O que é a conciliação de justiça?

Métodos alternativos de resolução de conflitos (MARC)

02/03/2021 às 18:03
Leia nesta página:

A conciliação de justiça é um método alternativo de resolução de conflitos (MARC) e abrange diversas áreas. Pode ser realizada de forma extrajudicial, em uma Câmara Privada, fora de um processo ou judicial, perante um juiz ou um conciliador judicial.

A conciliação de justiça é um método alternativo de resolução de conflitos (MARC) e refere-se a diversas modalidades de conflitos da vida diária. Pode intervir extrajudicialmente, fora de qualquer julgamento ou judicialmente, perante um juiz ou um conciliador de justiça.

Há tanto a audiência de conciliação pré-processual (antes mesmo da abertura de um processo), quanto a processual (quando o processo já está instaurado).

É um procedimento simples, rápido e totalmente gratuito.

Em caso de êxito, dá lugar à celebração de acordo total ou parcial entre as partes, anotado em ata pelo conciliador judicial. Este acordo pode ser aprovado pelo juiz a fim de lhe conferir força executória (título executivo).

Com exceção dos processos penais, os processos relativos a conflitos civis, empresariais ou do direito da família e dos litígios e conflitos entre os cidadãos e a administração, podem ser submetidos aos Cejuscs, em nível estadual ou aos Cecons, em nível federal.

A Conciliação e a Mediação são métodos alternativos de resolução de conflitos que trazem uma alternativa para a justiça, visam simplificar a justiça torná-la mais eficiente, moderna e próxima das pessoas e desenvolver métodos alternativos de resolução de conflitos. Proporcionar aos cidadãos meios para serem os seus próprios protagonistas na resolução dos seus litígios significa promover a sua resolução, com base no acordo de todos.

A Resolução 125/2010 do CNJ regulamenta o tema. O método de conciliação contém princípios a serem seguidos pelo conciliador na audiência, tais como o princípio da oralidade, da informalidade, do sigilo, da decisão informada, entre outros.

Em caso de falha no acordo da conciliação da justiça processual (audiência infrutífera), ocorre o reenvio do processo para o tribunal, tendo imediato prosseguimento e será julgado pelo juiz.

Se for encontrado um meio-termo, o conciliador de justiça elabora um termo de acordo (audiência frutífera), mesmo em caso de conciliação parcial, relacionando os compromissos precisos de cada uma das partes neste acordo. Cada uma das partes o assina com o conciliador de justiça e este o anexa ao processo.

Uma vez assinado o acordo, o respeito dos compromissos e a sua execução não são da competência do conciliador de justiça.Para o respeito do acordo anotado pelo conciliador, o autor como réu pode pedir ao juiz competente (tribunalcâmara ou fórum local ) que confira a este documento a força executória, que lhe dará força de título executivo judicial. A sua execução pode, assim, ser obtida com o auxílio de um oficial de justiça, se uma das partes não respeitar o seu compromisso.

Uma vez cumprido o acordo, o processo será extinto.

Sobre a autora
Tamiris Luz

Conciliadora e Mediadora conforme Resolução 125/2010 CNJ. Formada em Arbitragem. Pós-graduada em Direito Penal e Processo Penal e em Direito Público. Pesquisadora de pós-graduação. Membro de associações internacionais e nacionais de pesquisa. Membro do grupo de estudos em Formação Docente e Metodologia do Ensino do Direito da Usp.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Conciliadora e Mediadora conforme Resolução 125/2010 CNJ.

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos