A função de Conciliador como triênio de atividade jurídica

21/10/2020 às 15:56
Leia nesta página:

A atuação como Conciliador nos Juizados Especiais e sua aceitação como atividade jurídica

A lei nº 9099/95 permite que exista a figura do Conciliador, que é designado para realizar a audiência preliminar de conciliação como o objetivo de obter um acordo entre as partes.

O artigo 7º da Lei nº 9099/95 dispõe que “os Conciliadores são auxiliares da justiça, recrutados, preferencialmente, entre os bacharéis em Direito.”

Segundo Ricardo Cunha Chimenti, em seu Teoria e prática dos Juizados Especiais Cíveis Estaduais e Federais, o  Conciliador tem uma participação ativa na audiência de conciliação, fornecendo subsídios e propostas para a solução dos litígios mediantes concessões recíprocas.[1]

No Estado de São Paulo, o sistema dos Juizados Especiais é regido pela Lei Complementar Estadual nº 851/98. Nos termos do artigo 10 da citada lei, “os Conciliadores, com a função especifica de tentar o entendimento e a composição entre as partes, são auxiliares da Justiça, recrutados preferencialmente, entre os bacharéis em Direito, de reputação ilibada e que tenham conduta profissional e social compatíveis com a função.

Parágrafo único – As funções de Conciliador, exercidas a titulo honorífico e sem vínculo com o Estado, são consideradas como serviço público relevante.

O Conciliador não dirige a instrução do feito e não profere decisões, atuando na busca do entendimento entre as partes, que poderão ou não dispor de seus direitos (total ou parcialmente) a fim viabilizar a conciliação que é o princípio maior que rege o sistema dos Juizados Especiais. O exercício da função de Conciliador será gratuito, sendo assegurados os direitos e prerrogativas dos jurados.

Segundo Joel Dias Figueira Junior, “o rol dos auxiliares da Justiça apresentado nos artigos 139/153. no microssistema dos Juizados Especiais é incrementado com a inclusão dos Conciliadores, que passam a estar subordinados ao mesmo regime jurídico, para os fins determinados em lei. O oferecimento da proposta de conciliação e a presidência do respectivo ato processual, não são tarefas tão simples quanto possa parecer a primeira vista. Para a consecução de um acordo satisfatório com os litigantes, o Conciliador deve ter conhecimento pleno da matéria de fato e de direito objeto da controvérsia, a fim de que possa dialogar com as partes ou  seus procuradores, mostrar as vantagens e desvantagens da transação ou acordo, os riscos e possíveis dificuldades com o prosseguimento a demanda etc.

Por isso podemos dizer que muito mais do que um recrutamento preferencial entre bacharéis em Direito, estamos diante de uma verdadeira necessidade de que o Conciliador seja não apenas portador de conhecimentos técnicos, mas também vocacionado à Magistratura e particularmente interessado pelo fascinante instituto da conciliação. Significa dizer que não basta o saber jurídico, a isso devemos acrescer o requisito da tendência conciliatória, como perfil marcante de sua personalidade.”[2]

O artigo 11 da Lei Complementar nº 851 dispõe: “os Conciliadores são recrutados pelo Juiz-Diretor, após a expedição de edital, pelo prazo de dez dias, que será afixado na sede do juizado, para eventual impugnação à sua designação, ao Juiz-Diretor compete apreciá-la, fundamentadamente.

A fase conciliatória é tratada nos artigos 21/26 da lei nº 9099/95. Deve ser verificado se as intimações foram regulares. Estando as partes presentes e obtida a conciliação, esta será transcrita no termo de audiência, assinada pelas partes, seus advogados e pelo Conciliaodr e, após, já com a sentença homologatória, será assinada pelo juiz togado, que terá eficácia de titulo executivo, nos termos do parágrafo único do artigo 22 da lei nº 9.099/95.

Nos termos do artigo 9º, caput, da lei nº 9099/95, nas causas de valor até vinte salários mínimos, as partes comparecerão pessoalmente, podendo ser assistidas por advogado; nas de valor superior, a assistência e obrigatória. O Conciliador poderá consignar na ata de que a parte ficou ciente da advertência, a fim de evitar uma transferência posterior.

Nos termos do artigo 12 da lei complementar estadual 851/98 “ao Conciliador serão aplicadas, no que couber, as normas relativas a impedimento e suspeição, a que submetidos os juízes em geral”.

O Conciliador não exerce função de julgamento e por isso não esta impedido ou incompatibilizado de postular em causa diversa daquela em que atuou, pois não ocupa cargo, exercendo uma relevante atividade pública, conforme dispõe a sétima conclusão da Comissão instituída pela Escola Nacional de Magistratura.

No caso do Conciliador-advogado há inexistência de impedimento ou incompatibilidade, conforme dispõe o Enunciado 40 do FONAJE. “O Conciliador ou juiz leigo não esta incompatibilizado nem impedido de exercer a advocacia, exceto perante o próprio Juizado Especial em que atue ou se pertencer aos quadros do Poder Judiciário”.

No mesmo sentido RESP 380.176 STJ.

A atividade desenvolvida por bacharéis em Direito, no exercício da função de Conciliador do sistema dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais, não sendo inferior a 16 horas mensais, será considerada como atividade jurídica, conforme voto do conselheiro Douglas Rodrigues, relator do caso, acolhendo o plenário co CNJ a solicitação que alterou a Resolução 11 o órgão, que trata da prática forense.[3]

Assim, com a presente decisão haverá a possibilidade de se obter conciliadores com melhor qualificação jurídica, gerando no serviço prestado uma melhoria.

A atividade jurídica será comprovada por certidão, expedida pelo órgão competente do Tribunal de Justiça, de que o candidato exerce ou exerceu as funções de Conciliador nos Juizados Especiais, com a indicação do período respectivo, pois a Emenda 45 estabelece o prazo mínimo de três anos de atividade jurídica como requisito para ingresso nas carreiras da Magistratura e do Ministério Público.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

A atuação dos Conciliadores é uma alternativa propicia à eficiência da atuação dos Juizados Especiais, contando com os seguintes benefícios:

- contribuem para o bom funcionamento da Justiça, exercendo função pública relevante;

- sendo o serviço realizado com presteza, amplia o Conciliador o seu conhecimento jurídico;

- o exercício da função de Conciliador constitui título par aos concursos promovidos pelo Tribunal, conforme o item 3.1 do Provimento CSM 806/2003 do TJSP.

 


[1] 8ª edição, São Paulo: Saraiva, 2005, pág. 83

[2] Comentários à lei dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais, lei 9099, de 26.09.1995, editora Revista dos Tribunais, são Paulo, 1995, pág. 94-95.

[3] www.cnj.gov.br

Sobre a autora
Vanessa Santana dos Santos

Advogada Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Santos

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos