O Interesse dos filhos nas Ações de Família

22/10/2020 às 19:15
Leia nesta página:

Vocês sabiam que toda e qualquer ação de família que envolva menores os seus interesses devem sempre ser priorizados?

Quando nos encontramos em uma demanda de cunho familiarista, mais especialmente naquelas que envolvam a disputa pela guarda dos filhos, faz-se mister a tomada de atitudes, por ambas as partes, em prol do melhor interesse da criança, em resguardo a todos os seus direitos constitucionais.

A criança e o adolescente precisam ser colocados no foco da demanda, ante a sua vulnerabilidade psicoemocional, bem como a sua hipossuficiência face à gestão de suas vidas. Elas carecem dos cuidados diários, de formação educacional e amparo na saúde, seja através de seus pais ou de outro responsável, a fim de que possam se desenvolver como seres humanos, para que possam, no futuro de suas vidas, trilhar seus caminhos e exercer sua plena cidadania na maioridade.

Todavia, faz-se extremamente difícil delimitar o conceito relativo ao princípio do melhor interesse da criança, ante a sua imensa complexidade, haja vista os infinitos padrões comportamentais e valores ético-morais das famílias.

Não há como atribuir-se padrões acerca do que possa ser entendido como o melhor interesse da criança. Diante deste quadro, abre-se a possibilidade de adequação da norma, conforme as especificidades e imprevisibilidades de cada histórico familiar, podendo, ainda, sofrer variações sociais, culturais e axiológicas. Assim, para que a aplicação deste princípio atenda realmente aos interesses da criança, há de examinar-se as particularidades do caso concreto, em todas as suas possíveis facetas.

Devemos ter em mente que o princípio do melhor interesse da criança deve ser priorizado de maneira absoluta para que possa ser assegurado o seu direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao lazer, à dignidade e à liberdade, e principalmente, à convivência familiar plena, conforme preceitua o Estatuto da Criança e do Adolescente, em aplicação de nossa Constituição, calcada no princípio da dignidade da pessoa humana.

Outro princípio que deve ser observado, é o da plena consciência da condição da criança e do adolescente como sujeito de direitos, e como titulares destes direitos previstos em nosso ordenamento jurídico.

Ainda, deve ser respeitada a premissa de que a interpretação de toda norma legal deve ser voltada para a proteção integral e prioritária dos direitos dos quais as crianças e adolescentes sejam titulares, mesmo que a aplicação destes dispositivos configure, no caso concreto, uma contrariedade face os caprichos, interesses e desejos ego-centristas de seus pais.

Deve ser esclarecido as partes, ou seja, aos pais em litígio, que os reais objetivos dos processos de guarda, alimentos e convivência, devem, prioritária e absolutamente, atender, da melhor forma possível os interesses de seus filhos.

O mais importante de tudo para um casal, são os seus filhos! Estes devem, SEMPRE, ser a PRIORIDADE de toda e qualquer ação em Vara de Família. Se a separação é um processo doloroso e sofrido para os pais, quanto mais o é para os filhos, por conta da idade ainda não possuem maturidade para absorver os impactos emocionais e psicológicos da separação.

Faz-se necessário pôr as mágoas e os rancores de lado para que estes não se tornem armas terríveis, na maioria das vezes, de processos alienantes, com graves sequelas psicológicas para crianças e adolescentes!

Embora dissolvido o casamento, pelo divórcio, a família permanece e deve ser, sempre, no interesse dos filhos, que as ações do ex-casal deve se pautar.

No momento em que os pais compreenderem a magnitude do seu dever, na hora da separação, colocando os filhos em primeiro lugar, tudo se resolverá pelo modo mais eficaz, com o mínimo abalo emocional, e com a manutenção dos laços afetivos, os quais devem ser cultivados para todo o sempre.

 

Sobre a autora
Claudia Neves

Advogada. Pós-graduada em Direito das Mulheres e em Direito de Família e Sucessões, com atuação na área cível com ênfase na área de família, com seus reflexos patrimoniais e assessoria em contratos civis e comerciais, seja na celebração de negócios seja na defesa de interesses. Coordenadora Adjunta da Comissão da Mulher Advogada e membro da Comissão de Prerrogativas da OAB Santo Amaro (2019-2021). Instagram: @claudianeves.adv

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos