Passei na OAB, e agora?

Leia nesta página:

Passo a Passo de como emitir a carteira

Assim que você passa no exame de ordem, é necessário solicitar o Certificado de Aprovação em Exame de Ordem que custou 80,00 (OAB DF 2019). O ideal é que você ligue na seccional a qual passou e confirme quais documentos necessários e se precisa fazer agendamento. Quando fiz, precisei levar CPF, identidade e diploma da graduação, original e xerox. E fiz o pagamento direto na seccional.

Após adquirir esse certificado, na página da OAB do seu estado haverá uma aba em que você poderá fazer o requerimento de inscrição que custa aproximadamente 270,00 (OAB PR – 2021). Antes de fazer a inscrição, verifique se você possui todos os documentos exigidos. No meu caso precisei dos seguintes documentos:

1 – Requerimento e Declaração – preenchimento pelo site da OAB/PR (pré-inscrição)

2 – 2 (duas) fotos 3×4 coloridas:

3 – Título de Eleitor acompanhado da Certidão de Regularidade Eleitoral

4 – Certificado de reservista ou documento equivalente (fotocópia)

5 – Cartão do CPF/MF (fotocópia)

6 – Cartão de identidade (R.G.) (fotocópia)

7 – Certidão de casamento (fotocópia)

8 – Diploma de Bacharel (fotocópia) ou Certidão de Colação de Grau em Direito expedida pela instituição de ensino acompanhada do histórico escolar. Obs.: O requerente deverá comprovar já ter efetivamente colado grau, conforme exige art. II, do EAOAB e art. 23 do RGEAOAB.

12 – Certificado de Aprovação em Exame de Ordem:

12.1.1 – Os aprovados no Exame de Ordem que já tenham retirado o Certificado de Aprovação, deverão apresentar (fotocópia) no momento em que requererem a inscrição.

13 – Comprovante original de pagamento da inscrição

Inscrição paga e documentos ok, é hora de ligar na sua seccional e saber se precisa agendar um horário. Depois é só ir na OAB entregar os documentos e esperar o processo de validação. No ato da inscrição eles cadastram seu email e enviam um link em que você pode acompanhar o andamento do processo. O meu durou uma semana, e logo após foi gerado um link onde eu pude marcar a solenidade de compromisso na OAB. É nessa solenidade que o seu número de inscrição é gerado e você se torna efetivamente um advogado.

Mas ainda não acabou! Como atualmente a solenidade está acontecendo de forma virtual você não recebe de imediato a carteira, mas isso não impede que você comece a providenciar os recursos necessários para começar a trabalhar. Nesse momento você já pode adquirir o token e o certificado digital, que são imprescindíveis para o exercício da advocacia. O token você consegue comprar na sede da OAB e custa 60,00 (OAB PR 2021) e o certificado digital pode ser adquirido pela internet por 130,00 (2 anos) https://www.acoab.com.br/. Após a compra do token e do certificado digital você precisa fazer a validação em um dos postos credenciados, no meu caso eu agendei na OAB. Detalhe: no ato de agendamento para validação do certificado digital eles solicitam o PIS/PASEP.

Token e certificados habilitados você precisa instalar no computador em que você irá trabalhar. No site onde você paga o certificado digital tem o passo a passo de como baixar conforme o seu sistema operacional e o tipo de token, e caso você tenha alguma dificuldade é só ligar na central de atendimento que eles te ajudam a resolver qualquer problema.

Agora que você realizou todas essa etapas é preciso se inscrever no site do TJ do seu estado e lá será a primeira vez que você utilizará seu certificado digital.

Token – é como se fosse um pendrive, capaz de gerar e armazenar com total segurança as chaves criptográficas que compõe os Certificados Digitais. Uma vez armazenadas no Token estão totalmente protegidas e não podem ser exportadas para uma outra mídia ou retiradas do hardware.

Certificado Digital – serve para assinatura e peticionamento eletrônico. O Certificado Digital OAB é o documento exclusivo para advogados inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil. Por meio do documento eletrônico, o profissional pode dar andamento a vários processos sem a necessidade de deslocamento, como visualizar o Peticionamento Eletrônico (PJ-e).

Sobre a autora
Mariana Cristina Silva de Alcantara

Pós graduanda em Direito Administrativo Pós graduanda em Direito Civil e Processo Civil

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

No meu processo de inscrição da OAB senti muita dificuldade em achar informações que pudessem ajudar, e com esse artigo acredito que ajudarei muitos bacharéis a terem noção de qual percurso seguir.

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos