Inclusão de Sobrenome Familiar

Leia nesta página:

É cada vez mais comum a busca, por netos e bisnetos, pela preservação e resgate dos apelidos de família, de forma que possa ser passado às gerações futuras.

Muitos netos e bisnetos buscam a inclusão de sobrenome familiar pertencente aos avós ou bisavós como forma de homenagear a história destes ancestrais. Também buscam dar continuidade a estes sobrenomes, perdidos ao longo das gerações, de forma a repassarem às futuras gerações.

Além disso, muitos descendentes de imigrantes que se estabeleceram em território brasileiro nos séculos XVIII e XIX buscam homenagear e resgatar suas origens.

 

Imutabilidade do nome como regra

O sobrenome serve para identificar e individualizar uma pessoa, bem como indica a sua origem familiar.

A regra em nosso ordenamento jurídico é a imutabilidade do nome. No entanto, esta regra não é absoluta e a lei de registros públicos prevê as exceções em seus artigos 56, 57 e 58. Além disso, esta regra também vem sendo flexibilizada pelos tribunais para que os registros públicos retratem, além da cadeia das ancestralidades, a real identificação da pessoa humana, ainda que dentro de sua própria família.

A alteração ou retificação de nome e sobrenome é um direito inerente à personalidade do indivíduo e tutelado pela Constituição Federal. E como tal, não há vedação legal e nem prazo para que seja exercido, podendo ser pleiteada a retificação ou inclusão de nome a qualquer tempo.

A inclusão do sobrenome não pode prejudicar os apelidos de família. Isso significa que se deve manter a composição original do nome, apenas com o acréscimo do sobrenome do antepassado. Este pode ser acrescentado em qualquer posição do sobrenome.

O objetivo deste tipo de ação é a preservação e resgate dos apelidos de família, de forma que possa ser passado às gerações futuras.

Desta forma, é essencial a comprovação da origem do patronímico a ser incluído. Por exemplo, se o sobrenome pleiteado tem origem na avó paterna, devem ser apresentados os documentos da avó, se tem origem no bisavô, devem ser apresentados os documentos do avô e assim por diante.

Ainda, muito importante é a comprovação da inexistência de prejuízos a terceiros ou à coletividade, sendo demonstrado pela inexistência de qualquer pendência nos distribuidores judiciais e cartórios de protestos em nome do requerente.

 

Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Envie-nos um e-mail para [email protected].

 

Leia também: Nome civil e sua composição e Ação de Retificação de Registro Civil.

Deseja receber mais conteúdos como este? Siga-nos em nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Sobre a autora
Karina Cavalcante Gomes Caetano Sasso

Advogada inscrita na OAB/SP e na Ordem dos Advogados de Portugal e atuante nas principais cidades do Brasil e em Portugal, com vasta experiência em retificações de registros civis e registros tardios de nascimento, casamento ou óbito, homologações de sentenças estrangeiras no Brasil e em Portugal e cidadania portuguesa. Consultora de proteção de dados e privacidade - LGPD e GDPR Em caso de dúvidas ou sugestões, entre em contato diretamente com a autora pelo e-mail: [email protected] Site: www.cksasso.com.br

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos