Diferença entre Calúnia, Injúria e Difamação

09/04/2021 às 11:37

Resumo:


  • A calúnia consiste em acusar alguém publicamente de um crime sem provas, com pena de detenção de 6 meses a 1 ano, conforme o Artigo 138 do Código Penal Brasileiro.

  • A difamação envolve atribuir a alguém um ato desonroso publicamente, prevista no Artigo 139 do Código Penal Brasileiro, com pena de detenção de 3 meses a 1 ano.

  • A injúria é o ato de ofender a dignidade ou o decoro de alguém, com pena de detenção de 1 a 6 meses, de acordo com o Artigo 140 do Código Penal Brasileiro; é possível cometer calúnia, difamação e injúria simultaneamente.

Resumo criado por JUSTICIA, o assistente de inteligência artificial do Jus.

Qual a diferença entre calúnia, difamação e injúria? Entenda a diferença entre os crimes contra a honra.


1. O que é Calúnia

Calúnia: acusar alguém publicamente de um crime sem provas. Artigo 138 do Código Penal Brasileiro. Pena: detenção de 6 meses a 1 ano. Por exemplo, praticará o crime de calúnia se A dizer que B furtou a bicicleta de C, sendo que este fato não é verdadeiro.

2. O que é Difamação

Difamação: acusar alguém publicamente de um ato desonroso. Artigo 139 do Código Penal Brasileiro. Pena: detenção de 3 meses a 1 ano. É o caso, por exemplo, do dono de uma determinada loja dizer à todos que seu funcionário foi trabalhar embriagado

3. O que é Injúria

Injúria: chamar alguém de algo que considere desonroso. Artigo 140 do Código Penal Brasileiro. Pena: detenção de 1 a 6 meses. É o caso de, por exemplo, A dizer para B que ele é um charlatão.

4. É possível cometer os 3 delitos de uma vez só?

Sim, é possível cometer calúnia, injúria e difamação em uma única vez.

Por exemplo, imaginemos um apresentador de TV, que chama seu entrevistado de cafetão, assim, estará o acusando em público de um crime (calúnia) desonroso (difamação), pessoalmente (injúria).

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos