Obrigações Legais da Empresa em Acidentes do Trabalho e Reconhecimento de Garantia no Emprego após Alta do INSS

07/12/2020 às 21:17
Leia nesta página:

Inicialmente, a empregadora por cautela e responsabilidade social deverá realizar investigação interna acerca de todas as circunstâncias e peculiaridades que desencadearam e permearam a ocorrência do acidente, identificando, assim, as suas causas-raiz.

Primeiramente de se esclarecer que a empresa empregadora por cautela e responsabilidade social deverá realizar investigação interna acerca de todas as circunstâncias e peculiaridades que desencadearam e permearam a ocorrência do referido acidente, identificando, assim, as suas causas-raiz e assim, procedendo às medidas de segurança, medicina e ergonomia aptas a eliminar os riscos ocupacionais identificados, incluindo, ainda, recomendável análise de possível culpa concorrente (ou ainda, exclusiva) do empregado em referido infortúnio.

Ato contínuo, a empresa deverá comunicar a Previdência Social e emitir a competente CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho) até o primeiro dia útil subsequente à ocorrência do mencionado acidente e, imediatamente se houver falecimento, sob pena de multa nos termos do artigo 22 da Lei nº 8.213/91. De esclarecer, portanto, que tanto a empresa como o empregador doméstico devem comunicar a autoridade competente, sob pena de cominação de multa variável entre o limite mínimo e máximo do salário de contribuição, aumentada em reincidência, sendo imposta e executada pela Previdência Social. 

Ainda, após submeter o empregado à análise clínica de suas condições físicas, psicológicas e de aptidão ao labor, deverá afastá-lo de suas atividades ocupacionais, de modo que, se este necessitar ficar afastado por até 15 (quinze) dias, a empresa será responsável pelo custeio de sua regular remuneração, inclusive, procedendo aos devidos depósitos fundiários junto à conta vinculada na CEF (Caixa Econômica Federal), bem como, contabilizando este tempo de afastamento para fins de concessão de aposentadoria, justamente em razão de mencionado afastamento estar intimamente relacionado a acidente do trabalho (típico/tipo) denominado “B-91”, a priori de culpa da empresa.

Assim, após transcorridos os mencionados 15 dias de afastamento, acaso ainda o segurado encontre-se incapacitado para retornar ao trabalho, a empresa deverá encaminhá-lo ao INSS, que será o responsável em pagar-lhe o benefício do auxílio por incapacidade temporária acidentário.

Todo o aqui exposto possui guarida legal nos artigos 22, “caput”, 55, II, 59, 60, “caput” e parágrafos 1º, 3º, 4º, 10º, 61 e 63, “caput” e parágrafo único, todos da Lei nº 8.213/91.

Outrossim, a legislação previdenciária de benefícios (Lei nº 8.213/91) prevê em seu artigo 118 a garantia (manutenção) no emprego do segurado por 12 (doze) meses após a cessação do auxílio por incapacidade temporária acidentário, independentemente da percepção e gozo de auxílio-acidente.

Também, o segurado poderá vir a obter gozo de aposentadoria por incapacidade permanente, nos ditames dos artigos 42, “caput” e parágrafo 1º e 43, “caput” e parágrafos 1º, 2º, e 4º, de mencionada Lei.

Ainda, é possível que o segurado após a cessação do auxílio por incapacidade temporária, venha a usufruir do auxílio-acidente, diante da consolidação de suas lesões, gerando-lhe redução de sua capacidade laborativa, conforme bem previsto no artigo 86, “caput” e parágrafo 2º da Lei de Benefícios.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

<https://alestrazzi.jusbrasil.com.br/artigos/840368316/o-periodo-de-recebimento-do-auxilio-doenca-conta-como-carencia-para-a-aposentadoria-do-inss>.

<https://previdenciarista.com/blog/auxilio-acidente/>.

<https://alestrazzi.jusbrasil.com.br/artigos/851870744/conheca-o-novo-auxilio-doenca-do-inss-o-auxilio-por-incapacidade-temporaria>.

<https://salariadvogados.com.br/aposentadoria-por-incapacidade-permanente/>.

Sobre o autor
Lucas Ballardini Beraldo

Advogado Empresarial, Trabalhista e Previdenciário, Especializado em Governança Corporativa e Executiva Ética, Avaliação e Gestão de Riscos e Compliance pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV), pela Escola Superior de Advocacia de São Paulo (ESA OAB/SP) e pela Legal, Ethics & Compliance (LEC), com Consolidada Atuação Corporativa - Consultiva e Contenciosa no Segmento Automotivo. Graduado em 2015 pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo/SP. Pós-graduado em 2018 pela Faculdade IBMEC São Paulo e Instituto Damásio de Direito, com Especialização em Direito e Processo do Trabalho. Pós-graduando em Direito Civil e Empresarial, em Direito Tributário e em Direito Previdenciário e Processo Previdenciário pela Faculdade IBMEC São Paulo e Instituto Damásio de Direito, com dupla certificação (internacional) pela Universidade de Santiago de Compostela/ESPANHA, com conclusão em 2021.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos