Exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins

09/04/2021 às 12:22
Leia nesta página:

Tese aprovada pelo STF sobre a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS.


O STF decidiu que o ICMS não integra a base de Cálculo do PIS e COFINS

A contribuição para o PIS/PASEP e a COFINS estão previstas na Constituição Federal nos Artigos 195, I e 239, sendo os contribuintes pessoas jurídicas de direito privado em geral.

A regulamentação ocorreu com a instituição das Leis Complementares LC 70/1991 (COFINS), LC 07/1970 (PIS) e LC 08/1970 (PASEP) cuja base de cálculo das contribuições é a totalidade das receitas (faturamento) auferidas pela pessoa jurídica, dessa forma essa contribuição tem muito peso dentre os tributos cobrados no país.

Ocorre que a falta de conhecimento a respeito do sistema tributário brasileiro diante da sua complexidade, faz com que milhares de empresários acabem pagando tributos a mais.

Diante disso, é possível a recuperação de créditos tributários, principalmente, porque várias matérias já estão pacificadas no Superior Tribunal de Justiça, como pode ser observado abaixo.

1. ICMS e base de cálculo do PIS e da COFINS

O crédito presumido referente ao ICMS não tem natureza de receita ou faturamento, razão pela qual não pode ser incluído na base de cálculo do PIS e da COFINS.

2. Geração de crédito no pagamento do PIS/COFINS

As despesas de frete somente geram crédito no pagamento do PIS/COFINS quando suportadas pelo vendedor nas hipóteses de venda ou revenda, fato que não ocorre no transporte interno de mercadorias entre estabelecimentos de uma mesma empresa.

3. Incidência do PIS e da COFINS em moeda estrangeira

Os resultados das variações monetárias oriundos de empréstimos em moeda estrangeira deverão ser considerados, para fins de incidência do PIS e da COFINS, quando da efetiva liquidação das operações.

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos