A energia caiu e o aparelho queimou

15/02/2021 às 12:00
Leia nesta página:

Quem vai pagar?

Muitos eletrônicos dependem de uma corrente estável de energia para o seu bom funcionamento e a oscilação do fornecimento da energia elétrica pode resultar em danos a geladeiras, televisores e outros eletrodomésticos.

É preciso lembrar que, ao pagar a conta de energia elétrica, o consumidor paga não somente pela energia, mas também pelo seu adequado fornecimento. Ou seja, se um aparelho queimar por causa de problemas na entrega dessa energia elétrica, o responsável pela indenização será a companhia elétrica do seu estado. No caso do Distrito Federal, será a CEB.

O consumidor tem até 90 dias para pedir esse ressarcimento pela via administrativa, segundo a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Após esse pedido, a companhia irá verificar se houve pico de energia e avaliará o eletroeletrônico que foi queimado. É importante que o consumidor NÃO ARRUME o produto estragado até a verificação, exceto se a distribuidora autorizar.

Se a conclusão da análise verificar que um pico de energia estragou o aparelho, a distribuidora tem até vinte dias corridos para ressarcir o prejuízo por meio de pagamento em dinheiro, providenciar o conserto ou substituir o equipamento danificado.

Fique atento aos seus Direitos!

https://www.prxadvogados.com.br/blog/a-energia-caiu-e-o-aparelho-queimou/index.html

Sobre a autora
Clarissa Fernanda Rodrigues

Advogada sócia em PRX Advogados. https://www.prxadvogados.com.br/ Pós graduanda em Direito Tributário. Pós-graduação em Direito Público. Membro das Comissões de Assuntos Tributários e de Contratos e Responsabilidade Civil da OAB/DF.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos