Os indicadores são essenciais para qualquer negócio. Eles ajudam a avaliar a situação financeira de uma empresa e planejar os próximos passos, de forma prática, eficiente e transparente.
Um negócio que não tem um cuidado especial com esses indicadores pode ter sérios problemas, como a falência.
Neste artigo, vamos mostrar como um empreendedor pode avaliar valuation de empresas. Basta conhecer cada indicador e colocar o conhecimento em prática.
Então, continue com a leitura e tire todas as suas dúvidas.
Faturamento bruto e líquido
Grande parte das pessoas confundem o conceito de faturamento bruto e líquido. É fundamental saber a diferença, uma vez que ele é a base de todos os cálculos de situação financeira.
O faturamento bruto é a quantia de tudo que o seu negócio ganhou em um determinado período. Já o líquido se refere a quantia subtraída de todos os custos. Na prática, é calculado tanto os valores fixos como os variáveis, alcançando um número que mostra o valor que entrará no caixa da sua empresa e o que pode ser classificado como lucro.
Custo fixo e variável
Outro ponto importante é entender as diferenças entre custo fixo e variável. O primeiro se refere às despesas que precisam ser pagas independente de qualquer momento. Dentre os gastos mais comuns, encontram-se: água, luz, telefone, entre outros.
Já os custos variáveis representam o aumento que o seu negócio terá diante do desenvolvimento das vendas. Ele se refere aos valores proporcionais ao número de produtos e serviços que a empresa vendeu naquele determinado período.
Nível de endividamento
A regra é clara. O empreendedor que não conhece todos os detalhes sobre a saúde financeira da sua empresa corre grandes riscos de ir à falência. Para evitar esse problema, busque manter o nível de endividamento sempre equilibrado.
Você deve selecionar um período e dividir o seu total de passivos, que podem ser contas, dívidas, fornecedores, impostos, entre outros, pela quantidade de seus ativos. Para encontrar o seu valor percentual, o empreendedor deve multiplicar o resultado por 100. Assim, descobrirá qual é a porcentagem que tem naquele determinado período.
Ticket médio
Uma das métricas mais importantes de uma empresa é o ticket médio. Ele é a única forma de entender qual é o valor de cada cliente. A conta é simples: faturamento bruto dividido pelo número de consumidores que adquiriram seus produtos ou serviços.
Rentabilidade
A rentabilidade é uma métrica utilizada para verificar a situação financeira de um negócio e quais são as alternativas de investimento. Nesta situação, você deve descobrir quanto de dinheiro gera cada real investido.
Imagine que o João é dono de um grande negócio em Belo Horizonte. Ele investe R$100 mil em seu empreendimento e conseguiu um retorno líquido de R$ 25 mil naquele período. Dessa forma, João garantiu uma rentabilidade de 25%.
Ponto de equilíbrio
A melhor saída para entender quando começa o lucro de uma empresa é planejar um limite de ganhos que pague todos os seus custos (fixos e variáveis) em um determinado período. Depois dessa análise, você consegue planejar o seu lucro enquanto o dinheiro está entrando na empresa.
DRE
Nunca é demais lembrar o quanto a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é fundamental para qualquer negócio. Sabemos que uma empresa percorre por organização de receitas, lucros, custos e resultados. Ao colocar todos os dados em um único ambiente, é mais fácil tomar as decisões no dia a dia.
Os indicadores de sucesso que mencionamos acima ajudam a enxergar o cenário do seu negócio mais completo. Por isso, é importante entender o conceito de cada um e como aplicá-los em sua rotina. Outra dica interessante é utilizar esses números para fazer comparação de desempenho mês a mês. Por meio desses dados, você consegue entender quais são os pontos que precisam ser ajustados do seu negócio.