Como avaliar a situação financeira de uma empresa?

11/03/2021 às 14:55
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Para que uma empresa tenha competitividade no mercado e consiga entregar bons trabalhos, ela precisa investir em análise de desempenho e monitorar o negócio sempre

Os indicadores são essenciais para qualquer negócio. Eles ajudam a avaliar a situação financeira de uma empresa e planejar os próximos passos, de forma prática, eficiente e transparente.

Um negócio que não tem um cuidado especial com esses indicadores pode ter sérios problemas, como a falência.

Neste artigo, vamos mostrar como um empreendedor pode avaliar valuation de empresas. Basta conhecer cada indicador e colocar o conhecimento em prática.

Então, continue com a leitura e tire todas as suas dúvidas.

Faturamento bruto e líquido

Grande parte das pessoas confundem o conceito de faturamento bruto e líquido. É fundamental saber a diferença, uma vez que ele é a base de todos os cálculos de situação financeira.

O faturamento bruto é a quantia de tudo que o seu negócio ganhou em um determinado período. Já o líquido se refere a quantia subtraída de todos os custos. Na prática, é calculado tanto os valores fixos como os variáveis, alcançando um número que mostra o valor que entrará no caixa da sua empresa e o que pode ser classificado como lucro.

Custo fixo e variável

Outro ponto importante é entender as diferenças entre custo fixo e variável. O primeiro se refere às despesas que precisam ser pagas independente de qualquer momento. Dentre os gastos mais comuns, encontram-se: água, luz, telefone, entre outros.

Já os custos variáveis representam o aumento que o seu negócio terá diante do desenvolvimento das vendas. Ele se refere aos valores proporcionais ao número de produtos e serviços que a empresa vendeu naquele determinado período.

Nível de endividamento

A regra é clara. O empreendedor que não conhece todos os detalhes sobre a saúde financeira da sua empresa corre grandes riscos de ir à falência. Para evitar esse problema, busque manter o nível de endividamento sempre equilibrado.

Você deve selecionar um período e dividir o seu total de passivos, que podem ser contas, dívidas, fornecedores, impostos, entre outros, pela quantidade de seus ativos. Para encontrar o seu valor percentual, o empreendedor deve multiplicar o resultado por 100. Assim, descobrirá qual é a porcentagem que tem naquele determinado período.

Ticket médio

Uma das métricas mais importantes de uma empresa é o ticket médio. Ele é a única forma de entender qual é o valor de cada cliente. A conta é simples: faturamento bruto dividido pelo número de consumidores que adquiriram seus produtos ou serviços.

Rentabilidade

A rentabilidade é uma métrica utilizada para verificar a situação financeira de um negócio e quais são as alternativas de investimento. Nesta situação, você deve descobrir quanto de dinheiro gera cada real investido.

Imagine que o João é dono de um grande negócio em Belo Horizonte. Ele investe R$100 mil em seu empreendimento e conseguiu um retorno líquido de R$ 25 mil naquele período. Dessa forma, João garantiu uma rentabilidade de 25%.

Ponto de equilíbrio

A melhor saída para entender quando começa o lucro de uma empresa é planejar um limite de ganhos que pague todos os seus custos (fixos e variáveis) em um determinado período. Depois dessa análise, você consegue planejar o seu lucro enquanto o dinheiro está entrando na empresa.

DRE

Nunca é demais lembrar o quanto a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é fundamental para qualquer negócio. Sabemos que uma empresa percorre por organização de receitas, lucros, custos e resultados. Ao colocar todos os dados em um único ambiente, é mais fácil tomar as decisões no dia a dia.

Os indicadores de sucesso que mencionamos acima ajudam a enxergar o cenário do seu negócio mais completo. Por isso, é importante entender o conceito de cada um e como aplicá-los em sua rotina. Outra dica interessante é utilizar esses números para fazer comparação de desempenho mês a mês. Por meio desses dados, você consegue entender quais são os pontos que precisam ser ajustados do seu negócio.

Sobre o autor
Mayk Souza

Colaborador e editor em seolovers.com.br , risw.com.br e oirio.com.br

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

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