TEORIA DA PENA, SUAS FINALIDADES E LIMITAÇÕES

22/02/2021 às 21:45
Leia nesta página:

O presente artigo traz de forma resumida a teoria da pena adotada pelo ordenamento jurídico brasileiro, suas finalidades e limitações quanto à fixação ou dosimetria e princípios correlatos.

Em suma, a teoria da pena adotada pelo Brasil no art. 59, CP, é a Teoria Mista ou Unificadora, em virtude da unificação das teorias absoluta e relativa, as quais tratam, respectivamente, dos critérios retributivo e preventivo.

Pena é uma das espécies de sanção imposta pelo Estado ao autor de uma infração através do devido processo legal, como forma de retribuição pela prática do ato ilícito, cuja finalidade é evitar o cometimento de novas infrações por parte do destinatário da sanção, bem como por parte dos demais indivíduos da sociedade.

Destarte, no ordenamento jurídico brasileiro, a pena possui duas funções, que é a função preventiva em relação ao infrator e à sociedade em geral, bem como a função retributiva em relação apenas ao infrator para retribuir-lhe o injusto.

Outra espécie de sanção penal é a medida de segurança aplicada aos inimputáveis ou semi-imputáveis, casos em que o autor não pode ser responsabilizado criminalmente por ter cometido determinado delito, dependendo do seu grau de consciência da ilicitude e de sua auto determinação em relação ao ilícito penal cometido (art. 26, CP).

A medida de segurança não se confunde com as medidas socioeducativas aplicadas aos adolescentes infratores previstas no art. 112, do ECA, quais sejam: a) advertência; b) obrigação de reparar o dano; c) prestação de serviços à comunidade; d) liberdade assistida; e) inserção em regime de semiliberdade; f) internação em estabelecimento educacional, pois estas não são espécies de sanção penal.

Diferenças entre as espécies de sanções penais no Brasil: a) PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE: reclusão, detenção e prisão simples, sendo que os dois primeiros (reclusão e detenção) decorrem da prática de crime, enquanto o último decorre de contravenções penais; b) PENA RESTRITIVA DE DIREITO: prestação de serviços à comunidade, entidades públicas, interdição temporária de direitos, limitação de fins de semana, perda de bens e valores e prestação pecuniária; e PENA PECUNIÁRIA: Multa.

É relevante destacar que, na fixação ou dosimetria da pena, o Estado-Juiz passa necessariamente por três fases tendo de obedecer a sequência expressa na Lei Penal, a saber: 1ª fase - circunstâncias judiciais (art. 59, caput, CP); 2ª fase - agravantes e atenuantes (arts. 61 a 67, CP) e 3ª fase - causas de aumento e diminuição, que se encontram na Parte Geral (causas gerais) e na Parte Especial (causas especiais) do Código Penal.

Ressalte-se que, após analisar as circunstâncias judiciais, o magistrado chega à pena-base, depois de examinar a presença das agravantes e atenuantes, alcança-se a pena provisória, por fim, na terceira e última fase, o juiz analisa as causas de aumento e diminuição e estabelece a pena definitiva, que pode ser fixada abaixo do mínimo ou acima do máximo da pena prevista em abstrato.

Importante esclarecer que as garantias e os princípios prescrevem proibições e limitações ao poder estatal para que não sejam violados direitos fundamentais, como por exemplo, o princípio da individualização da pena expresso no art. 5°, XLVI, CF.

Ante o exposto, em razão de se tratar de um tema bastante complexo e extenso, vale lembrar que a teoria da pena está umbilicalmente ligada à individualização da pena, que será um tema abordado posteriormente em apartado.

Sobre o autor
Paulo César da Silva Melo

alagoano de Arapiraca, casado, pai de 4 filhas, servidor público desde 2000, policial civil desde 2002, Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), escritor de artigos jurídicos, aprovado no XIV exame nacional da OAB, apto à advocacia desde 2014, pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal pela Escola Brasileira de Direito (EBRADI), pós-graduando em Políticas Públicas e Direitos Humanos pela UNEAL, com capacitações na área de segurança pública pelo Ministério da Justiça, pesquisador das ciências criminais, professor de direito em cursos preparatórios e eterno aprendiz.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

direito penal. teoria da pena. fixação e dosimetria. limitações e vedações constitucionais.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos