Os desafios do poder público para o combate do Covid 19

25/10/2020 às 16:43
Leia nesta página:

O presente artigo tem por escopo retratar de maneira muito sucinta alguns dos problemas enfrentados pelo setor público em decorrência da pandemia que se instaurou no mundo no ano de 2020

Os transtornos provocados pela disseminação do Covid-19 pelo mundo no ano de 2020 são inegáveis, e possuem uma enorme proporção. Certamente o mundo moderno não experimentou, até os dias de hoje, uma pandemia devastadora ao ponto de atingir todos os setores da sociedade, fazendo emergir a necessidade imediata do isolamento social e transformação de todos os hábitos da população. Não se pode ignorar que a contenção do problema constitui um enorme desafio, não somente para o poder público, e os profissionais da saúde, mas também para toda a coletividade, que sofre diariamente com os efeitos devastadores da sua ocorrência.

Nesse aspecto, é oportuno destacar que a atuação dos órgãos e entes públicos para o combate ao vírus é de extrema importância para que objetivo final seja alcançado, haja vista que a situação atual exige que políticas públicas sejam criadas voltadas ao tema a fim de reduzir os impactos da doença sobre a saúde, economia, educação, entre outros.

O número de infectados e mortos é crescente, e esse fato por si só já é um desafio a ser enfrentado pelo Estado, que possui a função de zelar pela saúde pública. Mas além disso, observa-se que a crise se estende também aos setores econômicos da sociedade, que em razão do isolamento social, ficou paralisado por algum tempo, reduzindo, portanto, a atividade produtiva e o consumo. O desdobramento disso afetou o índice de desemprego de maneira negativa, tornando necessário o dispêndio pelo governo de um valor mínimo para a subsistência básica daqueles mais afetados economicamente pela crise.

Os efeitos da pandemia, como dito alhures, impactou todos os setores da sociedade, e o poder público, que possui como função precípua a defesa dos interesses da coletividade, encontra diversos desafios para minimizar o impacto da doença, haja vista que, mesmo com a economia em recesso, precisa continuar investindo financeiramente em medidas para prevenção e combate ao vírus. 

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Trata-se de uma redação elaborada em um processo seletivo para uma vaga de estágio ofertada pela Procuradoria Municipal da cidade de Itirapina, SP.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos