A lei mosaica como fundamento sistêmico

30/03/2021 às 09:42
Leia nesta página:

A lei de Moisés é o primeiro esboço de constituição positiva da história, e é fundamento sistêmico do direito ocidental.

 A lei de Moisés, ou lei mosaica, que teria sido dada por Deus ao Monte Sinai por intermédio de Moisés, é uma das maiores fontes do Direito que existem. Infelizmente, muito pouco estudada ainda.

 O povo de Israel havia saído do Egito onde fora cativo por mais de 400 anos. Na teologia judaíca e bíblica, Deus fez o mar se fender para deixar seu povo passar livre.

 Após a libertação, o povo escolhido fica no deserto até chegar a Canaã. Moisés e seu irmão Arão são os líderes do povo.

 O povo que vivia sob jugo do Faraó do Egito, vivia escravizado e não tinha as suas próprias leis.

 Somente com a libertação do povo, este passa a ter as suas próprias leis.

 Ainda de acordo com a história judaico-cristã, Deus convoca Moisés e, com o seu próprio dedo, escreve a lei em pedra, Os 10 Mandamentos.

 A lei fundamental do povo hebreu, e que inaugura o direito constitucional, portanto, tem origem divina. 

 Não só estabelece fundamentos de um sistema constitucional prorpiamente dito. Os preceitos contidos nos 10 Mandamentos também constituem a base de todos os sistemas jurídicos atuais. Trata-se da mais antiga constituição já conhecida. Positivada. 

 Ainda nesse sentido, a lei mosaica cria o direito penal. Por exemplo, o direito penal é, fundamentalmente a proteção à vida, bem jurídico fundamental, e, o mais importante. Corresponde ao 5º mandamento: "não matarás". Com essa fórmula, subsistem os códigos penais até hoje.

 A juridicidade da lei de Moisés, hoje, reside apenas na sua função de fonte meramente esquecida do direito atual. Somente os religiosos a consultam. É mesmo uma forma de desprezo de uma fonte do direito tão rica e intrigante.

 Devemos fazer uma digressão moral no sentido de captar as moralidades antigas. Revisitá-las. Não apenas diante apenas de uma possibilidade filosófica a mais, mas um verdadeiro mergulho valorativo e independente. 

 Trata-se de uma constituição muito simples, mas de enorme importância. É uma unidade constituinte básica da tradição judaico-cristã e mesmo abraâmica.

 A crise moral que açambarcou toda a ocidentalidade, deve-se, em parte, a um desfazimento do vínculo cultural com a ancestralidade. Em perspectiva, a modernidade apenas existe no agora. O que ficou no passado que fique-no-passado. Queremos ter futuro sem nos apercebermos das grandes obras e acertos do passado.

 A lei mosaica é quem estabelece o direito civil, como em Êxodo (22), as leis acerca da propriedade, do casamento e do divórcio, como em Deuteronômio (24).

 Também é com a lei mosaica que a humanidade passa a ter contato com os direitos humanos. Apesar da severidade que a lei tratava as transgressões, esta garantia direitos, como em Êxodo (21), as leis acerca da violência.

 É também na lei mosaica que nós temos o primeiro esboço de justiça institucionalizada. Israel constituiu juízes, e a lei mosaica conferiu deveres aos juízes.

 Dentro de toda a sistemática trazida por Moisés e sua lei divina, é possível extrair a essência do direito. Um elemento fundante de um povo que serviu de modelo para todo o mundo atual, e é tão pouco estudado na ciência jurídica.

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos