Na conduta da captação de sufrágio do art. 41-A da Lei nº 9.504/97 se exige que a proposta de compra de votos seja de iniciativa do candidato a cargo eletivo?

Leia nesta página:

O art. 41-A da Lei das Eleições e a sua possibilidade de aplicação quando o eleitor solicita vantagem ao candidato, que por sua vez adere à solicitação.

Prática infelizmente muito corriqueira em nosso país é a compra de votos, conhecida tecnicamente como corrupção eleitoral ou captação ilícita de sufrágio. Não é incomum ver candidatos a determinados cargos eletivos que oferecem quantia em espécie, prestação de favores, promessas de empregos, dentre outras práticas ilícitas, a determinados eleitores com o fim de se elegerem politicamente e assim ocuparem o seu lugar em um determinado cargo político. Assim como também é possível visualizar na prática situações em que o próprio eleitor é quem inicia uma proposta de negociação de compra de votos.

O Código Eleitoral (Lei nº 4.737/65) e a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97) preveem respectivamente em suas redações legais a vedação da prática de compra de votos, sendo que naquele diploma legal a doutrina denomina a conduta como delito de corrupção eleitoral, atrelando-o especificamente ao aspecto criminal e tendo como alvos tanto o candidato, quanto o eleitor, enquanto na Lei das Eleições a denominação utilizada é a da captação ilícita de sufrágio, conduta que tem como objetivo principal atingir o candidato e que traz consequências ao âmbito eleitoral, acarretando a cassação de registro ou de diploma, a depender do caso.

O intuito do presente artigo não é o de trazer diferenciações entre o delito do art. 299 do Código Eleitoral (corrupção eleitoral) e a conduta do art. 41-A da Lei das Eleições, mas sim o de traçar pontos polêmicos que, não raras as vezes, são levantados por operadores do Direito. Um deles queremos trabalhar neste artigo, que é o de questionar se haveria necessidade de o candidato oferecer a proposta de vantagem ao eleitor para fins de aplicação da conduta do art. 41-A, ou se seria possível a aplicação da norma nas hipóteses em que a proposta inicial tenha partido do eleitor?

Para iniciar o debate é importante destacar que o art. 41-A da Lei de Eleições, após as alterações promovidas pela Lei 9.840/99, trouxe em sua redação a configuração da prática de captação de sufrágio para o candidato que doa, oferece, promete, ou entrega, ao eleitor, com o fim de obter-lhe o voto, bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou função pública, desde o registro da candidatura até o dia da eleição.

Não satisfeito com as alterações legais, o legislador infraconstitucional alguns anos depois criou alguns parágrafos para o art. 41-A, e em um deles trouxe a previsão da desnecessidade de pedido explícito de votos para a caracterização da captação ilícita de sufrágio, assim como exigiu a necessidade do especial fim de agir da conduta, sob pena da não caracterização do referido ilícito.

Observa-se então que atualmente o nosso ordenamento exige o elemento subjetivo especial para a caracterização da conduta do art. 41-A da Lei de Eleições. Mas persiste a indagação se seria possível caracterizar a captação de sufrágio do dispositivo ora mencionado quando a iniciativa em pedir o voto surge do eleitor, e não do candidato, considerando que o dispositivo em análise visa resguardar a vontade do eleitor, conforme posicionamento sedimentado do Supremo Tribunal Federal.[1]

Para responder a tal indagação é importante citarmos as lições do brilhante autor José Jairo Gomes, que em sua obra de Direito Eleitoral ensina o seguinte:

“Às vezes, é o próprio eleitor que se insinua ao candidato, solicitando-lhe bem ou vantagem para entregar-lhe o voto. Embora essa conduta seja tipificada como crime de corrupção eleitoral passiva no artigo 299 do Código, não é prevista no artigo 41-A da LE. O que denota ilicitude na captação do voto é a iniciativa do candidato, não a do eleitor, porquanto é a liberdade deste que se visa resguardar. Todavia, se o candidato aceder à solicitação, tem-se como caracterizado o ilícito em apreço.”

            Destaca-se que o raciocínio do autor é importantíssimo para solucionar situações que ocorrem no cotidiano, visto que realmente, na prática, há eleitores que se insinuam para o candidato com o intuito de obter vantagens indevidas em troca de seu voto. E é claro que se o candidato se depara com situações como esta e decide por não aderir à vontade do eleitor, não há que se falar na conduta de captação ilícita de sufrágio do art. 41-A da Lei de Eleições, embora neste caso o eleitor esteja incorrendo no delito de corrupção eleitoral, já que para a consumação deste delito basta a mera solicitação do agente.

            Por outro lado, o autor deixa bem claro que se o eleitor se insinua para o candidato, vindo a solicitar dele alguma vantagem (dinheiro, materiais para construção, etc.) em troca do voto, e em decorrência dessa conversa houver uma sinalização positiva por parte do candidato em atende-la, não há dúvidas de que a conduta do candidato se adequa à do art. 41-A da lei em comento, possibilitando a aplicação da sua cassação de registro, se ainda candidato, ou de diploma, se tiver sido eleito.

            Do exposto, somos adeptos à opinião de que é possível a aplicação do art. 41-A da Lei nº 9.504/97 ao candidato que mesmo não tendo feito a proposta inicial de compra de voto, decide por aderir à vontade do eleitor que faz a solicitação de vantagem pecuniária. Isto porque embora o art. 41-A tenha sido criado para proteger a vontade do eleitor, não podemos afastar o argumento de que a vontade deste fica vulnerável a partir do momento em que o candidato sinaliza positivamente e até mesmo passa a oferecer contrapropostas para a negociação que surgiu de iniciativa do eleitor.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

 

Referências bibliográficas:

GOMES, José Jairo. Direito eleitoral / José Jairo Gomes. – 16. ed. – São Paulo: Atlas, 2020.

 

BRASIL. SITE DO STF. Disponível em: http://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=TP&docID=752042346. Acesso em: 29 de jan. 2021, às 23h.

 

 

 


[1]A representação para apurar a conduta prevista no art. 41-A da Lei no 9.504/97 tem o objetivo de resguardar um bem jurídico específico: a vontade do eleitor”. (Grifo nosso) (STF – ADI no 3.592-4/DF, de 26-10-2006 – unânime – Rel. Min. Gilmar Mendes – DJ 2-2-2007)

Sobre os autores
João Gabriel Cardoso

Delegado de Polícia Civil da Polícia Civil do Estado do Ceará. Professor de Direito Penal. Coautor do livro "Direito Penal das Minorias e dos Grupos Vulneráveis" pela Editora Juspodvm. Autor de diversos artigos jurídicos por Revistas Especializadas. Especialista em Direito Administrativo pela Faculdade de Ciências Wenceslau Braz.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos