Ação indenizatória e Súmula 642 STJ: breves considerações jurídicas

Indenização

16/03/2021 às 07:44
Leia nesta página:

Trata-se de artigo que versa sobre a Ação Indenizatória e a Súmula 642 do STJ.

              Ação indenizatória e Súmula 642 STJ: breves considerações jurídicas

Em consonância com o Código Civil em seu artigo 186, toda pessoa que ocasionar ato ilícito e violar direito de outrem, seja por imprudência ou negligência, fica obrigada a reparar o dano.

Imprudência é a falta de cuidados, é atuar sem preocupar-se com o possível resultado a ser alcançado mediante certa conduta como por exemplo dirigir em alta velocidade; já a negligência é uma conduta abstensiva como por exemplo: abandonar pessoa doente, esquecer corpo estranho em cirurgia.

Tanto a imprudência como a negligência estão inseridas na culpa, que por sua vez é a descrição da conduta criminosa, sendo comum as pessoas confundirem os conceitos de culpa e culpabilidade.

Pois bem, culpabilidade é conduta reprovável e culpa é a inobservância das regras de boa conduta e sempre quando algúem comete um ato ilícito, nasce a obrigação de reparar o dano.

À luz do Código Civil artigo 188, em seus incisos I e II algumas situações não são consideradas atos ilícitos como os atos praticados em legítima defesa ou exercício regular de um direito reconhecido e a deterioração ou destruição da coisa alheia ou lesão a pessoa a fim de remover perigo iminente, logo, não havendo a prática do ato ilícito, não há que se falar em ação indenizatória.

O valor da indenização deve levar em conta o dano e a extensão do mesmo sofrido pela vítima, podendo abranger questões de ordem moral, financeira ou ainda estética.

Por dano moral compreende-se o prejuízo ocasionado a honra,seja objetiva ou subjetiva,como ocorre nos crimes contra a honra:calúnia.difamação e injúria.Já o dano material  recai sobre prejuízo financeiro,como por exemplo comprar uma casa de alguém que é estelionatário,haja vista essa mesma casa ter sido vendida para três pessoas e o dano estético recai sobre a questão física,a imagem,como por exemplo:em decorrência de lesão corporal grave a vítima perdeu todos os dentes e  também ficou com o rosto desfigurado.

Seja em quaisquer dessas situações é inegável o fato de que a vítima desenvolve sequelas de natureza psíquico-emocional, desenvolvendo traumas e muitas vezes síndrome do pânico, depressão, dentre outro problema de natureza emocional e que afetam consideravelmente sua vida pessoal e profissional.

Segundo o Superior Tribunal de Justiça é possível acumular ação indenizatória por dano moral, material e estético, segundo a Súmula 387, haja vista o agente ou sujeito ativo poder praticar prejuízos diversos através de apenas uma conduta.

Outro ponto que merece destaque é a Súmula 642 também do STJ, aprovada dia 02/12/2020, do projeto 1237, que trata da ação indenizatória e possui a seguinte redação:

  “O direito à indenização por danos morais transmite com o falecimento do titular, possuindo os herdeiros da vítima legitimidade ativa para ajuizar ou prosseguir na ação indenizatória. ”

Em singelas palavras pode-se compreender que os herdeiros, que são os filhos, o cônjuge se observado o regime de casamento e na ausência deles, os ascendentes (Ordem de Vocação hereditária pelo Código Civil), passam a ter legitimidade para ingressar com ação indenizatória ou ainda prosseguir na referida ação.

Pois bem, o crime de calúnia é punível contra os mortos, logo, o filho do de cujus tem legitimidade para pleitear indenização para fins de ressarcimento da mácula que foi praticada à memória de seu pai.Nessa situação o filho do de cujus será o autor da ação, figurando no polo ativo.

A calúnia pode recair sobre a autoria ou ainda sobre o fato é configurado quando há a falsa imputação de um crime a outrem.

O mesmo pode-se dizer se alguém ingressa com indenização e no curso do processo vem a óbito. Seu filho poderá prosseguir na ação indenizatória.

A Súmula 642 deve também ser observada diante o artigo 943 do Código Civil, que dispõe:

 “O direito de exigir reparação e a obrigação de prestá-la transmitem-se com a herança”.

É importante mencionar que os credores, são parte legítima para ingressar no processo de inventário e que o espólio responde pelas dívidas da herança, desde que o valor não ultrapasse as forças da herança.

Se o de cujus tinha dívidas, o espólio, que é a massa patrimonial deixada por ele responde, no entanto desde haja tal possibilidade.

Sobre a autora
Kelly Moura Oliveira Lisita

Advogada.Membro da Comissão de Direito das Famílias da OAB GO.Docente Universitára nas áreas de Direito Penal e Direito Civil.Tutora em EAD.Articulista.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos