O conceito de comércio está estabelecido no Direito Comercial como o ramo do Direito Privado que disciplina as atividades dos empresários e dos atos de empresas. Segundo Carvalho Mendonça a empresa é a organização técnico econômico que se propõe a produzir mediante a combinação dos diversos elementos, natureza, trabalho e capital, bens ou serviços destinados a troca (venda).
Mas para que haja uma empresa se faz necessário um planejamento de criação dessa entidade. Para CHIAVENATO “planejamento é a função administrativa o qual explica e define os objetivos e decide sobre os recursos e tarefas necessárias para alcançá-los adequadamente”. O futuro da empresa depende de um bom plano de negócio.
A revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, relata através de Marcelo CHERTO “que é necessário um plano realista”. Pois muitas empresas são criadas de maneira utópica distanciando da realidade do mercado. Segundo o professor da FGV-SP Marcelo Aidar, em um plano de negócio deve incorporar informações verdadeira proveniente de um estudo de mercado, de um planejamento financeiro, fluxo de caixa, previsão de vendas entre outros”.
Além disso, saber como atender a demanda, enfrentar período de sazonalidade, ter uma mão de obra adequada é fundamental para o desenvolvimento do plano de negócio eficiente. Outro ponto relevante é a reserva de capital, pois servirá para cobrir os imprevistos que podem surgir ao longo da gestão.
Esse planejamento determina que a empresa desenvolva seu conjunto de tarefas maiores de maneira disciplinada e organizada visando atingir objetivos que a levarão a um futuro melhor. Nisso, deve estar incluso o orçamento de capital que é um conjunto de recursos que serão enfatizados os resultados da organização para que o administrador financeiro possa tomar as decisões de aquisições de longo prazo. (SANTOS JOENICE, 2009).
Para isso, ter estratégias para manejar empreendimento é necessário ter regras para adquirir sucesso empresarial. Com isso a utilização de ferramentas de gestão propiciará maior assertividade na condução da atividade empresarial. Ter uma estratégia bem definida é imprescindível para quem deseja empreender. (EXAME, 2015).
Dessa forma, pode-se observar que algumas empresas fracassaram, porque não traçaram um planejamento eficaz adequado as condições de risco que o mercado apresenta. O SEBRAE tem se posicionado de maneira a facilitar o estudo eficaz para quem quer empreender com mais segurança e possíveis resultados.
De acordo com Michael Porter, um dos principais especialistas contemporâneo em estratégia, “estratégia pode ser definida como um conjunto de ações ofensivas ou defensivas para criar uma posição em uma determinada indústria para enfrentar com sucesso as forças competitivas e obter um retorno maior sobre o investimento.