Entenda o que é um trabalho científico acadêmico

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16/03/2021 às 23:46

Resumo:


  • Um trabalho científico acadêmico é uma publicação com autoria declarada que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados em diversas áreas do conhecimento.

  • Exemplos de trabalhos científicos incluem artigo científico, dissertação de mestrado, tese de doutorado, fichamento, memorial acadêmico, projeto de pesquisa, relatório, resenha, trabalho de conclusão de curso e pôster.

  • Os trabalhos acadêmicos possuem estruturas específicas, como elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, com normas da ABNT para formatação e referências bibliográficas.

Resumo criado por JUSTICIA, o assistente de inteligência artificial do Jus.

4. Fichamento

É um registro feito em fichas, onde se pode simplesmente reunir citações ou incluir tópicos e expor uma análise crítica de determinado texto. No fichamento se resume as ideias principais de um conteúdo - que pode ser um livro, ou parte dele, um artigo de revista e uma reportagem jornalística, por exemplo.

Estrutura de um fichamento

Cabeçalho indicando o assunto e a referência da obra, isto é, a autoria, o título, o local de publicação, a editora e o ano da publicação.


5. Memorial acadêmico

É um texto narrativo-descritivo em que o professor analisa e reflete sobre acontecimentos de sua trajetória acadêmico-profissional e intelectual, avaliando cada etapa de sua experiência.

Estrutura de um memorial acadêmico

Uma folha, no estilo de uma capa, com o nome da instituição, o seu nome e o número do edital é importante para situar a banca. Organize também um sumário dos tópicos. Comece com a sua autobiografia. O objetivo é apresentar, por meio de um relato histórico e reflexivo, sua trajetória de vida até o ingresso da graduação.


6. Projeto de pesquisa

É um documento de fins acadêmicos e científicos que descreve o que alguém investigará, porque isto é importante e como a pesquisa será conduzida.

Estrutura de um projeto de pesquisa

Elementos textuais, tema, Tema/problema, Hipóteses de pesquisa, Justificativa, Objetivos, Exemplos de Verbos para objetivos, Referencial teórico, Metodologia, Cronograma, recursos. Assunto abordado pela pesquisa.


7. Relatório

Trata-se de uma redação técnica com linguagem formal, que esteja de acordo com as normas gramaticais da língua. Esse texto deve ser claro, objetivo, ser coeso e coerente. O relatório reúne de forma organizada e detalhada o desenvolvimento de um trabalho em determinado período.

Estrutura de um relatório

O relatório deve conter: Capa, Sumário, Introdução, Desenvolvimento (Descrição das Atividades) e Considerações Finais.


8. Resenha

É um gênero textual que consiste na descrição de um texto ou de um filme, no qual quem escreve pode expressar a sua opinião. As resenhas são lidas pelas pessoas que pretendem saber algo acerca de um conteúdo (do que se trata ou se é bem avaliado pela crítica, por exemplo).

Estrutura de uma resenha

O parágrafo de introdução deve ser breve e contextualizar o autor, o assunto da obra lida, seus objetivos e relevância para um leitor que manifeste interesse pelo assunto. A resenha de uma obra pode manifestar crítica ou não.


9. Trabalho de Conclusão de Curso 

É a avaliação final necessária para obter o diploma universitário. Normalmente é elaborado no último ano de graduação e deve passar por uma banca examinadora para obter aprovação. O formato deste trabalho varia de acordo com a instituição de ensino.

Estrutura de um trabalho de conclusão de curso

CAPA

A Capa deve conter o nome da instituição, curso, autor, título do trabalho, cidade e ano.

FOLHA DE ROSTO

A Folha de rosto apresenta nome do autor, título, cidade e ano e uma breve nota descritiva, que deve conter o objetivo do trabalho e o nome do orientador. Assim como a capa, também é considerado um elemento pré-textual obrigatório, ou seja, não pode faltar no TCC.

FOLHA DE APROVAÇÃO

A folha de aprovação deve ser inserida logo após a folha de rosto. Ela não deve conter indicativo numérico, pois se trata de um elemento pré-textual. As informações importantes são: nome do autor da pesquisa, título e subtítulo, tipo de trabalho, nome da instituição e data de aprovação. Também é fundamental incluir nome, titulação e espaço para assinatura de cada membro da banca.

DEDICATÓRIA/AGRADECIMENTOS

Você quer homenagear alguém ou agradecer às pessoas que ajudaram na elaboração do trabalho? Então use o espaço de Dedicatória/Agradecimentos. Essa parte do trabalho não é obrigatória, portanto, é recomendado ser bem simples e breve na elaboração do texto.

RESUMO

O Resumo é um texto que deve ter, preferencialmente, entre 150 e 500 palavras. No TCC, ele sintetiza em um único parágrafo as ideias do trabalho.

Para escrever um resumo perfeito, é necessário finalizar a pesquisa, iniciar o texto falando sobre o tema principal e abordar os principais tópicos trabalhados ao longo do TCC. Não se esqueça de usar sempre frases objetivas, curtas e escritas em voz ativa. Abaixo do texto do resumo, adicione uma sequência de palavras-chave, ou seja, termos que caracterizam a pesquisa.

Depois de fazer o resumo na língua vernácula, você terá que traduzir o mesmo conteúdo para língua estrangeira. O Abstract tem a mesma formatação do Resumo, só que tudo deve ser escrito em inglês.

LISTAS

As listas são usadas para organizar figuras, tabelas, símbolos, abreviaturas e siglas. A identificação de cada elemento deve ser apresentada da seguinte forma: nome específico, travessão, título e número da página onde se encontra.

SUMÁRIO

O Sumário é um item obrigatório no trabalho de conclusão de curso. Ele serve para apresentar as enumerações das páginas e as respectivas seções do trabalho. O alinhamento é à esquerda, sem recuo. O espaço das entrelinhas deve ser de 1,5. O tamanho da fonte é 12. Definindo as marcações corretamente, você pode gerar o sumário de forma automática através do editor de texto Word.

ELEMENTOS TEXTUAIS

Os elementos textuais compõem a pesquisa científica. São eles: introdução (parte inicial), desenvolvimento (parte principal) e conclusão (parte final).

ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS

O estudante não pode se esquecer de que também existem os elementos pós-textuais, ou seja, aqueles que são colocados após a conclusão. As referências bibliográficas correspondem ao único elemento obrigatório dessa parte do trabalho. No entanto, também é possível inserir apêndice, anexo, glossário e índice (tudo para deixar o trabalho mais completo e a banca mais satisfeita).

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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LIVRO

O que deve conter na referência: sobrenome do autor em caixa alta, nome do autor, título em negrito, edição, cidade, editora e ano de publicação.

Exemplo:

PELCZAR JUNIOR, J. M. Microbiologia: conceitos e aplicações. 2. ed. São Paulo: Makron Books,. 1996.

SITE

O que deve conter na referência: sobrenome do autor, nome do autor, título do texto, ano, link e data de acesso.

Exemplo:

MORETTI, Isabella. "Regras da ABNT para TCC: conheça as principais normas". 2019. Disponível em: . Acesso em: 15/01/2019.

CAPÍTULO DE LIVRO

O que deve conter na referência: sobrenome do autor em caixa alta, nome do autor do capítulo. Título do capítulo. In: sobrenome do organizador do livro em caixa alta, nome do organizador do livro. Título da obra em negrito. Local: Editora, ano, página inicial – página final.

Exemplo:

RECUERO, Raquel. Atos de ameaça à face e à Conversação em Redes Sociais na Internet. In: PRIMO, Alex (Org.). Interações em Rede. Porto Alegre: Editora Sulina, 2016. p. 51-69.

ARTIGO CIENTÍFICO

O que deve conter na referência: sobrenome do autor do artigo em caixa alta, nome do autor. Título do artigo. Nome da revista em negrito, volume, número, página inicial-final, mês abreviado, ano.

Exemplo:

NEVES, Sandra Helena. Sustentabilidade no campo: técnicas para colocar esse conceito em prática. Revista Brasileira de Engenharia, v. 6, n. 2, p. 27-39, jun, 2010.

ANAIS ELETRÔNICOS DE EVENTOS

O que deve conter na referência: sobrenome do autor em caixa alta, nome do autor. Título. In: nome do evento em caixa alta e sem negrito, mês, ano, local de realização. Escreva Anais em negrito. Local, ano. Escreva Disponível em: endereço eletrônico Acesso: mês abreviado e ano.

Exemplo:

FERREIRA, Leandro. Uso das redes sociais nas escolas públicas de São Paulo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MÍDIAS DIGITAIS, 02, 2016, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: Faculdades Integradas de BH, 2016. Disponível em: . Acesso em 12 de fev. 2017.

REPORTAGEM DE JORNAL

O que deve conter na referência: sobrenome do autor em caixa alta. Título da reportagem. Nome do jornal em negrito, local, ano, número da publicação, página, dia, mês, ano.

Exemplo:

DONATO, José. Impressora 3D transforma o mundo. Correio do Amanhã. Rio de Janeiro, ano 90, n. 230, p. 45, 3 mar. 2015.


10. Pôster

Exposição sintética de um trabalho acadêmico impresso em cartaz, acompanhada de uma apresentação feita pelos autores ao público que dele se aproxima .

Estrutura de um pôster

Costuma apresentar seções fixas, como introdução, resumo, métodos utilizados durante a pesquisa, gráficos, tabelas e discussões acerca dos resultados obtidos. Além disso, a apresentação de um pôster costuma ser menos formal que uma palestra, por exemplo.

O que é a estrutura de um trabalho científico?

 Todo texto acadêmico tem uma introdução, desenvolvimento e conclusão. A introdução, apresenta o tema, apresenta o problema que está sendo discutido o desenvolvimento, é o local onde você apresenta os dados e argumenta em favor de alguma ideia; na conclusão, é onde se apresenta a tese que estamos defendendo.

Um bom trabalho escolar/acadêmico deve conter os seguintes elementos:

1) capa;

2) sumário;

3) introdução;

4) desenvolvimento do assunto;

5) conclusão;

6) bibliografia consultada.


Referências bibliográficas

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002.

COLLADO, Carlos Fernandez; LUCIO, Maria Del Pilar Baptista; SAMPIERI, Roberto Hernandez. Metodologia de pesquisa. Porto Alegre: Penso - Artmed, 2013.

RODRIGUES, André Figueiredo. Como elaborar referência bibliográfica. 7. ed. São Paulo: Humanitas, 2008.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22ª ed. São Paulo: Cortez, 2001. 

Sobre o autor
Benigno Núñez Novo

Pós-doutor em direitos humanos, sociais e difusos pela Universidad de Salamanca, Espanha, doutor em direito internacional pela Universidad Autónoma de Asunción, com o título de doutorado reconhecido pela Universidade de Marília (SP), mestre em ciências da educação pela Universidad Autónoma de Asunción, especialista em educação: área de concentração: ensino pela Faculdade Piauiense, especialista em direitos humanos pelo EDUCAMUNDO, especialista em tutoria em educação à distância pelo EDUCAMUNDO, especialista em auditoria governamental pelo EDUCAMUNDO, especialista em controle da administração pública pelo EDUCAMUNDO, especialista em gestão e auditoria em saúde pelo Instituto de Pesquisa e Determinação Social da Saúde e bacharel em direito pela Universidade Estadual da Paraíba. Assessor de gabinete de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado do Piauí.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

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