Quero me divorciar

18/02/2021 às 10:23
Leia nesta página:

Entenda melhor sobre as modalidades de divórcio.

Atualmente, o divórcio se tornou uma modalidade de separação de fácil acesso e ele normalmente é determinado em um processo judicial. Mas é possível realizar em cartório com a assistência de um advogado se:

  • Houver consenso entre os ex-cônjuges;
  • Não houver filhos menores;
  • Não existir gravidez.

Caso esses três requisitos sejam alcançados, o divórcio extrajudicial (aquele que é realizado em cartório) se torna fácil e rápido. Após a assinatura em cartório, basta apenas averbar na certidão de casamento e o divórcio já estará em vigor.

É muito frequente que casais desejem se divorciar, mas possuam filhos menores. Nesse caso, se houver consenso, é preciso uma ação judicial para alcançar o objetivo do divórcio, mas é algo rápido e que apenas requer a homologação do poder judiciário. Não será um processo que se alonga por anos a perder de vista, no Distrito Federal costuma ser resolvido em menos de um mês. Caso não exista consenso entre o casal, o processo pode ser mais demorado.

Uma nova modalidade, diante da pandemia e da necessidade de isolamento, é a possibilidade de divórcio online. Para isso, o casal pode pedir de forma gratuita a emissão de certificado digital (no site www.e-notariado.org.br/customer/service-providers) e precisa ter o requerimento cartorário acompanhado por um advogado, mesmo que de forma apenas virtual.

Se você deseja se divorciar, consulte um advogado de sua confiança e verifique qual modalidade poderá ser adotada para sua situação.

https://www.prxadvogados.com.br/blog/quero-me-divorciar/index.html

Sobre a autora
Clarissa Fernanda Rodrigues

Advogada sócia em PRX Advogados. https://www.prxadvogados.com.br/ Pós graduanda em Direito Tributário. Pós-graduação em Direito Público. Membro das Comissões de Assuntos Tributários e de Contratos e Responsabilidade Civil da OAB/DF.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos