Qual a finalidade do Planejamento tributário Empresarial?

A importância do tema

21/10/2020 às 10:50
Leia nesta página:

O que é planejamento tributário ? Qual sua necessidade no mundo empresarial ? neste artifo falaremos deste tema de forma técnica.

Grandes empresas tem investido em planejamento tributário estratégico, como meio de prevenir futuros problemas fiscais e até mesmo forma de restituir créditos devidos. Mas afinal, o que é, para que serve o planejamento tributário ? e como aplicar de forma eficaz em minha empresa. Neste breve artigo explicaremos um pouco desta complexa técnica jurídico-financeira.

O Brasil é conhecido internacionalmente por ser um país de alta complexidade tributária. Tal fato torna para o empresário difícil, muitas vezes impossível saber qual tributo o mesmo deve pagar, e qual a alíquota correspondente a este deve ser recolhida. O sistema tributário por si só já é complexo na esfera federal, quando partimos para as esferas estadual e municipal, temos certeza de tal complexidade e dificuldade enfrentada por todas empresas que não possuem um especialista no tema.

O Direito Empresarial caminha junto com o direito financeiro, onde são abrangidas ciências como o direito tributário, o compliance, o direito econômico, entre outros. Dentro da esfera tributária, é comum o empresário ver como único especialista em tributo o seu contador de confiança, pois normalmente é quem aconselha o empresário a pagar, o quanto pagar e de que forma pagar o tributo.

Porém, o direito tributário a anos surge como alternativa jurídica para ajudar o empresariado nesta questão, baseando-se na constituição e legislação própria para gerir melhor a forma com que a tributação é feita, evitando excessos por parte do Estado e consequentemente prejuízo ao empresário. A constituição, sendo carta magna em nosso país é de importante apoio neste trabalho. Alguns princípios constitucionais nos dão suporte para evitar excessos estatais. No ramo tributarista podemos citar por exemplo:

Principio da razoabilidade: Meio pelo qual o Estado é proibido de agir de forma excessiva, desmoderada, a ponto de fugir do senso comum de razoável.

Principio da legalidade: É necessário  disposição em lei para autorizar o Estado a agir no âmbito tributário.

Principio do não confisco: Não pode a figura do fisco agir de forma a tomar os bens do contribuinte, tentar falir o mesmo, agir sem verificar a possibilidade do mesmo arcar com o ônus da obrigação tributária.

Estes são apenas alguns exemplos de fatores constitucionais que impedem que o Estado tenha atitudes visando prejudicar o contribuinte, no caso o empresário.

Partindo destes e outros princípios, surge a possibilidade do advogado especializado em direito tributário oferecer ao empresário a possibilidade de não ser surpreendido, de tentar diminuir sua carga tributaria e consequentemente, de gerar mais lucros ao empresário.

Um bom planejamento tributário tem como alicerce uma boa gestão de elisão fiscal. Não podemos confundir Elisão Fiscal com Evasão Fiscal. Evasão, como o próprio nome diz, trata-se de fuga do pagamento de impostos, meio ilegal de agir.

Já a Elisão fiscal, que é nosso modo de trabalho, é a possibilidade dentro da lei, do contribuinte pagar menos impostos, ou as vezes até conseguir se isentar do pagamento destes, tudo isso buscando estudar a Constituição, o Código Nacional Tributário e as leis correspondentes de cada Estado e Município.

Sabendo de tudo isso, podemos definir então que o planejamento é essencial para uma empresa que deseja crescer. Seja uma empresa pequena, média ou grande, independente do regime jurídico que atue, é certo que toda empresa quer diminuir suas obrigações fiscais, para assim lucrar mais.

Um bom planejamento a médio e longo prazo modificam totalmente a estrutura de uma empresa, evitam problemas com fiscos de todas as esferas e ainda trazem à empresa notoriedade no mundo empresarial.

Hoje em dia, empresas que desejam participar de licitações ou grupos empresarias de grande renome, são obrigadas a apresentar planos de planejamento estrutural empresarial, como por exemplo planos de compliance afim de evitar ilegalidades dentro de suas dependências e planos tributários, que demonstram que a empresa se preocupa com pagamento de seus devidos tributos, cumprindo sua função social e ajudando a comunidade como um todo.

O planejamento surge e atua como ferramenta não apenas de diminuição de tributos, mais aumento de lucro para o empresário, visibilidade e notoriedade da empresa perante à sociedade e claro, expansão, crescimento desta empresa em relação as demais.

Sobre o autor
Diego Guerreiro Lopes

Advogado pós graduado em direito tributário. Extensões em : Processo Administrativo e Judicial Tributário, Propriedade Intelectual, Planejamento Tributário e Processo Empresarial

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos