Como funciona a garantia de um veículo zero?

27/11/2020 às 14:48
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Diversos erros de uso de um carro por parte do proprietário podem levar a perda da garantia da montadora. Entenda melhor essa situação!

A compra de um carro 0km é sonho de milhares de pessoas que juntam suas economias por vários meses para realizar esse objetivo. Sendo a aquisição feita à vista ou financiada, vários cuidados são necessários para preservação das garantias da montadora.

Por exemplo, o Código de Defesa do Consumidor (CDC), homologado pela lei nº 8078, garante ao cliente um direito imediato de garantia de 90 dias para bens duráveis, categoria em que são classificados os veículos.

Porém, a garantia de um veículo zero não termina quando são passados 90 dias da compra, ela é efetiva, principalmente, para possíveis defeitos de fabricação que só são constatados com o uso do carro.

A segunda garantia de um veículo zero é oferecida pela montadora como uma forma de atestado sobre a qualidade dos produtos vendidos. Logo, por não ser uma norma obrigatória, cada fabricante tem sua própria política de garantia e também justificativas para a perda dela.

Essa garantia maior costuma cobrir câmbio, motor e lataria dos veículos. Por exemplo, a Ford e Fiat oferece três anos, a KIA cinco anos e a chinesa JAC Motors, como forma de marketing, chegou oferecendo SEIS anos.

O comprador precisa acompanhar o manual do proprietário para verificar as regras de manutenção do benefícios, já que o descumprimento delas acarretará na perda da garantia do veículo zero km.

O que provoca a perda da garantia do carro 0km?

Como comentado, o manual do proprietário apresenta de forma clara e objetiva todas as possibilidades cobertas pela montadora e cuidados que o dono precisa ter com o carro.

Para ajudar a compreender estas situações, reunimos algumas das principais situações que ocasionam na suspensão do benefício pelas montadoras. Confira! 

Falta de manutenção

Deixar de fazer as revisões do veículo nas datas programadas e também as trocas de óleo e outros itens periódicos podem acarretar na perda do benefício.

Algumas montadoras são bem rígidas sobre isso, inclusive, deixando claro que as revisões e trocas de óleo feitas fora da concessionária levam ao cancelamento da garantia.

Combustível adulterado

Não é segredo para ninguém que o valor do combustível é muito alto, principalmente nas cidades do interior do país. Para quem anda pelas rodovias, é mais difícil ainda manter um padrão de abastecimento em locais de confiança.

A péssima qualidade do combustível pode danificar diversos componentes e o motorista precisa ficar atento, já que muitas montadoras não cobrem esse tipo de problema.

Excesso de carga

Os carros de passeio contam com um limite de passageiros e de cargas. Dirigir com excesso de pessoas e de peso vai causar diversos problemas, principalmente na suspensão do veículo.

Se constatado o mal uso, a montadora vai cancelar a garantia do seu carro. Tome cuidado!

O mesmo acontece com o reboque de outros veículos. Algumas montadoras, inclusive, suspendem a garantia apenas pela constatação da instalação do engate de reboque.

Instalação de itens não homologados

Você precisa saber que cada novo veículo passa por uma série de testes para comprovar a sua qualidade e, inclusive, segurança dos ocupantes. Nestes laudos são validados todos os componentes.

Quando uma empresa coloca um novo acessório no mercado, ela valida junto às montadoras e faz uma série de testes para que ele não comprometa o desempenho ou segurança dos ocupantes e de pessoas externas ao veículo.

Ao comprar um acessório para personalizar o seu carro zero km, avalie a existência de certificados de garantia e também a homologação junto à fabricante do seu veículo.

Evite instalar equipamentos que não tenham passado por esse processo. Primeiro, eles podem ter um consumo excessivo de energia, danificando o sistema elétrico do veículo. Segundo motivo é que não se sabe ainda o real impacto dele na segurança das pessoas. Por fim, o terceiro motivo é que este novo componente, baratinho, pode comprometer a garantia do seu veículo.

Estas razões acima são suficientes para que você não tome atitudes sem pensar e avalie com cuidado qualquer personalização que for fazer.

Lembre-se que, além das montadoras, a seguradora do veículo pode também constatar que o carro foi usado de uma forma não indicada e se negar a cobrir algum problema que venha a ser ocasionado, gerando mais desgaste ainda para você.

Garantia de pneus?

Um dos itens que mais podem dar dor de cabeça aos motoristas é o pneu. Você pode sair agora da concessionária e passar por um buraco ou mesmo por um prego e furá-lo. Este inconveniente não costuma ser coberto pelas garantias padrões das montadoras.

Algumas empresas de pneu fornecem seguros com cobertura total durante a vida útil da peça. Vale você avaliar se a sua seguradora do veículo cobre ou oferece algum serviço de apoio para situações em que o pneu seja danificado.

As situações em que a peça é coberta pela garantia da montadora envolvem falhas de fabricação constatadas dentro do prazo estabelecido no CDC ou ainda os períodos de recall que podem indicar alguma situação que envolva risco ao veículo ou aos ocupantes.

Sobre o autor
Mayk Souza

Colaborador e editor em seolovers.com.br , risw.com.br e oirio.com.br

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