As mídias sociais para advogados

01/12/2020 às 17:25
Leia nesta página:

Aprenda a como se comportar nas redes sociais

Embora o direito seja uma profissão muito tradicional e que pode parecer contrária a muitas inovações, a implementação de novas tecnologias pode dar uma enorme contribuição ao fluxo de trabalho.

Do ponto de vista das agências governamentais, o relacionamento entre lei e tecnologia também trouxe grandes mudanças. Desde o final de 2006, a Lei n.º 11.419 divulgou a implementação de procedimentos judiciais eletrônicos.

Dessa forma, advogados têm a possibilidade de acessar as plataformas e sites vinculados ao judiciário e executar os procedimentos necessários com praticidade, evitando a necessidade de viajar e a impressão desnecessária de documentos.

Todo o campo jurídico está passando por um processo de inovação, que exigirá que advogados com boa adaptabilidade e visão estratégica sigam ativamente as mudanças e transformem novas soluções tecnológicas em fortes aliados.

Com isso, entra as redes sociais, que são ferramentas complementares na estratégia usada para estabelecer e gerenciar relacionamentos. Se usadas corretamente, podem agregar valor à imagem e à reputação de um advogado, expandir sua rede de relacionamentos e criar efeitos residuais na atração de pessoas.

Tendo em mente que a advocacia se baseia em bons relacionamentos, podemos assumir que as redes sociais, podem colaborar efetivamente na construção de ‘marketing’ pessoal e oportunidades para atrair clientes. No entanto, essas operações nas mídias sociais devem sempre ser acompanhadas de postura profissional.

Para estabelecer um impacto no desempenho da empresa, o Provimento 94/2000 e o Código de Ética deixam muito claro que qualquer serviço relacionado a publicidade deve ser com prudência, cautela e puramente com o objetivo de fornecer informações.

Vale lembrar de nunca fornecer aconselhamento através de redes sociais, além da inconsistência com o conteúdo fornecido pelo Código de Ética, isso também tornará impossível para os advogados estabelecerem relação de profundidade adequada com os clientes.

É crescente a relação entre Direito e tecnologia. Implicando em uma boa relação jurídica sem esquecer de valorizar o profissional, que é a pessoa envolvida no caso concreto, humanizando todo o sistema.

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos