Você NUNCA vai Patentear uma Marca, e eu te explico o porquê!

26/02/2021 às 15:13
Leia nesta página:

A diferença entre Marca e Patente é algo que gera muita confusão. Há quem acredite que se trata da mesma coisa. Mas depois deste texto, tenho certeza que você aprenderá a diferença!

Primeiramente gostaria que você lesse esta frase: PROTEJA a sua empresa registrando a Marca. E LUCRE com a sua invenção registrando a patente.

Dito isto, acredito já ter conseguido fazer você entender um pouquinho e percebido que marca e patente são coisas totalmente diferentes. Por este motivo, vou descrever abaixo de forma sucinta e clara o conceito de cada uma dessas figuras, a começar pela Marca.

Quando você cria, produz, desenvolve uma marca, certamente há muita história entranhada em cada detalhe pensado. A cor, a formatação, o desenho. Você sabe bem o trabalho que é desenvolvido para que ela seja o resultado dos seus ideais pessoais e profissionais. Já pensou se outro alguém resolve desenvolver uma marca igual ou muito parecida com a sua?

Pois é justamente aí que surge a necessidade de proteger e evitar que a sua marca encontre outros nomes ou logotipos iguais ou parecidos, e isso se dá por intermédio do registro da marca. Esse registro de marca é concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

O registro de marca é imprescindível para qualquer empresa, seja ela micro, pequena ou grande. Além de fortalecer o negócio e ser um dos seus maiores ativos, o registro da marca já no início de sua empreitada é, de longe, a maior sacada que você terá.

Dito isto, vamos falar sobre patente. Basicamente se você acabou de inventar algo inovador, vai precisar de um registro de patente para garantir o direito de lucro sobre essa invenção. E veja bem, deve ser este INOVADOR, é requisito para o registro.

Esse processo é fundamental pois protege não só uma ideia, mas também resguarda os resultados financeiros que poderão existir graças a ela. No entanto, esse registro é um pouco mais demorado que o da Marca, por esse motivo orienta-se o acompanhamento de um especialista na área.

É importante também salientar que a proteção da patente poderá oferecer lucros por até 20 anos, dependendo da modalidade. Após esse período a patente cairá em domínio público.

Então agora que você já sabe qual é a diferença entre Marca e Patente, nunca mais cairá no erro de querer “patentear uma marca”, certo?

É claro, mesmo que você saiba a diferença entre eles, e tenha um pouco de conhecimento sobre o processo de registro de ambos, a minha orientação é sempre de que você tenha o acompanhamento de um profissional qualificado. Isso, com certeza, tornará o seu processo mais “barato”.

Mas ok, isso é conversa para um próximo texto!

Sobre a autora
Jenifer Ponce Navarro

Advogada, determinada, comunicativa, resiliente, com experiência em outros Estados e fora do País.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos