Processo Penal: nulidade absoluta em razão da não observância da ordem do interrogatório?

Leia nesta página:

Uma análise do Resp 1808389/AM acerca da regra do artigo 400 do Código de Processo Penal

Sabe-se que o processo penal brasileiro possui diversos ritos processuais, dentre estes, alguns regidos pelo Código de Processo Penal, outros por leis especiais.

Assim é correto afirmar que a depender do fato criminal em questão o processo terá regras processuais diferentes.

Entretanto mesmo diante deste cenário o Supremo Tribunal Federal fixou o entendimento de que o interrogatório deve ser o último ato da instrução processual penal. 

Tal entendimento decorre do fato que é direito da defesa ter acesso a todos os elementos levantados pela defesa, logo a regra a ser observada em todos os ritos deve, obrigatoriamente, ser aquela do artigo 400 do CPP.

Diante desse contexto qual deve ser a consequência da inobservância desta regra?

Conforme o posicionamento do Superior Tribunal de Justiça a inobservância dessa regra constitui nulidade absoluta, ou seja, não exige a demonstração de prejuízo.

Ainda que as nulidades em regra devam ser demonstradas sob o espectro da existência de prejuízo a referida regra per si, uma vez violada acarreta a nulidade do ato e de todos os demais atos dela decorrente, conforme a decisão da Corte:

Embora, em regra, a decretação da nulidade de determinado ato processual requeira a comprovação de prejuízo concreto para a parte - em razão do princípio do pas de nullité sans grief -, o prejuízo à defesa é evidente e corolário da própria inobservância da máxima efetividade das garantias constitucionais do contraditório e da ampla defesa. Uma vez que o interrogatório constitui um ato de autodefesa, não se deu aos recorrentes a possibilidade de esclarecer ao Magistrado eventuais fatos contra si alegados pelas testemunhas ao longo da instrução criminal.

Por fim vale esclarecer que o referido entendimento refere-se a prevalência da regra do artigo 400 do CPP frente a regra do artigo 57 da Lei 11.343/06.

Fonte:

https://scon.stj.jus.br/SCON/jurisprudencia/doc.jsp?livre=1808389&b=ACOR&p=false&l=10&am...

REsp 1808389 / AM RECURSO ESPECIAL 2019/0111629-4

 

 

Sobre o autor
Michel Radames Goncalves Lopes

Advocacia Criminal Especializada

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos