Tecnologia na advocacia: confira os principais avanços nos últimos anos

14/01/2021 às 17:09
Leia nesta página:

Processo de digitalização muda comportamento e formas de trabalho em diversos segmentos da sociedade. No direito, as mudanças são cada vez mais significativas.

Assim como em outras áreas, o avanço da tecnologia na advocacia foi muito significativo nos últimos anos, com uma série de novidades relevantes apresentadas para o segmento. Esses avanços ajudam a tornar os atendimentos médicos mais eficientes, os diagnósticos mais precisos e as curas (e tratamentos) mais potentes, de modo a melhorar a vida da população no geral.

O uso da tecnologia na advocacia pode ajudar a garantir um trabalho mais eficiente para todas as partes em um processo jurídico. Ou seja: é possível que a situação fique melhor para o promotor, advogado de defesa ou acusação, juiz e até mesmo para os cidadãos envolvidos na disputa. Um dos grandes benefícios disso é que há menos margem para erros e mais chances de se fazer Justiça.

Quer saber quais são as principais criações e avanços da tecnologia na advocacia? Siga a leitura para conhecer alguns exemplos!

4 avanços da tecnologia na advocacia

1. Software jurídico

Um dos principais avanços tecnológicos na advocacia é o uso comum de software para advogados na execução de várias tarefas diferentes, desde as mais simples, que incluem o gerenciamento de clientes, até ações mais complexas.

Hoje em dia, existem vários softwares jurídicos diferentes e eles podem contribuir bastante para a prática profissional de alguns advogados. Existem alguns programas que podem ajudar a aumentar a produtividade ao realizar parte das tarefas para o profissional, enquanto outros garantem uma melhor gestão do escritório ao permitir lidar melhor com os clientes, criar régua de cobrança e outras ações.

Por isso, atualmente é muito raro ver um escritório de advocacia bem sucedido sem o apoio de um bom software jurídico de ponta.

2. Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial promete causar uma verdadeira revolução no mercado econômico mundial. Ela já é amplamente usada em várias áreas, mas tem tudo para crescer exponencialmente nos próximos anos.

No ramo jurídico, alguns já cogitam a possibilidade de criar algoritmos de Inteligência Artificial com a capacidade de analisar contratos, revisar ações e buscar por furos exploráveis pelos advogados humanos.

Com isso, a IA se tornará uma aliada poderosa para os advogados que precisam do máximo de performance possível para ter sucesso e vencer casos.

3. Automação

Muito do trabalho de um advogado pode ser automatizado para liberá-lo e aumentar sua produtividade. Por exemplo, suponha que um advogado perca 30 minutos todos os dias para verificar se há alguma novidade sobre um caso seu no sistema do Judiciário nacional.

Em uma semana, são 2,5 horas perdidas apenas checando uma informação no site do Judiciário. Em um mês, são 10 horas inteiras. É mais do que um dia de trabalho jogado fora.

Com a automação de marketing, é possível checar essas informações em tempo real com um robô, permitindo que o advogado recupere essas 10 horas para atuar em seus casos, fazer um curso ou algo do tipo.

4. Computação em nuvem

Por fim, um ponto importante de tecnologia na advocacia é a computação em nuvem. Ela permite que um profissional da área possa acessar documentos ou programas de qualquer dispositivo, uma vez que eles estejam armazenados e rodando em um servidor online.

Assim, é possível checar informações, receber documentos e muitas outras ações em qualquer momento e qualquer lugar.

Agora que você já viu os principais avanços da tecnologia na advocacia, já pode considerar quais desses recursos usará na sua carreira. Afinal, é possível melhorar os seus resultados utilizando equipamentos como os citados. Por exemplo, será possível aumentar a produtividade com a automação ou a IA, além de acessar documentos mais facilmente com a computação em nuvem, além de nunca perder um compromisso com o organizador de tarefas.

E aí, gostou da nossa lista? Então comente abaixo dizendo qual é o recurso tecnológico mais interessante na sua opinião!

Sobre o autor
Mayk Souza

Colaborador e editor em seolovers.com.br , risw.com.br e oirio.com.br

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos