Desde o primeiro caso do novo coronavírus (COVID 19) registrado na cidade de Wuhan na China, no dia 31 de dezembro de 2019 o mundo inteiro se depara com uma contaminação acelerada e desenfreada que é reconhecida como pandemia no dia 11 de março de 2020 pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O Brasil registra seu primeiro caso em 26 de fevereiro de 2020 na cidade de São Paulo. Após essa data é adotada medidas de isolamento e é criado algumas normas e regras em prol o enfretamento da pandemia do COVID 19. No intuito de frear a proliferação do vírus uma das medidas foi a suspensão das aulas presenciais de escolas públicas e privadas.
Desde a suspensão das aulas presenciais no dia 18 de março de 2020 o Brasil adota o método de aulas remotas ou educação a distância(EAD).
No art. 26 da declaração dos direitos humanos diz "Todos os seres humanos tem direto a educação. A educação será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A educação será orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais" que foi reconhecido e adotado pela nossa Constituição Federal de 1988 que diz em seu art. 205 que "A educação, direito de todos e dever do estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento de pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Diante nossa Carta Constitucional usamos a metodologia EAD para assegurar a escolarização de nossos estudantes (crianças, jovens e adultos) . Estima-se que quase 56 milhões de alunos matriculados na educação básica e superior no Brasil tiveram suas aulas presenciais suspensas, mas temos um asbimo social que limita boa parte desses alunos que não tem acesso a tecnologia como computadores, celulares, tablets ou até mesmo uma internet de qualidade.
Na rede publica 26% dos alunos que estão tendo aulas online não possuem acesso a Internet.
A pandemia está mostrando o tamanho da desigualdade social no Brasil e se tratando de educação podemos fazer a mesma afirmação, nas aulas EAD sem o apoio pedagógico presencial dos mestres e professores e com o difícil acesso as tecnologias milhões de estudantes estão privados ou em dificuldades de acompanhar o aprendizado.
Considerando que a educação é a base da sociedade e que a cultura colabora com uma nação próspera e que gera riquezas socais e financeiras ao estado podemos afirmar que nossa educação continua arcaica e que ainda há muito a ser feito por nossos gestores e legisladores, e que estamos em estima espera de dias e de uma educação cada vez melhor em nosso país!