Meu parente faleceu e deixou apenas um veículo, preciso fazer inventário?

Saiba se é necessário fazer inventário de veículo deixado pelo falecido.

02/01/2021 às 18:58

Resumo:


  • O inventário é o processo de transmissão dos bens de uma pessoa falecida para seus herdeiros, definindo a parte de cada um.

  • Após o inventário, os herdeiros têm legitimidade para assinar como proprietários dos bens herdados.

  • Existem casos em que é possível dispensar o inventário, como para valores devidos por empregadores aos empregados e restituições de impostos, mas a obrigatoriedade persiste para veículos.

Resumo criado por JUSTICIA, o assistente de inteligência artificial do Jus.

Se o seu parente falecido deixou como herança apenas um veículo, saiba que é necessário fazer o inventário.

Certamente, essa é uma das perguntas que mais respondo quando o assunto é inventário. E não é para menos! O assunto, além de não fazer parte do dia a dia das pessoas, tem-se, naturalmente, uma resistência.

A morte da pessoa gera consequências no mundo jurídico e uma dela é a sucessão com transmissão dos bens (móveis ou imóveis) deixados pelo “de cujus” aos seus herdeiros. Esse é o teor do artigo 1.784, do código civil. Vejamos:

Art. 1.784. Aberta a sucessão, a herança transmite-se, desde logo, aos herdeiros legítimos e testamentários.

Contudo, ainda que ocorra, naturalmente, em razão da morte, a transmissão da propriedade dos bens, é por meio do inventário e da partilha que se formaliza, no mundo jurídico.

O inventário é o meio pelo qual se apresenta os bens, os herdeiros e as dívidas deixadas pelo falecido para que, então, seja definido o quinhão de cada herdeiro.

Em termos práticos, é após o inventário que o(s) herdeiro(s) possuirá(ão) legitimidade para assinar como proprietário de determinado bem.

Existem alguns casos que permitem que os herdeiros requeiram ao juiz o alvará de levantamento, dispensando o inventário, bem como os casos descritos nos artigos 1º e 2º, da Lei nº 6.858/80:

“Art. 1º - Os valores devidos pelos empregadores aos empregados e os montantes das contas individuais do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e do Fundo de Participação PIS-PASEP, não recebidos em vida pelos respectivos titulares, serão pagos, em quotas iguais, aos dependentes habilitados perante a Previdência Social ou na forma da legislação específica dos servidores civis e militares, e, na sua falta, aos sucessores previstos na lei civil, indicados em alvará judicial, independentemente de inventário ou arrolamento.

Art. 2º - O disposto nesta Lei se aplica às restituições relativas ao Imposto de Renda e outros tributos, recolhidos por pessoa física, e, não existindo outros bens sujeitos a inventário, aos saldos bancários e de contas de cadernetas de poupança e fundos de investimento de valor até 500 (quinhentas) Obrigações do Tesouro Nacional.”

No entanto, no caso de veículo, permanece a obrigatoriedade de abertura de inventário, ainda que seja o único bem deixado pelo autor da herança.

Sobre a autora
Aline Torres

Advogada, graduada pela Universidade Católica de Brasília em 2015, Especialista em Direito Tributário e em Direito Empresarial. É administradora judicial certificada pelo Tribunal de Justiça do DF; Professora universitária; Conselheira Jovem da OAB/DF; Vice Presidente da Comissão de Empreendedorismo Jurídico da OAB/DF, Foi presidente da Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência pelo IBDFAM/DF e Foi presidente da Comissão Nacional de Defesa das Pessoas com Deficiência da ABA (2016-2018).

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos