Obrigação do Alistamento e Voto

Alistamento e Voto.

18/11/2020 às 11:24
Leia nesta página:

Este artigo tem por objetivo explicar sobre a obrigatoriedade do Alistamento Eleitoral e do Voto.

Obrigatoriedade do Alistamento Eleitoral e do Voto.

 

 

Camila Gonçalves Oliveira

 

 

 

 

 

Este artigo tem por objetivo explicar sobre a obrigatoriedade do Alistamento Eleitoral e do Voto.

O Alistamento eleitoral é ato de inscrever – se como eleitor pela primeira vez. É um ato personalíssimo e não se admite inscrição por procuração.

Devem se inscrever os brasileiros natos ou naturalizados maiores de dezesseis anos, e também os portugueses com residência permanente no Brasil, em virtude de reciprocidade, nos termos do Decreto Nº3.927/2001, em que regulamentou o Estatuto da igualdade.

Sendo um dos verbetes o Alistamento eleitoral consta no Glossário Eleitoral Brasileiro, serviço disponível para cidadão no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Tratando de um procedimento administrativo cartorário, o alistamento é a primeira fase compreendendo dois atos inconfundíveis: a qualificação e a inscrição do eleitor. A qualificação é a prova de que o cidadão satisfaz as exigências legais para exercer o direito de voto, enquanto que a inscrição eleitoral, que permite a cidadão obter o título de eleitor, faz com que ele passe a integrar o Cadastro Nacional de Eleitores da Justiça Eleitoral.

Não podem alistar- se como eleitores os estrangeiros e, durante o período do serviço militar obrigatório, os conscritos ( Art.14§2º, CR). Conscritos são aqueles que estejam prestando serviço militar obrigatório, os alunos dos órgãos de formação de reserva, os médicos, odontológicos, farmacêuticos e veterinários que estejam prestando serviço militar inicial obrigatório, enquanto durar, ainda que tenham sido alistados antes da matrícula ou convocação (RESOLUÇÃO TSE Nº 15.850/89).

Sendo obrigatório o voto e o alistamento para maiores de dezoito anos e facultativo para analfabetos, os maiores de setenta anos e maiores de dezesseis anos e menores de 18 anos (art 14,§1º, CF).

 

                   Em ano eleitoral poderão inscrever-se eleitores os menores que venham completar dezesseis anos até a data da eleição, inclusive, desde que efetue sua inscrição dentro do prazo estabelecido por lei, que é de 150 dias antes do pleito.

                  O ato de alistar-se pode se da a qualquer tempo. Exceção é o período compreendido nos 150 dias que antecedem ao primeiro turno do pleito (Art. 91 da Lei Nº 9.504/97).

                    Para a inscrição, o alistando deverá apresentar documento oficial do qual se infira a nacionalidade brasileira (Art. 5, § 2º, da Lei Nº 7.444/85 e Art. 44, § 2º, do CE).

                     Há particularidade quanto aos indígenas bem como quanto aos alistandos de origem cigana. Aqueles, se integrados, estão obrigados ao alistamento eleitoral e ao voto, observando-se a facultatividade quanto aos analfabetos, maiores de setenta anos e aos menores de dezoito e maiores de dezesseis anos (Resolução TSE Nº 20.806/01). A condição de integrado ou não e a declaração de residência, serão fornecidas pelo órgão de assistência aos indígenas. Estes, caso não possuam moradia ou residência fixa, deverão fazer o alistamento no domicílio em que se encontrar (Art. 42, parágrafo único, do CE).

 

Referências Bibliográficas

http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2019/Marco/voce-sabe-o-que-e-alistamento-eleitoral-o-glossario-eleitoral-brasileiro-esclarece

 

https://www.algosobre.com.br/interesse-publico/alistamento-eleitoral.html

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos