Inconstitucionalidade da pena de 10 a 15 anos para importação de remédio sem registro na Anvisa

31/03/2021 às 08:32
Leia nesta página:

STF declarou a inconstitucionalidade do preceito secundário do art. 273 do Código Penal para os casos de importação de remédio sem registro na Anvisa.

Em 24/03/2021, no julgamento do Recurso Extraordinário 979962, o STF declarou por maioria a inconstitucionalidade do preceito secundário do art. 273 do Código Penal que prevê a pena de reclusão de 10 a 15 anos quando aplicável à hipótese do parágrafo 1°B, inc. I, determinado a repristinação da redação anterior que prevê pena de reclusão de 1 a 3 anos.

Para entender a questão envolvendo o preceito secundário do art. 273 do Código Penal é preciso inicialmente analisar o fato histórico que gerou uma pena tão elevada (e desproporcional). Em 1998 a fabricante de remédios Schering do Brasil encaminhou ao mercado, após falhas em seus controles, lotes do anticoncepcional Microvlar sem o princípio ativo. Como houve um lapso temporal elevado entre a chegada destas pílulas sem eficácia ao mercado e a sua retirada, muitas mulheres acabaram engravidando sem desejar. Isto gerou uma grande repercussão na mídia na época, tendo ficado conhecido como o caso das “pílulas de farinha”. O Congresso então, sentindo a pressão da mídia e da população, resolveu “endurecer” as penas do artigo 273 do Código Penal através da Lei n° 9.677/1998. A pena que antes era de 1 a 3 anos passou para incríveis 10 a 15 anos. A título de comparação, crimes notoriamente mais graves como o estupro de vulneráveis (pena de 8 a 15 anos) possuem pena mínima menor que o crime de importar remédio sem registro na Anvisa. Tendo em vista o evidente desrespeito ao princípio da proporcionalidade pelo Parlamento ao modificar as penas relativas ao art. 273 do CP, a comunidade jurídica começou a questionar a aplicação de tal preceito, principalmente quando pequenas importações de remédios sem registro na Anvisa começaram a receber penas superiores a 10 anos.

Durante muitos anos a jurisprudência dos tribunais entendeu que o Judiciário não poderia aplicar uma norma penal, por semelhança, em substituição à outra já existente pois estar-se-ia ferindo o princípio da reserva legal. Nos últimos anos o entendimento começou a mudar e teve como importante marco a análise pelo STJ da ARGUIÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE NO HABEAS CORPUS 239363 / PR. Neste julgamento, o STJ entendeu que “Em atenção ao princípio constitucional da proporcionalidade e razoabilidade das leis restritivas de direitos (CF, art. 5°, LIV), é imprescindível a atuação do Judiciário para corrigir o exagero e ajustar a pena cominada à conduta inscrita no art. 273, § 1º-B, do Código Pena”. Em que pese o caso analisado pelo STJ ter sido relativo ao crime de ter em depósito, para venda, produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais de procedência ignorada, o raciocínio relativo à desproporcionalidade foi o mesmo do STF. Entretanto, com relação à pena a ser aplicada em substituição à pena desproporcional, o STJ, diferentemente do STF, entendeu que deveria ser utilizada a analogia in bonam partem, aplicando a pena da Lei de Drogas (Lei 11.343/2006).

O STF, como dito acima, também entendeu que o preceito secundário era desproporcional. A análise do STF foi, entretanto, relativa ao inciso I do parágrafo § 1º-B, do art. 273 do CP (I - sem registro, quando exigível, no órgão de vigilância sanitária competente ). Porém, diferente do entendimento do STJ, o STF entendeu que deveria ser declarada a inconstitucionalidade do preceito secundário atual e a pena anterior deveria ser repristinada. O relator, Ministro Luís Roberto Barroso, havia proposto a tese de utilizar a pena referente ao contrabando (art. 334ª do CP) com pena prevista de 2 a 5 anos. A tese que prevaleceu, entretanto, foi a tese da repristinação da redação anterior proposta pelo Ministro Alexandre de Morais.  A tese firmada foi "É inconstitucional a aplicação do preceito secundário do artigo 273 do Código Penal, com a redação dada pela Lei 9.677/1998 - reclusão de 10 a 15 anos - à hipótese prevista no seu parágrafo 1º-B, inciso I, que versa sobre a importação de medicamento sem registro no órgão de vigilância sanitária. Para esta situação específica, fica repristinado o preceito secundário do artigo 273, na redação originária - reclusão de um a três anos e multa".

Em que pese o acerto do STF em declarar a inconstitucionalidade do preceito secundário devido à sua notória desproporcionalidade, cabe aqui fazer algumas ponderações. O princípio da proporcionalidade tem uma dupla face. De um lado proíbe o excesso como no caso em exame. De outro, proíbe a proteção insuficiente dos bens jurídicos. No caso analisado não temos dúvida de que a pena de 10 a 15 anos era muito exagerada. Mas o que dizer da solução do STF, será que a pena de 1 a 3 anos para a importação de remédio sem registro na Anvisa não é muito baixa? É difícil avaliar se uma pena é baixa ou alta quando analisamos ela de modo isolado devido ao caráter subjetivo da análise. Mas a comparação com outros preceitos secundários do mesmo ordenamento jurídico pode nos trazer algum parâmetro. O crime de contrabando previsto no art. 334ª do CP possui pena de 2 a 5 anos e incorre na mesma pena, segundo o inciso II, do § 1o , quem “II - importa ou exporta clandestinamente mercadoria que dependa de registro, análise ou autorização de órgão público competente;” . 

REFERÊNCIAS

MASSON, Cleber. Direito Penal: parte geral. 11 ed. Rio de Janeiro: Método, 2017.

https://portal.stf.jus.br

https://www.stj.jus.br

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos