Nenhum valor pode ser penhorado da minha poupança?

22/04/2021 às 09:29
Leia nesta página:

Entenda sobre isso.

Muitos profissionais recomendam que seus clientes devedores coloquem todas suas economias em poupança porque, em tese, seriam valores impenhoráveis até o limite de 40 salários mínimos e, assim, seus credores não poderiam atingir suas economias. Mas não é bem assim.

Ainda que a legislação proteja esse valor na poupança, não necessariamente será impenhorável. Primeiramente é preciso observar se a conta realmente é utilizada como poupança. Se tiver grande movimentação e for utilizada como conta corrente, por exemplo, essa proteção não se aplica.

Um outro fator que deve ser observado é a natureza da dívida cobrada pelo credor. Se for uma dívida alimentar (decorrente de trabalho, prestação de serviços ou pensão alimentícia, por exemplo), essa proteção pode ser afastada e os valores depositados na poupança, ainda que menores que o limite de 40 salários mínimos, podem ser usados para pagar a dívida.

Sobre a autora
Clarissa Fernanda Rodrigues

Advogada sócia em PRX Advogados. https://www.prxadvogados.com.br/ Pós graduanda em Direito Tributário. Pós-graduação em Direito Público. Membro das Comissões de Assuntos Tributários e de Contratos e Responsabilidade Civil da OAB/DF.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos