Sonho da casa própria pode virar pesadelo. Como se proteger?

02/11/2020 às 16:57
Leia nesta página:

Nem tudo que reluz é ouro. Falsos anúncios vendem bens muito fora do preço de mercado. Tome cuidado!

Infelizmente, são frequentes os relatos de golpes sofridos por famílias que economizaram por vários anos, abriram mão de conforto e de alguns bens pessoais, e que apenas queriam realizar o sonho de comprar uma casa própria, um apartamento ou mudar para um lugar com mais espaço.

O caso mais notório recente diz respeito a uma família do interior de São Paulo que vendeu o imóvel que tinha para realizar o sonho de viver no litoral e investir em um pequeno hostel. O sonho virou pesadelo depois que o negociador exigiu o depósito antecipado e desapareceu. Aqui tem um resumo do caso.

Felizmente, após uma vaquinha online, a família conseguiu recuperar o dinheiro perdido com a doação de outros brasileiros.

Casos iguais a este se repetem diariamente, em menores ou maiores proporções. Os golpistas aproveitam a fragilidade das pessoas e inovam em suas práticas criminosas.

Este tipo de ação não está restrita a indivíduos isolados e também é praticada por empresas e falsas construtoras. Os casos na Justiça só comprovam que existe um desejo maior por golpes envolvendo a venda de casas e apartamentos, talvez por conta dos valores elevados da negociação.

Por isso, é necessário ficar atento a alguns cuidados nesta operação. Abaixo cito algumas dicas para te ajudar a não transformar o seu sonho em pesadelo.

Desconfie sempre e exija contrato em cartório

Você está interessado em comprar um imóvel e deve saber que as suas ações online são rastreadas por terceiros, como são os casos do Google e do Facebook. Estas empresas usam essa sua intenção de compra para vender publicidade.

Desta forma, qualquer pessoa em território nacional ou no exterior pode veicular uma campanha publicitária específica para chegar até você, seja com boas ou más intenções.

Neste caso, uma dica básica é verificar se o anúncio é particular ou pertence a uma imobiliária. Se for de empresa, avalie se ela tem um site .com.br e também como está a reputação online dela. Se tiver muita reclamação recente, caia fora.

Se for pessoa física, desconfie sempre de preços fora do mercado e falsas promessas. Trate a operação como um negócio, de forma séria. Peça dados do registro do imóvel e verifique a existência de multas ou impostos na prefeitura local.

Um cuidado que você precisa ter é a respeito de informações que compartilha em redes sociais e grupos online sobre o interesse em comprar um imóvel. Ao fazer isso, as quadrilhas monitoram seu interesse para consigam apresentar aquele produto dos sonhos.

Geralmente as propostas são tentadoras, com preço muito fora do padrão do mercado e com exigência de negociação rápida, pois existem outros interessados. Os golpistas contam com boas argumentações para te levar a acreditar que o negócio é imperdível.

Neste caso, tenha controle emocional e avalie em imobiliárias da região qual é o preço médio dos imóveis vendidos. Seja prudente, nada de meter os pés pelas mãos!

Uma boa prática para avaliar a intenção do vendedor é dizer que a compra será financiada, sendo necessário escritura e registro na prefeitura para que o banco a compra. Logo, se a pessoa do outro lado estiver com más intenções, ela irá declinar da operação.

Outra coisa muito comum neste tipo de abordagem é exigir o pagamento de uma parte antecipada como garantia. Protege ele, mas e quem irá te proteger? Somente faça este tipo de pagamento após aval de um corretor ou advogado que esteja te acompanhando na negociação.

Toda operação de compra e venda de imóveis deve ser acompanhada por um advogado ou corretor. Estes, geralmente, cobram o valor de 6% da negociação como honorários.

Este tipo de ação serve para resguardar vendedor e comprador dos riscos que envolvem a operação e evitar possíveis fraudes. Parece muito, mas é uma espécie de seguro sobre o seu investimento e vai garantir que você tenha acesso a todas as informações da casa ou apartamento que você está comprando, além de assegurar que um contrato legal será redigido entre as partes.

Tenha em mente que existem diversas vantagens de investir em imóveis, mas todas elas devem ser precedidas de segurança jurídica. Logo, se você não é ou nunca trabalhou em áreas do direito imobiliário ou mesmo em corretagem de imóveis, peça orientação profissional para fazer bons negócios.

Sobre o autor
Mayk Souza

Colaborador e editor em seolovers.com.br , risw.com.br e oirio.com.br

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos