Análise do discurso - Teoria da argumentação segundo Chäim Perelman

22/01/2021 às 13:37
Leia nesta página:

O seguinte texto buscar abordar, de maneira sucinta, a teoria da argumentação segundo Chäim Perelman.

Teoria da argumentação segundo Chäim Perelman

A retórica consiste na arte do bem falar e no bem argumentar, sendo um campo do conhecimento humano que se dedica ao estudo dos elementos que propiciam uma comunicação eficaz e persuasiva.

Na análise dos discursos por intermédio da retórica, colhemos as lições de Chäim Perelman (2004), o qual afirma que a retórica transita pela lógica, a lógica dos juízos de valores, cujo o objetivo não seria tão somente convencer, mas persuadir e mover à ação os ouvintes.

Assim, Perelman propõe a teoria da argumentação, dividindo-a em: a argumentação por meio da autoridade e as argumentações ad hominem e ad personam.

No que se refere à argumentação por meio da autoridade, a persuasão se daria por intermédio do prestígio de quem estaria sendo citado ou invocado. Logo, denota-se o prestígio e a aceitabilidade de que a suposta autoridade teria.

Por sua vez, a argumentação ad hominem refere-se, essencialmente, à opinião, sendo que a proposta desse recurso retórico seria desmoralizar os argumentos do interlocutor por meio da contradição, desqualificando os pressupostos daquele com quem se dialoga a fim de garantir o seu desprestígio intelectual.

Por fim, a argumentação ad personam utiliza-se do ataque pessoal, desqualificando o interlocutor ou o adversário por meio de conjecturas que possam intervir diretamente em sua personalidade, distanciando-se do assunto em pauta.

Vemos, portanto, que, no estudo da retórica, a argumentação parte daquilo que é provável, não estabelece verdades absolutas, suas conclusões mostram, assim, o caráter razoável, aceitável ou plausível de certa opinião.

Essa é uma das mais diversas facetas que se esconde atrás de um discurso.

Sobre o autor
Camilo Prates

Advogado e Especialista em Direito Penal e Processo Penal.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos