Em um divórcio litigioso, aquele onde as partes não conseguem chegar a um acordo, é comum que ocorra um grande desgaste emocional, resultando em perda da paciência e muitas vezes, estado de desespero.
Certamente, o tempo para resolução de um divórcio litigioso é muito maior do que em um divórcio consensual, podendo levar anos até que o casal tenha uma resolução definitiva.
É importante destacar que não há um tempo mínimo ou máximo para a finalização da ação de divórcio litigioso, entretanto, dependendo da discussão, o tempo pode variar em média de 2 a 5 anos.
Já imaginou viver 5 anos discutindo com um ex companheiro? É muito tempo!
Os efeitos da demora de um divórcio litigioso também dizem respeito aos possíveis prejuízos financeiros decorrentes da disputa judicial. Isso porque, muitas vezes o patrimônio é arruinado por quem fica na administração deste, tudo com o intuito de deixar o outro “sem nada”.
As consequências financeiras também podem ser decorrentes das próprias custas com o processo judicial, afinal de contas, quanto mais complexa e longa for a ação, maiores serão os gatos com despesas processuais e honorários advocatícios.
Por fim, é importante destacar que um divórcio conturbado, é marcado por brigas desnecessárias, e gera uma exposição da intimidade do ex casal e de seus familiares, resultando em sentimentos como culpa, raiva, estresse e falta de habilidade para enfrentar a situação.
Com certeza, a briga nunca é o melhor caminho!
Pelo contrário, as discussões só causam mais transtornos e acabam prolongando um processo que poderia ser solucionado de maneira rápida e eficaz.
Em todo caso, busque o diálogo e fale com o seu advogado para esclarecimentos, há muitas ferramentas disponíveis para viabilizar um acerto.
Se quiser saber mais sobre divórcio e separação, clique aqui e acesse nosso guia completo!