o passo ao arbítrio, à discrição e à alicantina. Era preciso ter mão, pois!

A essas ponderações do nobre diretor do departamento cultural da Acrimesp, a que não escasseavam bons foros, contrapôs-se o parecer do arguto criminalista Dr. Mário de Oliveira Filho, para quem unicamente na multa de cunho draconiano é que se houvera de achar o remédio heroico à desobediência das regras de trânsito. Muito a propósito evocou a figura legendária do ex-prefeito Jânio Quadros, que, à força de postura na qual estipulara multas exacerbadas aos infratores, pôs cobro ao sestro de motoristas paulistanos que deixavam seus carros estacionados sobre calçadas. O temor do castigo pecuniário era o que os movia à emenda[3].

Mas, fundamental que é a disciplina do motorista e do pedestre na solução do caos do trânsito, urge educá-los desde a puerícia. Esta, a mensagem que o último dos oradores, advogado e psicólogo Dr. Salomão Rabinovich, insinuou no espírito de todos os ouvintes, como a adverti-los de que na tenra idade é que se deve moldar o caráter das crianças e educá-las para o bem.


Notas

[1] Mais vítimas tem causado o automóvel do que os conflitos mundiais. Nos EUA, conforme estatística de 1970, o número de óbitos foi superior a 10 anos de guerra no Vietnã; no Brasil, nesse mesmo período, os acidentes de trânsito, numa única semana, ceifaram tantas vidas, quantos foram os brasileiros que tombaram no teatro da 2a. Grande Guerra: 470 (cf. Valdir Snick, Acidentes de Trânsito, 1978, p. 3).

[2] “Como para os vícios há castigos, para as virtudes há prêmios”, discursou o eloquente Cícero (cf. Bluteau, Vocabulário, t. VI, p. 698).

[3] É a teoria da intimidação de Filangieri e outros, segundo a qual “a pena é cominada e aplicada para aterrar e afastar do crime os espíritos tendentes ao mal” (cf. Fernando Nery, Lições de Direito Criminal, 3a. ed., p. 350).

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Sobre o autor
Carlos Biasotti

Desembargador aposentado do TJSP e ex-presidente da Acrimesp

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos