Resenha Crítica do documentário “Tudo é Remix”.

11/11/2020 às 11:51
Leia nesta página:

Resenha Crítica do documentário “Tudo é Remix”, interpretado à luz do Direito da Propriedade Intelectual.

Resenha Crítica do documentário “Tudo é Remix”, por Raphael Felipe Machado Campos. Direito UNDB 9AN, noturno.


 

É precioso contextualizar, inicialmente, a sociedade em que vivemos hoje e seu lugar no mundo das ideias, isso pois, quanto mais avançamos como coletividade – nos mais diversos setores, como entretenimento, indústria etc. –, mais difícil se torna o ato de ter uma ideia original.

Isso ocorre pois, com o passar das décadas, inúmeras são as pessoas que nos antecederam e grandes são as chances de dentre elas, existirem aquelas que despertaram interesse pelas mesmas coisas que seus sucessores – décadas a frente – também teriam. Assim, inicia-se o campo em comum, no qual pessoas distintas, em tempos distintos, poderiam ter tido a mesma ideia e ter desenvolvido o mesmo trabalho.

Porém, no mundo da propriedade intelectual, as coisas não encontram desfecho dessa forma. Se uma pessoa hoje desenvolve uma ideia que já foi pensada e executada há décadas atrás, não há como atribuir à essa pessoa a originalidade, tampouco autoria.

De uma análise detida do documentário assistido (Tudo é um Remix – Everything is a remix), perceber-se-á que é a partir desse exato exemplo que é contada a história da banda de Rock Clássico Led Zeppelin. Segundo conta o narrador, o fato é que os compositores, especialmente Jimmy Page e Robert Plant, “inspiravam-se” em outras músicas anteriores à sua época e não alteravam o suficiente para que pudesse lhes serem atribuído total autoria sobre as músicas.

Ocorre que a situação não é assim tão preta e branca, isto é, suficientemente simples para atribuir também à Page e Plant a alcunha de copiadores, isso pois é um desafio demasiadamente difícil de superar o ato de produzir músicas, ideias no geral, que não se assemelhem ou se vinculem a qualquer conteúdo já exposto mundo afora – em toda sua história e idade.

O avanço, o presente, o futuro, devido a isso, são inerentemente ligados – sempre – ao passado. Toda ideia tida hoje, nesse exato momento em que se escreve esta resenha, ou no momento em que é lido por outrem, de alguma forma se conecta a outras ideias e outros pensamentos já lançados na coletividade em algum momento da história.

Nesse ponto, pode-se até citar a famosa Lei de Lavoisier, veja-se: “Na natureza, nada se cria e nada se perde, tudo se transforma”.

Chega a ser incrível o quanto essa lei se amolda à seara da Propriedade Intelectual, haja vista que é exatamente essa a ordem natural das ideias e das criações no mundo da propriedade. Tal foi o caminho trilhado pela banda Led Zeppelin, assim como inúmeros outros, como brilhantemente ilustra o documentário assistido.

Ainda à égide dessa perspectiva, é válido citar a célebre frase do filósofo grego Parménides, que diz, de maneira simples: “nada surge do nada”, também traduzindo com precisão o contexto aqui delineado.

Trocando em miúdos, o contexto, tal qual exposto ao fim, ilustra uma sociedade na qual as ideias são tidas como propriedades e os indivíduos em coletividade, no geral, tendem a agir com protecionismos para com as suas propriedades.

Assim, se eu penso que certa ideia me pertence e o meu país, meu ordenamento jurídico, me incentiva e me apoia a proteger essas ideias, afastando-a dos demais, menos espaço criativo sobra para que alguém desenvolva uma verdadeira ideia nova, isto é, jamais pensada ou totalmente dessemelhante das já tidas.

À visto de todo esse contexto que aqui foi melhor explicitado, é imperioso asseverar que este não é o intuito do direito autoral, nem jamais foi. O próprio documentário, em certo ponto, relembra que o ato de direitos autorais de 1790 é intitulado “um ato para encorajar a aprendizagem”, enquanto que o de patentes é “promover o progresso das artes úteis”.

Portanto, e por fim, para que alcancemos a dita evolução social, é preciso abandonar o viés territorialista que hoje paira sobre o direito da propriedade intelectual, é preciso buscar, na origem, o verdadeiro animus da matéria, é preciso incentivar o crescimento intelectual, a aprendizagem e o progresso; e estes só serão alcançados a partir do conjunto de todo conhecimento já produzido até hoje, utilizando concomitância.

Se a evolução social é uma escada, cujo topo é ocupado pela melhor versão possível da nossa sociedade, na qual todos os nossos atuais problemas foram resolvidos, cada degrau é uma ideia já tida que precisamos subir, e os degraus mais acima só serão alcançados a partir do uso dos primeiros.

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos