13º e Férias durante a Pandemia (Suspensão do contrato e redução de jornada).

22/10/2020 às 14:37
Leia nesta página:

Teve seu contrato suspenso ou reduzido durante a PANDEMIA? Sabe como vai ficar a situação do seu 13° e das suas férias?

Bom, sem muitas delongas, vamos direto ao ponto!

Várias pessoas estão com a mesma dúvida: “assinei acordo de suspensão/redução e agora não sei como vão ficar as minhas férias e nem meu 13º salário”. A resposta pode te desapontar um pouquinho!

Olha, nós ainda não temos uma posição sólida quanto a isso. Como tudo no direito, a Lei 14020/2020 (antiga MP 936) deixou várias lacunas, várias perguntas sem respostas!

Vamos tratar primeiro do 13º salário. Na suspensão, acredito que não haverá tantas divergências, pois a lei que trata do 13º é clara ao dizer que será pago conforme o mês de serviço, ou seja, consideram-se apenas os meses trabalhados. (divida o valor total por 12 e conte apenas os meses trabalhados).

Na redução de jornada (há quem diga o contrário), na minha interpretação, se a pessoa trabalhou, ainda que de forma reduzida, ela faz jus ao recebimento integral do benefício, já que o 13º é pago considerando o salário base e não o salário “reduzido” em razão do momento em que estamos vivenciando hoje.

Quanto às férias, considerando a redução da jornada/salário, sigo a mesma linha de raciocínio do 13º (acima descrito), se o empregado está trabalhando, ainda que de maneira reduzida, faz jus ao pagamento/gozo integral das férias, afinal, enquanto trabalha, está adquirindo seu direito às férias como se fosse em qualquer época normal, não vejo, sinceramente, respaldo para haver diminuições.

Na suspensão do trabalho, há especialistas que defendem que o trabalhador não terá o direito integral das férias, nem do 13º! Bom, eu discordo!

Primeiramente, pelo BOM SENSO, que será o fator determinante que irá nos guiar pela interpretação dessa nova lei com vários “buracos” que abrem margem para as boas e más interpretações. E também considerando que no direito do trabalho sempre aderimos o que for mais benéfico para o trabalhador, defendo que as férias devem ser integralmente pagas e gozadas! Sim, atuo sempre na defesa do trabalhador! É certo que isso ainda será alvo de várias discussões nos tribunais e vamos precisar aguardar uma decisão jurisprudencial para nos apoiarmos em algo mais concreto. Muitas tem sido as mudanças no direito do trabalho durante a pandemia, está difícil de acompanhar todas elas não é? 

Sobre a autora
Brenda Shammai

Advogada especialista em Direito do Trabalho e em Marketing Digital em Belo Horizonte/MG. Autora do E-boook "Eu quero é cliente", que ensina advogados a utilizarem as redes sociais para prospectar clientes na advocacia. Idealizadora da plataforma DocJuris que disponibiliza modelos gratuitos de peças - à advogados e interessados -  para downloads. Produtora do Curso "Advogando com resultados" que estará disponível para compra a partir do mês de setembro/2021. Curso que dará norte aos jovens advogados, serão seus primeiros passos na advocacia. Me siga no Instagram @brendashammai Acesse nosso site www.shammaiadvocacia.com.br Acesse nossa plataforma www.docjuris.com.br Adquira o E-book que mais ensisa advogados a prospectar clientes no link https://pay.hotmart.com/Y53349310R?checkoutMode=10

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos