Ata Notarial para Usucapião Extrajudicial sobre imóvel situado em área de risco e alta periculosidade. E agora?

24/01/2021 às 19:24
Leia nesta página:

Toda Ata Notarial para Usucapião precisa mesmo do comparecimento do Tabelião ao local do imóvel pretendido?

Sustentamos que sim a ATA NOTARIAL - peça obrigatória no procedimento extrajudicial de Usucapião - deve sim ter diligência do Tabelião (sempre que possível com a companhia do Advogado do Usucapiente) ao local do imóvel pretendido, mas e quando o imóvel estiver situado em local de ALTA PERICULOSIDADE, inclusive com RISCO DE VIDA para o Tabelião ou seu preposto na visita ao local?

Devemos ter em mente que na via Extrajudicial a ATA NOTARIAL é obrigatória, não sendo possível o processamento nesta via sem este instrumento. O questionamento já foi inclusive alvo de pronunciamento judicial (TJSP. 1114209-92.2019.8.26.0100. J. em 05/02/2020) onde restou assentado que exigência legal e normativa da Ata Notarial não pode ser afastada. Ocorre, todavia que, sabemos que raros são os casos, na Usucapião que se processa pela via JUDICIAL, onde o Juiz de fato precisa compareer ao local para averiguar os fatos narrados. Na verdade, a clara redação do par.1º do art. 5º do Provimento CNJ 65/2017 deixa claro sobre a FACULTATIVIDADE do comparecimento do Tabelião ao local - o que nos faz crer que, em casos excepcionais poderá o mesmo se valer da Ata Notarial baseada em outros fatos/documentos (cf. par.2º do art. 5º), sem diligência ao local:

"Art. 5º A ata notarial mencionada no art. 4º deste provimento será lavrada pelo tabelião de notas do município em que estiver localizado o imóvel usucapiendo ou a maior parte dele, a quem caberá alertar o requerente e as testemunhas de que a prestação de declaração falsa no referido instrumento configurará crime de falsidade, sujeito às penas da lei.
§ 1º O tabelião de notas PODERÁ comparecer pessoalmente ao imóvel usucapiendo para realizar diligências necessárias à lavratura da ata notarial".

O Registrador Fluminense EDUARDO SÓCRATES (Direito Registral Imobiliário. 2018) esclarece: "O Provimento CNJ 23/2016 da CGJ/RJ prescreve posição intermediária, FACULTANDO AO TABELIÃO O COMPARECIMENTO AO LOCAL (art. 2º)".

Por fim, o Registrador Paranaense FRANCISCO NOBRE (Manual da Usucapião Extrajudicial. 2018) pontua com acerto: "O convencimento do Tabelião pode se dar de modo direto, como ocorreria no caso de o Notário conhecer pessoalmente do fato possessório por tê-lo acompanhado ao longo dos anos, ou indireto, quando o fato possessório se revela por meio do exame de documentos e declarações. A REALIDADE FÁTICA É EXTREMAMENTE VARIADA, e só as ESPECIFICIDADES DO CASO CONCRETO são capazes de elucidar quais os meios de prova adequados para atestar o tempo de posse. A diligência ao local pode ser muito útil, DEPENDENDO DO CASO, MAS NÃO PARECE SER IMPRESCINDÍVEL. Aliás, mesmo em ações judiciais de usucapião, o comparecimento do Juiz ao local da posse é EXTREMAMENTE RARO na prática".

Por tal razão, entendemos que - EM CASOS EXCEPCIONAIS, como nos casos onde os imóveis objeto da diligência estão situados em locais que possam representar RISCO DE VIDA, difícil acesso e/ou periculosidade para o comparecimento do Tabelião ou do Preposto - a solução será a lavratura da Ata baseada em outros documentos e provas produzidas pelo interessado, ficando a cargo do Registrador Imobiliário, de fato, o convencimento ou não a partir da apresentação dos documentos exigidos pelo Provimento CNJ 65/2017, especialmente a Ata Notarial.

Sobre o autor
Julio Martins

Advogado (OAB/RJ 197.250) com extensa experiência em Direito Notarial, Registral, Imobiliário, Sucessório e Família. Atualmente é Presidente da COMISSÃO DE PROCEDIMENTOS EXTRAJUDICIAIS da 8ª Subseção da OAB/RJ - OAB São Gonçalo/RJ. É ex-Escrevente e ex-Substituto em Serventias Extrajudiciais no Rio de Janeiro, com mais de 21 anos de experiência profissional (1998-2019) e atualmente Advogado atuante tanto no âmbito Judicial quanto no Extrajudicial especialmente em questões solucionadas na esfera extrajudicial (Divórcio e Partilha, União Estável, Escrituras, Inventário, Usucapião etc), assim como em causas Previdenciárias.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos