Recusa do empregado à vacinação pode ser tipificada como JUSTA CAUSA ?

04/02/2021 às 12:22
Leia nesta página:

Diante da chegada da vacinação contra a COVID19 no Brasil surgem diversos questionamentos, como a consequência da recusa do empregado em se vacinar. Pode ser tipificada como dispensa por JUSTA CAUSA?

A saúde é um direito fundamental social assegurado a todos os seres humanos (art. 6º e 196 da CF/88) verdadeiro alicerce do meio ambiente de trabalho hígido e seguro (art. 7º, XXII, art. 200, VIII e 225, CF), devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício (art. 2º, caput, lei 8080/90), o que não exclui o dever das pessoas, das empresas e da sociedade (§1º art. 2º, Lei 8080/90). Nesse diapasão, o estado, as pessoas, as empresas e a sociedade devem observar as medidas para enfrentamento da crise pandêmica decorrente do novo coronavirus, dentre elas, a compulsoriedade de vacinação (art. 3, III, Lei 13.979/20).

 Ressalta-se que o Supremo proferiu interpretação conforme à constituição a tal dispositivo (ARE 1267879[1] e ADINs 6586 e 6587[2]), esclarecendo que a vacinação compulsória não significa forçada, por exigir o consentimento do usuário, podendo, contudo, ser implementada medidas indiretas como a restrição ao exercício de certas atividades, desde que previstas em lei ou dela decorrentes. Assim sendo, discute-se a possibilidade do empregador dispensar por justa causa o empregado que se recuse a ser vacinado para o retorno presencial das atividades.

Como é cediço, a dispensa por justa causa é a rescisão contratual em decorrência de falta grave praticada pelo trabalhador, devendo observar requisitos objetivos, subjetivos e circunstanciais, dentre os quais, a tipicidade, imediatidade, gravidade da conduta, nexo causal, proporcionalidade e não discriminação. Nesse norte, primeira corrente defende o cabimento da justa causa, porquanto os deveres anexos do contrato impõe ao empregador o dever de proporcionar segurança, higiene e saúde para todos os seus empregados (art. 157, CLT), podendo despedir por justa causa os empregados que não observarem as medidas de proteção individual e coletiva da saúde dos empregados (art. 158, parágrafo único, CLT e NR 1, item 1.4.2 e 32, item 32.2.4.17), podendo ser enquadrada como hipótese de insubordinação, desídia ou mal procedimento a justificar a penalidade máxima (art. 482, alíneas “b”, “e” e “h”).

Segunda corrente, por outro lado, compreende que o empregador não será obrigado a manter o vínculo empregatício com um trabalhador que oferece risco de contagio aos demais no ambiente de trabalho pela a recusa injustificada à vacinação. Porém, tal dispensa não se enquadraria como hipótese de justa causa, ante a falta de previsão legal, além da desproporcionalidade da punição máxima, restando apenas a dispensa imotivada. 

Por todo o exposto, compreendo que o empregador tem o dever de assegurar o ambiente de trabalho saudável, cabendo adotar todas as medidas de proteção coletiva e individual ante sua responsabilidade objetiva, podendo exigir o comprovante de vacinação para o retorno ao trabalho presencial e adotar medidas coercitivas indiretas para tal vacinação. Porém, a recusa por parte do empregado não configura hipótese de justa causa, já que falta previsão legal e proporcionalidade, mas poderá dispensar imotivadamente ante ao poder potestativo do empregador.

 

 


{C}[1]{C} http://portal.stf.jus.br/processos/detalhe.asp?incidente=5909870  acesso em 30.01.2021

{C}[2]{C} http://portal.stf.jus.br/processos/detalhe.asp?incidente=6033038 acesso em 30.01.2021

Sobre o autor
Filipe dos Santos Silva

Doutorando USP. Mestre pela PUC-SP. Especialista em Direitos Fundamentais e Humanos na Universidade Católica do Porto/Portugal. Pós-graduado em Direito do Trabalho e Direito Constitucional Aplicado na Faculdade Damásio. Professor. Advogado.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos