Covid-19: Intervenção na Propriedade Privada (Estudo de Caso)

Inconstitucionalidade do Art. 3º, §7º, III da Lei nº 13.979/20

23/02/2021 às 11:53

Resumo:


  • A pandemia do Coronavírus teve início na China em 2019 e se alastrou pelo mundo, atingindo o Brasil, causando preocupação e histeria coletiva.

  • A discussão proposta é sobre a Intervenção na Propriedade, exemplificada por manchetes jornalísticas de confisco de máscaras, levantando questões jurídicas e constitucionais.

  • A Lei nº 13.979/20 autoriza a requisição de bens e serviços em casos de emergência de saúde pública, delegando competências que podem gerar insegurança jurídica e violar princípios constitucionais, sendo considerada inconstitucional.

Resumo criado por JUSTICIA, o assistente de inteligência artificial do Jus.

A discussão proposta é sobre a Intervenção na Propriedade, tomando-se como referência manchetes jornalísticas do tipo "Coronavírus: governo de SP confisca 500 mil máscaras de empresa em Sumaré".

Uma pequena introdução faz-se necessária. Compreende-se, sem dúvidas, o momento de calamidade pública por causa da pandemia do Coronavírus que teve início na China no ano de 2019 e que seja pela falta ou seja pelo obscurantismo das informações daquele país fechado politicamente por seu governo ditatorial há décadas e que tem perseguido hoje, inclusive, médicos e cientistas lá residentes que pretendiam avisar ao mundo sobre o vírus mas censurou todos culminando com seu alastramento incontrolável vitimando milhares vidas pelo planeta, principalmente, os mais frágeis como idosos e doentes com enfermidades de grau mais elevado e que agora assola o território brasileiro.

Contudo, independentemente de onde tenha se iniciado a contaminação, infelizmente, chegou ao Brasil. Os meios de comunicação de massa fazem quase 24h de cobertura sobre a pandemia descarregando informação minutoaminuto elevando o nível ansiedade, o medo e propiciando um estado de histeria coletiva. Isso ocorre na população em geral, mas e quanto às garantias constitucionais, estas devem ser relativizadas ou é a aplicação da Constituição sem interpretações ideológicas que produz o amálgama jurídico mantendo o Leviatã acorrentado? Parte-se às respostas.

Assim, a discussão proposta é sobre a Intervenção na Propriedade, tomando-se como referência manchetes jornalísticas do tipo "Coronavírus: governo de SP confisca 500 mil máscaras de empresa em Sumaré", sobre à qual deve-se primar pela argumentação jurídica, o que passa-se a fazer.

Antes, aproveita-se demonstrar o Art. 5º, XXV, que diz:

“Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
XXV - no caso de iminente perigo público, a AUTORIDADE COMPETENTE poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano;”

A autoridade competente é aquela na qual recai a responsabilidade FAZER [interpretação do Art. 5º, XXV para o caso] do ente, logo, cada qual em sua esfera administrativa e política de atuação, respeitando-se o princípio do federalismo assim disposto no Art. 1ºº daCF/888.

Contudo, a discussão sobre a intervenção na propriedade tem seu ápice com a edição da Lei nº 13.979/20, cujo propósito expressamente inscrito na sua ementa e no seu art. 1º de dispor “[...] sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019”. É, porém, em seu artigo 3º, VII e § 7º, III onde trava-se a grande discussão e que aduz:

“Art. 3º Para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus, as autoridades poderão adotar, no âmbito de suas competências, dentre outras, as seguintes medidas:
VII - requisição de bens e serviços de pessoas naturais e jurídicas, hipótese em que será garantido o pagamento posterior de indenização justa;
§ 7º As medidas previstas neste artigo poderão ser adotadas:
III - pelos gestores locais de saúde, nas hipóteses dos incisos III, IV e VII do caput deste artigo”.

De pronto cabe ressaltar que a competência para atuar na “emergência de saúde pública de importância internacional” é da União como está expressamente disposto na Constituição Federal em seu artigo 21 que trata da sua obrigação de fazer, assim disposto:

“Art. 21. Compete à União:
XVIII - planejar e promover a defesa permanente contra as calamidades públicas, especialmente as secas e as inundações;”
Porém, através da Lei nº 13.979/20, no Art. 3º, § 7ª, III, a União delega sua competência constitucional positivando que “autoridades poderão adotar, no âmbito de suas competências”, o que contraria o dispositivo constitucional do Art. 21, XVII e, além disso, desvirtua o entendimento de outro dispositivo constitucional assentado no Art. 23, II, que trata da competência concorrente entre União, Estados, Municípios e o Distrito Federal, assim descrito:
“Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios:
II - cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiência;”

Destarte, ainda que se presuma que há competência concorrente para as ações contra as calamidades públicas, é nítida, também, que a interpretação da letra da lei Constitucional na cominação do Art. 21, XVIII com o Art. 23, II, é de hierarquia, ou seja, as ações de “planejar e promover” precedem a mera subjetividade do “cuidar da saúde”.

Logo, se está diante de uma transferência competências aos “gestores locais de saúde”, quando, em verdade, pertence à União “planejar e promover” as ações ao combate da calamidade pública que hoje atinge o Brasil, sob pena de que a descentralização do planejamento afete o próprio o modelo federativo, bem como gerar o caos nas ações ao combate da calamidade pública nacional e criar-se insegurança jurídica.

Da desorganização nas ações de combate à calamidade pública, onde cada ente federado resolve ao seu critério em como proceder localmente, essas ações têm reflexos nacionais e é onde repousa a insegurança jurídica. O Leviatã é a própria insegurança jurídica ou dela extrai forças.

Frisa-se mais uma vez que se trata de uma calamidade pública nacional grave, logo quem deve “planejar e promover a defesa permanente contra as calamidades públicas” é a União, então as requisições de equipamentos e de serviços deveriam ser realizadas por ela ou, ao menos, dela partir uma autorização onde em cada caso constando requisitos mínimos como objeto, especificações técnicas, quantidade, para qual uso e local de uso mas o Art. 3º, VII da Lei nº 13.979/20 é genérico. Deste inciso se pode entender que até mesmo uma “pessoa natural” que seja proprietário um aparelho respiratório e que o tenha comprado por receio de adoecer e não ter o atendimento necessário na rede pública de saúde poderá ser expropriado de seu bem pois naquele momento específico não apresentava sintomas, porém, diante da grave crise de saúde pública caso adoeça e não consiga chegar a tempo numa unidade de saúde pública e vir a óbito quando poderia ter sido salva se o Estado não lhe tivesse requisitado o aparelho.

Doutro lado a livre iniciativa tem sido atingida por estas mesmas requisições de estados e municípios de forma descontrolada colando em risco não apenas sua atividade econômica e os empregos milhares de cidadãos, como também de se ter como letra morta o dispositivo que afirma como Princípio Fundamental Constitucional a Livre Iniciativa, assim aduzindo:

“Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;”

Não por outro motivo que o legislador optou por adicionar no inciso IV do artigo apresentado a “livre iniciativa” estando em conjunto com “os valores sociais do trabalho”, pois entre inúmeros valores está, também, confirmação do inciso III do mesmo artigo, qual seja, a Dignidade da Pessoa Humana.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Ocorre que o Art. 23, II da Constituição Federal não pode ser interpretado para além do que está disposto materialmente sobre a competência concorrente sob pena da supressão da competência originária da União do Art. 21, XVIII, logo, não se pode justificar as requisições com base no Art. 3º, § 7º, III da Lei nº 13.979/20 sem que estas requisições façam parte de uma política de saúde de combate a calamidade pública, principalmente sem objetivo-fim para o uso dos equipamentos ou serviços requisitados, pelos entes federados.

Por fim, conclui-se que tais requisições baseadas no Art. 3º, § 7º, III, da Lei nº 13.979/20 que intervêm na propriedade é INCONSTITUCIONAL.

Sobre o autor
Rony Gil Dias

Atuando em Direito Tributário, Direito Imobiliário e Direito Civil

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos