8 dicas básicas sobre a compra de um imóvel

21/01/2021 às 13:00
Leia nesta página:

O processo de negociação é cansativo, mas isso não pode te impedir de ficar atento a todos os itens do contrato. Leia com muita atenção antes de assinar e confirmar a compra.

Não há momento mais feliz do que o da compra de imóvel, não é verdade? Ainda mais para quem vivia de aluguel — e tinha o salário engolido por ele. Encontrar uma casa ou um apartamento ideal leva bastante tempo e, quando finalmente conseguimos, queremos ir logo assinando os papéis… o que pode ser um grande erro!

Assinar um contrato pode ser algo bastante perigoso, pois, após rabiscar sua assinatura, geralmente não há como voltar atrás. Dessa forma, você se compromete inteiramente a realizar tudo o que está escrito no papel e a chance de se livrar de furadas é bastante baixa — afinal, você leu antes de assinar, certo?

Visando evitar transformar seu sonho em um pesadelo, elaboramos 8 pontos que você precisa se atentar antes de assinar o contrato de compra de imóvel. Só assim você vai ficar seguro.

Vamos lá!

1. O contrato de compra de imóvel precisa possuir as características do imóvel

Antes de assinar o contrato de compra, verifique se todas as especificações do imóvel estão de acordo com o combinado. São elas:

●       Área do imóvel em m2;

●       A categoria à qual o imóvel se enquadra — casa, apartamento e assim por diante;

●       Quantidade de quartos;

●       A localização completa do imóvel;

●       O registro do imóvel na prefeitura local;

●       O número de RGI.

Assim, veja se tudo está nos conformes, não deixando passar erros de digitação nem nada do tipo.

2. Verifique os prazos obrigatórios

Quando ocorre um acordo de compra e venda, existem vários prazos importantes que ambos (comprador e vendedor) precisam ficar atentos. Algumas dessas datas têm relação com a apresentação de certidões, pagamento de sinais, entrega de documentos e muito mais. Todos esses prazos são importantes para o bom andamento da negociação, posto que, sem tais ações, ela não vai se concretizar.

Os prazos devem ficar no contrato de compra de imóvel para reforçar a necessidade dessas atividades. Além disso, esse registro compromete ambos a agilizarem o processo de transação.

3. Momento da posse do imóvel

O momento de posse é aquele no qual o comprador pode usufruir, por completo, do imóvel adquirido. Porém, ao contrário do que algumas pessoas pensam, não se pode mudar logo após a compra do imóvel — somente em casos raros. Em geral, espera-se até o pagamento das taxas, o sinal, assim como a própria assinatura do contrato.

Além disso, o vendedor pode solicitar algum tempo extra para poder se organizar. Portanto, deixar uma data específica de posse no contrato é bastante interessante.

4. Observe as regras de retratação

Em alguns casos, o comprador desiste de sua compra, incorrendo em uma retratação. No entanto, se esta ação não estiver prevista no contrato, o comprador (no caso, você) pode se enrolar com a justiça. Observe atentamente a cláusula de retratação antes de assinar o contrato de compra. Assim você pode agir de acordo com a lei.

5. Leia o contrato de compra de imóvel com cuidado

O jargão jurídico é bastante chato — e confuso — para quem não está acostumado com ele. No entanto, vale a pena tentar ler o contrato de compra por completo. Em caso de dúvidas, procure um advogado de sua confiança para te auxiliar.

Em resumo, todas as informações relevantes estarão em seu contrato. Portanto, mesmo que ele seja longo, leia-o do começo ao fim. Só assim você evita confusões futuras.

Vale notar que tudo o que está no contrato, desde que não seja algo abusivo, tem respaldo legal.

6. Atente-se aos juros das prestações

O detalhe dos juros é importantíssimo para quem compra, principalmente, imóveis na planta. Aliás, fique atento ao índice de correção, pois, assim como os juros, eles vão vigorar por muitos anos em sua vida.

É normal ter juros em compras financiadas, mas isso não dá o direito de serem cobranças pesadas. Faça as contas direitinho para saber exatamente o quanto os juros e correções vão pesar em suas parcelas.

7. Tire dúvidas com o proprietário

É comum que várias dúvidas surjam ao longo das negociações. Assim, é melhor saná-las diretamente com quem vende o imóvel, seja o proprietário, uma imobiliária ou até mesmo uma construtora.

Em caso de dúvidas sobre a estrutura do imóvel, verifique com o vendedor — ou cheque a planta — sobre o aspecto do imóvel que precisa ser esclarecido. Porém, em caso de dúvidas relacionadas à legislação, consultar um advogado é a melhor opção.

8. Faça uma vistoria no imóvel antes de assinar o contrato

Jamais assine um contrato de compra de imóvel antes da vistoria. De fato, após a assinatura, não será possível alterar nada do contrato — e até a vistoria se torna desnecessária, diga-se de passagem. Seja paciente e espere o tempo certo para assinar a papelada.

Prontinho! Agora você já pode comprar imóveis com segurança!

Sobre o autor
Mayk Souza

Colaborador e editor em seolovers.com.br , risw.com.br e oirio.com.br

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos