Conhecendo a Colômbia

Colômbia

30/03/2021 às 23:40
Leia nesta página:

A Colômbia é o único país que deve seu nome a Cristóvão Colombo, que navegou perto de sua costa caribenha no fim do século XV. Está localizada no noroeste da América do Sul. Sua capital e maior cidade é Bogotá.

A Colômbia é o único país que deve seu nome a Cristóvão Colombo, que navegou perto de sua costa caribenha no fim do século XV. Está localizada no noroeste da América do Sul. Sua capital e maior cidade é Bogotá. A Colômbia tem 50.372.424 habitantes (estimativa de 2020), e sua área é de 1.141.748 km². Sua paisagem é marcada por florestas tropicais, pela Cordilheira dos Andes e por várias plantações de café. Na capital Bogotá, que se encontra a uma grande altitude, a Zona Rosa é conhecida por seus restaurantes e lojas. Cartagena, na costa caribenha, conta com uma Cidade Antiga colonial murada, um castelo do século XVI e recifes de corais.

Foto Batalha de Boyacá

História

A História da Colômbia remete a antes da chegada dos espanhóis às Américas, quando a região onde hoje está a Colômbia era habitada por diferentes tribos indígenas. Os primeiros espanhóis a pisarem em terras colombianas foram Alonso de Ojeda e João da Cosa em 1499. Posteriormente, várias expedições passaram pela região litorânea, até que, em 1525, foi fundada a primeira cidade da Colômbia: Santa Maria. Cartagena foi fundada oito anos depois, em 1533. Em 1810, as jurisdições de Nova Granada expulsaram as autoridades espanholas, exceto em Santa Marta, Riohacha e os atuais Panamá e Equador.

O processo de independência começa com diversas organizações e feitos, inicialmente liderados por Antonio Nariño e Camilo Torres Tenorio. Adiante, a independência é liderada por Simón Bolívar e Francisco de Paula Santander, na longa Batalha de Boyacá, que tem início em 1810 e termina finalmente com êxito em 1819.

Economia

Foto peso colombiano

A economia colombiana é baseada principalmente na agricultura e na pecuária. O país é considerado o terceiro mais rico da América do Sul, perdendo apenas para o Brasil e para a Argentina. Seus recursos naturais são abundantes. O café é principal produto agrícola produzido na Colômbia. A economia colombiana sofre abalos quando a cotação internacional do café cai, devido à importância que a exportação desse produto tem. Os principais destinos do café colombiano são a Europa e os Estados Unidos.

As principais atividades econômicas da Colômbia são agricultura, e indústria. Seus principais produtos agrícolas são: o café, cacau, cana-de-açúcar, tabaco, banana, arroz, mandioca; na pecuária: equinos, bovinos suínos e aves.

A indústria colombiana produz alimentos, bebidas, roupas, couro, máquinas e transportes. Em relação à mineração, a Colômbia é o maior produtor mundial de esmeraldas. As maiores reservas de carvão da América Latina estão em solo colombiano. Outros produtos de exportação são o petróleo e o ouro.

O peso é a denominação da moeda corrente oficial da Colômbia desde 1994, quando a mesma perdeu a denominação "oro" presente em suas cédulas.

Turismo

Museo del Oro

O Museu de Ouro da capital Bogotá fica na parte sul da cidade, o museu guarda a maior coleção do mundo de relíquias pré-colombianas. São mais de 34 mil artefatos, todos de ouro que contam a história das civilizações que ocupavam aquelas terras da Colômbia antes de serem colonizadas pelos europeus.

Foto Museo del Oro, Bogotá, Colômbia

Catedral Primatial de Bogotá

A , uma linda construção fica na Praça Bolívar e já foi reconstruída 4 vezes no mesmo local devido à má construção, terremotos, etc. O resultado é um prédio secular que ocupa 5,3 mil metros quadrados bem na capital da Colômbia.

Foto Catedral Primatial de Bogotá

Casa Museo Salto de Tequendama Biodiversidad y Cultura

A casa foi construída nos anos 20, e nos anos 50 foi transformada em um hotel. Depois de anos abandonada, a casa se transformou no museu com a arquitetura. Nessa casa, além de conhecer o museu e a paisagem do seu interior também poderá apreciar uma linda vista da cachoeira.

Foto Casa Museo Salto de Tequendama Biodiversidad y Cultura

Arquipélago Rosário

A costa colombiana é conhecida pela Playa Branca, que sempre está cheia de turistas. Uma alternativa mais calma e igualmente deslumbrante é o Arquipélago Rosário. As Islas del Rosario, também conhecido como Corales Islas del Rosario, é um arquipélago localizado próximo a costa da Colômbia, aproximadamente 100 km de Cartagena. É um dos 46 Parques Nacionais naturais da Colômbia.

Foto Arquipélago Rosário

Cartagena

Cartagena das Índias ou Cartagena é a capital do departamento de Bolívar, na Colômbia. É a quinta maior cidade do país, e a segunda maior da região, depois de Barranquilha; e sua região metropolitana é a quinta maior concentração urbana da Colômbia. Suas mais significantes atividades econômicas são os complexos marítimos, pesqueiros, petroquímicos e o turístico.

A primeira colônia espanhola nas Américas (por 275 anos) e sua localização no Mar do Caribe tornou-a uma cidade portuária de importância vital. A partir daqui os conquistadores enviaram os tesouros que tinham saqueado de culturas nativas de volta para a , enquanto ao mesmo tempo importavam escravos da África. A fim de defender a cidade e sua riqueza de bens roubados de piratas, eles construíram uma enorme fortaleza de pedra.

Cartagena liderou o movimento de emancipação da Espanha, declarando sua independência diante do resto do país em 11 de novembro de 1811 com a ajuda do grande libertador Simón Bolívar. Se você se encontrar na cidade por volta dessa época, você pode esperar uma festa enorme cheia de desfiles e festas de rua.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Em 1984, a cidade murada de Cartagena foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO como um exemplo eminente de arquitetura militar. Mas nem todas as pessoas vêm aqui para ver. Cartagena é a cidade mais popular da para os turistas, graças não apenas aos edifícios coloniais, mas também às praias arenosas, à deliciosa culinária e à agitada vida noturna.

Foto da cidade de Cartagena, Colômbia

Foto da cidade de Cartagena, Colômbia

Dados gerais

Mapa da Colômbia por departamentos

Área: 1.141.748 km²

Capital: Bogotá

População: 50.372.424 de habitantes (estimativa 2020)

Moeda: Peso colombiano

Nome Oficial: República da Colômbia

Nacionalidade: colombiana

Data Nacional: 20 de julho - Dia da Independência

Governo: República Presidencialista Unitária

Presidente da República: Iván Duque (desde 7 de agosto de 2018).

Divisão administrativa: 32 departamentos e o distrito da capital.

DADOS GEOGRÁFICOS:

Localização: noroeste da América do Sul

Cidade Principais: Bogotá, Cali, Medellín, Barranquilla e Cartagena.

Densidade Demográfica: 43,9 habitantes por km² (estimativa 2020).

Fuso Horário: - 2h (em relação à Brasília) e UTC-5

Clima: De montanha (região central) e equatorial (leste e região litorânea).

Limites geográficos: Oceano Atlântico (norte), Brasil e Venezuela (leste), Equador e Peru (sul) e Oceano Pacífico (oeste).

PRINCIPAIS DADOS CULTURAIS E SOCIAIS:

Composição da População: eurameríndios 58%, europeus ibéricos 20%, eurafricanos 14%, afro-americanos 4%, ameríndios 1%, outros 3%

Idioma: Espanhol (oficial)

Religião: cristianismo 95,2% (católicos) e outras religiões 4,8%

IDH: 0,761 (Pnud 2018) - índice de desenvolvimento humano alto.

Índice de Gini (ano 2017) - 0,497

Expectativa de vida ao nascer: 74,8 anos (estimativa 2018)

Taxa de alfabetização: 93,9% da população (ano de 2018)

PRINCIPAIS DADOS ECONÔMICOS:

Principais setores econômicos: mineração, serviços e agricultura.

Renda per capita (nominal): US$ 6.800,00 (ano de 2020).

PIB (nominal): US$ 332,5 bilhões (ano de 2020)

Principais produtos agropecuários produzidos: café, flores, arroz, banana, milho, tabaco e feijão.

Principais produtos industrializados produzidos: tecidos, alimentos processados, calçados e bebidas.

Principais produtos exportados: petróleo, café, carvão e níquel.

Principais produtos importados: máquinas, bens de consumo duráveis, derivados e petróleo e produtos químicos.

Principais parceiros econômicos (exportação): Estados Unidos, União Europeia, China e Equador.

Principais parceiros econômicos (importação): Estados Unidos, México, China e Brasil.

RELAÇÕES INTERNACIONAIS:

Aliança do Pacífico, Banco Mundial, Comunidade Andina, FMI, Grupo do Rio, Mercosul (membro associado), OEA, OMC e ONU.

Fonte: https://www.suapesquisa.com/paises/colombia/

 

Referências bibliográficas

KALMANOVITZ, Salomón. Economía y Nación: una breve historia de Colombia. Bogotá: Tercer Mundo, 1997.

URIBE, Jaime Jaramillo. Etapas y Sentido de la Historia de Colombia. Disponível: http://www.geocities.ws/gersonledezma/TextosAmericaLatina/EtapasySentidodelaHistoria.pdf Acesso: 30/03/2021.

https://www.suapesquisa.com/paises/colombia/

Sobre o autor
Benigno Núñez Novo

Pós-doutor em direitos humanos, sociais e difusos pela Universidad de Salamanca, Espanha, doutor em direito internacional pela Universidad Autónoma de Asunción, com o título de doutorado reconhecido pela Universidade de Marília (SP), mestre em ciências da educação pela Universidad Autónoma de Asunción, especialista em educação: área de concentração: ensino pela Faculdade Piauiense, especialista em direitos humanos pelo EDUCAMUNDO, especialista em tutoria em educação a distância pelo EDUCAMUNDO, especialista em auditoria governamental pelo EDUCAMUNDO e bacharel em direito pela Universidade Estadual da Paraíba. Assessor de gabinete de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado do Piauí.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos