Considerações sobre o assédio moral no direito do trabalho no Brasil.

25/10/2020 às 17:53
Leia nesta página:

O texto aborda sobre o assédio moral nas relações laborais e a legislação brasileira aplicável. Enfim, mais uma vez roga-se a defesa da própria dignidade humana, contando com farta fundamentação jurisprudencial.

A efetiva proteção de quem trabalha em geral, sejam empregados ou não, autônomos, eventuais e avulsos contra os atos que configurem agressão moral e assédio sexual revela uma exigência que tem pôr fim a plena defesa da própria dignidade humana. O tema já conta com farta fundamentação jurisprudencial.

 

Analisando na esfera dogmática conceitua-se o assédio moral como prática constante de atos de perseguição, coação, humilhação ou atitudes afins com o objetivo de minar a resistência psicológica do(a) trabalhador(a), menosprezando-o, e levando-o a estado de depressão ou de tristeza profunda, comprometendo seu rendimento profissional, moral e até físico.

 

 

Cumpre ainda sublinhar que existe requisito indispensável à caracterização de assédio moral, a intencionalidade dos atos praticados, o animus do agente, que é o elemento subjetivo, ou seja, o firme propósito de humilhar a vítima, aspecto que não pode ser relegado a segundo palno, quando é, em verdade, um elemento essencial do tipo. 

 

Assim, é toda consistência a afirmação de que jamais o assédio se configurará sem que o assediador tenha plena ciência de seus atos. Poderá até desconhecer algumas das suas consequências ou todas estas, mas nunca ignorar que sua conduta é irregular e, talvez em um futuro próximo, até mesmo criminosa.

Sobre a autora
Gisele Leite

Gisele Leite, professora universitária há quatro décadas. Mestre e Doutora em Direito. Mestre em Filosofia. Pesquisadora-Chefe do Instituto Nacional de Pesquisas Jurídicas. Possui 29 obras jurídicas publicadas. Articulista e colunista dos sites e das revistas jurídicas como Jurid, Portal Investidura, Lex Magister, Revista Síntese, Revista Jures, JusBrasil e Jus.com.br, Editora Plenum e Ucho.Info.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos