Qual a diferença entre imunidade e isenção tributária?

A análise jurídica sobre o tema

21/10/2020 às 10:53
Leia nesta página:

Neste artigo trataremos de uma das maiores dúvidas na área tributária, a isenção e imunidade.

Devido a alta carga tributária no Brasil, diversos temas tem sido veiculados com mais atenção pela grande mídia e pelo governo. Um dos temas mais repercutidos e pouco explicado ao telespectador tem sido da isenção e imunidade tributária, mas o que seria imunidade?, o que seria isenção ? e qual a efetiva diferença entre eles? Neste artigo iremos falar de uma forma simples e exemplificativa sobre o tema, afim de solucionar todas as dúvidas existentes sobre o mesmo.

imunidade é uma modalidade trazida no artigo 150 e 153 da Constituição Federal Brasileira, em um resumo simples, imunidade é quando uma pessoa, ser ou entidade fica proibido de pagar um determinado imposto e ou tributo, ou seja, o Estado não pode sob hipótese alguma cobrar deste o imposto, mesmo com a propositura de nova lei autorizando.

Tal fato se dá pelo sistema normativo hierarquico Brasileiro, neste uma lei deve obedecer a constituição brasileira, por ser hierarquicamente inferior a mesma. Sendo assim, nenhuma lei irá alterar uma imunidade, pois a constituição permite e exige que tais pessoas sejam excluídas da cobrança de impostos e ou tributos. Mas quem seriam estas pessoas ?

O artigo cita taxativamente ( de forma expressa e controlada ) quem teria direito a não pagar imposto, seriam :

– o patrimônio, renda ou serviços dos Estados, Municipios , Distrito Federal e União;

– o patrimônio de partidos políticos e suas fundações, entidades sindicais de trabalhadores ( sindicatos de categoria), instituições de educação e de assistência social, desde que sejam sem fins lucrativos;

– templos de qualquer culto;

-ITR ( Imposto sobre a propriedade de Terras Rurais);

– IPI ( Imposto sobre produtos industrializados), desde que sejam de caráter de importação, ou seja produtos que não serão vendidos no Brasil, tal imunidade tem por objetivo aumentar o comércio exterior e favorecer relações internacionais de mercado com diversos países;

isenção, diferente da imunidade não está na constituição, mas sim em leis. Sendo assim a imunidade não é abrangida em todo território nacional, ela diz respeito apenas a Estados e Municípios e pode ser retirada a qualquer momento pela criação de uma nova lei, ou até mesmo pela revogação de lei que a concedeu.

Entre as isenções mais comuns no Brasil temos por exemplo em alguns Estados e Municípios, a isenção a portadores de deficiências físicas que permite que os mesmos não paguem  IPVA ( imposto sobre a Propriedade de veículos automotores), para ajudar e facilitar à vida dos mesmos em questões de locomoção e comodidade.

Também é comum em muitos municípios em nosso país, que pessoas que moram em áreas de alagamento, sem asfalto ou saneamento básico tenham isenção sobre o IPTU ( Imposto sobre Propriedade Territorial e Predial Urbana), pois estas pessoas , por não terem acesso básico a serviços Municipais e ou Estaduais, não tem obrigação ao pagamento devido de tal imposto. Por fim podemos ciar a isenção de IPTU de fabricas e ou empresas que geram diretamente empregos, prefeituras de pequenos municípios costumam dar tal incentivo fiscal afim de atrair as empresas para suas cidades e gerar mais empregos, renda e consequentemente melhorar a economia local.

Sendo assim podemos concluir que isenção e imunidade, apesar de serem parecidas, tem diferenças importante. Uma imunidade nunca será tirada de quem a tem, a não ser que haja uma emenda constitucional, porém uma isenção é algo mais frágil, que pode ser retirado a qualquer momento por mudança de lei ou até mesmo da situação fática do individuo. Utilizando o exemplo acima, da isenção no IPTU em áreas sem saneamento básico, a pessoa pode ter isenção a visa toda, porém a partir do momento que o saneamento for feto pela prefeitura, ela perde automaticamente este  direito, e se torna obrigação da mesma pagar o imposto.

Podemos então concluir que, uma imunidade é sempre mais forte, e dificilmente retirada de quem tem direito, já a isenção, por ser um caráter temporário, e ou condição, é mais frágil, mais fácil de ser retirada, e por vezes até mais difícil de ser provada, e que nesta modalidade uma simples mudança legislativa , estadual ou municipal pode alterar tal direito e obrigar quem era contemplado por ele a pagar o imposto.

Referencias bibliográficas :

-´´Curso de Direito Tributário´´, Anis Kfouri Jr. 2ª edição, editora Saraiva;

-´´O processo Tributário´´, Cleide Previtalli Cais, 8ª Edição, Revista dos Tribunais;

-´´Curso de Direito Tributário´´, Paulo Barros de Carvalho, 30ª Edição, Editora Saraiva;

Sobre o autor
Diego Guerreiro Lopes

Advogado pós graduado em direito tributário. Extensões em : Processo Administrativo e Judicial Tributário, Propriedade Intelectual, Planejamento Tributário e Processo Empresarial

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos