Reforma trabalhista: o trabalhador autônomo e a teoria da subordinação estrutural.

16/11/2020 às 11:16
Leia nesta página:

Diante do atual contexto econômico e trabalhista, muitas pessoas encontram-se numa zona de incerteza jurídica, isto é, não possuem a liberdade de um trabalhador autônomo e tampouco o reconhecimento de um vínculo formal de emprego.

Introdução

Na semana passada a 4ª Câmara do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) não reconheceu o vínculo de emprego entre um motoboy e uma empresária que preparava e vendia marmitas de sua própria casa, em Florianópolis.

 

Em seu depoimento, o entregador relatou que trabalhou por dez meses para a empresária, a qual contratava o serviço de outros motoboys. Ele conta que atuava de segunda a sábado e por dia fazia cerca de 15 deslocamentos, por isso recebia um valor fixo de R$ 70 por dia e uma parcela variável de R$ 3,50 por entrega.

No final do ano passado, as entregas pararam quando a empresária decidiu acabar com a atividade.

No julgamento de primeiro grau, a 7ª Vara do Trabalho de Florianópolis acabou por reconhecer o vínculo destacando que o entregador não só recebia ordens diretas da empresária como também tinha sua atividade regulada pela própria dinâmica do negócio, o que se chama de subordinação estrutural. No entendimento do juízo, esse fenômeno exige uma reinterpretação das normas da CLT, a qual foi originalmente concebida para regular o trabalho nas fábricas.

 

Teve pedido de recurso, e a 4ª Câmara do TRT-SC resolveu reformar a decisão de primeiro grau, dessa forma concluiu pela ausência do vínculo de emprego. No entendimento do colegiado, o fato do entregador poder escolher os dias em que iria trabalhar e ser substituído por outros motoboys, afasta a presunção de subordinação e pessoalidade na prestação do serviço.

 

O desembargador e relator do recurso, Gracio Petrone, ressaltou que "o autor afirmou que optou por não trabalhar aos sábados quando caiu o movimento, demonstrando a sua autonomia".

 

Ainda no entendimento do relator, não existiria qualquer irregularidade na terceirização das entregas, tendo em vista que a mudança legislativa de 2017 reconheceu a possibilidade de terceirização na atividade-fim das empresas. 

 

Trabalhador autônomo – Lei Federal n.º 13.467/2017

A figura do trabalhador autônomo está prevista no art. 442-B da CLT, in verbis:

 Art. 442-B.  A contratação do autônomo, cumpridas por este todas as formalidades legais, com ou sem exclusividade, de forma contínua ou não, afasta a qualidade de empregado prevista no art. 3o desta Consolidação.              (Incluído pela Lei nº 13.467, de 2017)

 

O trabalhador autônomo é aquele que dirige a sua própria atividade, não se subordinando ao tomador dos seus serviços. Ou seja, tem a liberdade para escolher onde, para quem e de que forma trabalhar.

Portanto, o trabalhador autônomo “seria o patrão de si mesmo”, sendo o “o senhor de sua própria atividade”, assumindo os riscos da atividade que desempenha.

É de se ver ainda que, no trabalho autônomo, é o próprio trabalhador quem fixa o preço de seu serviço, inexistindo uma jornada pré-determinada de trabalho, bem como ao fato de o trabalhador não estar inserido na dinâmica produtiva empresarial do tomador de serviços.

Nunca é demais lembrar que a finalidade da Reforma Trabalhista (Lei n.º 13.467/2017) foi a de facilitar a contratação do trabalho autônomo e dificultar a configuração do vínculo de emprego.

Apesar disso, é de se notar que o novo texto do art. 442 – B, CLT não tem o condão de excluir a aplicação dos artigos 2º e 3º da CLT quando – no caso concreto – houver a comprovação de subordinação e pessoalidade do obreiro, haja vista o princípio da primazia da realidade e a cláusula geral antifraude trabalhista (art.9º da CLT).

Além do mais, o Direito Laboral deve ter como filtro hermenêutico os princípios fundamentais da República previstos no art. 1º, III e IV da Constituição que asseguram como valores importantes a dignidade da pessoa humana e os valores sociais do trabalho, sem olvidar, é claro, aos demais direitos sociais dos trabalhadores previstos no arts. 6º e 7º de nossa Carta Magna.

 

 A Teoria da subordinação integrativa

A Teoria da subordinação integrativa está inspirada nos direitos espanhol e alemão, através da qual o ponto central para a análise da existência de uma relação de emprego está  na distribuição dos riscos do negócio (princípio da alteridade – art. 2º, CLT).

Noutras palavras, o foco para identificar uma relação de emprego não está em analisar apenas existência de “ordens diretas” dadas pelo patrão ao seu empregado, mas sim verificar a inserção estrutural do trabalhador na dinâmica produtiva do tomador de seus serviços, independentemente de receber (ou não) ordens diretas, desde que inseridos, estruturalmente, na dinâmica de organização e produção do empregador.

Assim, a subordinação integrativa se faz presente quando a prestação de trabalho integra as atividades do empregador e o obreiro não assume verdadeiramente os riscos de perdas ou de ganhos, ou seja, o trabalhador não é proprietário dos frutos de seu trabalho que pertencem à organização produtiva alheia para a qual presta a sua atividade.

Conclusão

Com o atual cenário de evolução tecnológica, muitos postos de trabalho serão extintos e outros serão criados. De fato, será um desafio enquadrar qual o regime jurídico de alguns trabalhadores como verdadeiramente autônomos ou empregados - que, apesar da aparente “independência”, encontram-se inseridos estruturalmente na dinâmica e na cadeia produtiva do empregador.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

 

Sobre o autor
Fernando Magalhães Costa

Autor do PODCAST_Fernando Magalhães: https://bit.ly/fernandomagalhaes. Servidor público federal, Analista Judiciário do TRT da 2ª Região. 2006/2012 - servidor público federal, Técnico Judiciário do TRE-SP. Atuação como Assessor Jurídico Substituto da Presidência na área de Licitações e Contratos. Membro da Comissão Permanente de Licitações e da Equipe de Apoio ao Pregão. Gestor de Contratos. 2001 - Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Lotação: Departamento de Contas Nacionais.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos