O que é Prescrição e Decadência Tributária

21/10/2020 às 10:46
Leia nesta página:

Uma forma simples e objetiva de entender o tema.

Dentre as principais teses de direito tributário, umas das mais comuns no dia a dia é a da prescrição e da decadência, temas que apesar de muitos recorrentes, geram diversas dúvidas ao contribuinte, neste artigo vamos elucidar tais dúvidas e exemplificar de forma objetiva e simples o tema.

Decadência: é uma modalidade de extinção da obrigação tributaria, esta disposta no artigo 173 do CTN, é o prazo que o fisco ou órgão responsável pela cobrança tem para cadastrar o contribuinte como devedor, ou seja,lançar o crédito tributário, tornar público que o contribuinte esta devendo impostos e ou taxas. O prazo da decadência é de 5 anos desde o primeiro dia seguinte do lançamento do tributo.

Prescrição: é outra modalidade de extinção da obrigação tributária, consiste no prazo que o fisco tem para ajuizar ação , ou seja, entrar na justiça para requerer que o contribuinte efetue o pagamento do devido imposto. Este prazo também é de 5 anos.

Ou seja, a diferença é que a decadência vem a ser o prazo para o fisco protestar o contribuinte, já a prescrição é o prazo do mesmo para processar o contribuinte e exigir o pagamento do devido imposto.

Sobre o autor
Diego Guerreiro Lopes

Advogado pós graduado em direito tributário. Extensões em : Processo Administrativo e Judicial Tributário, Propriedade Intelectual, Planejamento Tributário e Processo Empresarial

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos